Boas Malta,
Ando aqui com a necessidade de monitorizar o consumo eléctrico, andei a ver o contributo do @j_assuncao utilizando o MAID mas tenho um pequeno grande problema.
Electricidade não é bem o meu forte, a modos que faço uma ou duas rezas sempre que tenho que instalar uma tomada ou algo do género…
Da minha leitura do projecto do @j_assuncao necessário colocar um leitor no quadro, em que tenho que desligar o que lá esta e passar pelo contador (Orno OR-WE-501, XTM18S, SDM120 ou ABB B21)
Epah o conceito é tranquilo, mas na prática passar os cabos é algo que não estou muito confortável.
Vi também o inicio do projecto do @brunohorta, em que o conceito é menos intrusivo e usa o PZEM para verificar os consumos.
Mas perdi-me um pouco porque, nao percebi se apenas faz de medidor de consumo de um equipamento ou dá para o propósito que quero.
Digam lá de vossa sentença, e sim estou preparado para ouvir "Faz-te um homem e mexe no quadro, aquilo é só electricidade…"
Epah, isto já sou eu a atirar-me aos lobos…
Se alguém quiser vir dar-me uns carolos, mostrar-me por A+B como se faz, eu agradeço e fico com o ónus filmar e editar um videozito para por como tutorial.
É mandarem me a lista de compras, dizerem que querem para o almoço.
Sim já dei uma vista de olhos noutras páginas/posts aqui por exempo este, mas falta sempre a parte que mais me mete respeito… a electricidade…
Obrigado desde já!