Integração de Alarme actual com Home Assistant

Olá a todos,

Tenho estado a analisar uma solução que me permita manter o meu alarme doméstico, mas integrado com o HA.

Alguem tem esta solução?
Conhecem alternativas?

O custo parece-me um pouco elevado (acima de 6 zonas) e acrescem ainda os custos de desalfandegamento.

Isto é open source, se preferires podes fazer tu próprio que deve ficar mais barato.

Nõo esquecer que isso não contempla, por exemplo, tamper…

1 Curtiu

Mais barato de certeza. Não encontrei foi nada até ao momento.

não será isto?

1 Curtiu

Entretanto os links do material já não funcionam.

Aquilo que pretendo é um pouco ambicioso, uma vez que era uma integração. Essencialmente continuar a usar o painel/teclado, que é bastante prático.
Caso fosse ligar os sensores ao HA, há vários projectos com NodeMCU. Inclusive tambem para a Sirene.

Não é assim tão complicado… Tenho o meu alarme integrado no HA e ele continua a funcionar normalmente…
Uso um wemos alimentado por um step-down a partir do alarme, flashado com tasmota, com um mcp23017 ligado aos headers dos pir para detecção de movimento. Com esse wemos consigo ainda saber o estado armado/armado parcial/desarmado/alarme e activar o total/parcial… Não desactiva, por opção minha… Tudo diy e sem konected nenhum! :wink:

3 Curtiram

@Maddoctor essa solução já é muito boa :+1:, é uma boa ajuda. Consegue dar mais algum detalhe? Eventualmente um pequeno tutorial, poderá haver mais potenciais interessados.
A parte dos PIR’s há já varias receitas de como fazer, agora essa parte de saber “estado armado/armado parcial/desarmado/alarme e activar o total/parcial” é que não estou a ver como, já vi inclusivamente no esquema da placa todos os terminais quais as possibilidades de interacção.

é necessário programar o alarme. Quase todos têm relés configuráveis. Depois é só ver o estado dos relés…
Além disso, a maioria tem a possibilidade de ligar key_switches e é aí que ligas um relé para simular isso e activar o alarme…
Depois explico melhor, mas é uma questão de ler o manual de instalador do teu alarme…

Pelo que já tinha visto, é muito limitado nas possibilidades de integração. Tem uns Outputs mas não chega.

tens 5 outputs programáveis… Logo aí deve dar para saber se está armado total ou parcial e se houve um alarme. Podes é não conseguir armar pelo HA…
Pelo manual do instalador também podes programar armar com um “key-switch” que substituis por um relé…

1 Curtiu

Boa Tarde.

Eu tenho um alarme antigo que neste momento esta desativado, mas queria reaproveitar os sensores e sirene existentes mas ainda não consegui encontrar nada de jeito para resolver a situação.
E queria com integração com o Home assistant. Já procurei em muitos topicos e muitos deles é com soluções de marcas outras não tem grande informação de esquemáticos, softwere\firmware, etc.

Alguém me poderá ajudar nesta situação?

Obrigado

Tudo depende de até que ponto queres fazer DIY. o Konected é uma boa opção…

A solução konnected é uma solução cara a meu ver. E se posse essa a opção teria que ter dois módulos de 6 canais

Não considero o konnected ser uma boa opção pela sua limitação de só usar wifi. Como é baseado num esp8266 não há volta a dar, mas uma solução para alarme devia ser cablado, por razões de segurança

É baseado em WiFi apenas para comunicar com o HA ou “teclados”. Se desactivares o WiFi, deixa de comunicar com o HA mas a sirene continua a tocar e, para o desactivar é preciso acesso a ele protegido com password…

Desconhecia essa função de comunicar com teclados, tanto quanto sei o konnected é apenas uma bridge para o HA por exemplo, passando os valores dos sensores como binary_sensor e a sirene como switch. Mas a central passa a ser o HA e não o konnected.
Corrige-me se estiver enganado

Estás certo! Eu é que percebi mal o funcionamento daquilo…

Nesse caso toda a comunicação para o HA passa a ser por Wi-Fi que a meu ver é muito mau para um sistema de alarme. Mas fui ver ao site e pelos vistos têm uma nova versão ainda em pre-order para cabo de rede e suporta PoE, o preço é que não é nada porreiro

Na verdade mais vale usar um esp32 com esphome, placas de relés e placa de rede… :sweat_smile:
Um bocadinho mais complicado, mas possível! Hehe

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade