Medidor de Consumo Eléctrico

Boas Malta,

Ando aqui com a necessidade de monitorizar o consumo eléctrico, andei a ver o contributo do @j_assuncao utilizando o MAID mas tenho um pequeno grande problema.

Electricidade não é bem o meu forte, a modos que faço uma ou duas rezas sempre que tenho que instalar uma tomada ou algo do género…

Da minha leitura do projecto do @j_assuncao necessário colocar um leitor no quadro, em que tenho que desligar o que lá esta e passar pelo contador (Orno OR-WE-501, XTM18S, SDM120 ou ABB B21)
Epah o conceito é tranquilo, mas na prática passar os cabos é algo que não estou muito confortável.

Vi também o inicio do projecto do @brunohorta, em que o conceito é menos intrusivo e usa o PZEM para verificar os consumos.
Mas perdi-me um pouco porque, nao percebi se apenas faz de medidor de consumo de um equipamento ou dá para o propósito que quero.

Digam lá de vossa sentença, e sim estou preparado para ouvir "Faz-te um homem e mexe no quadro, aquilo é só electricidade…"

Epah, isto já sou eu a atirar-me aos lobos…
Se alguém quiser vir dar-me uns carolos, mostrar-me por A+B como se faz, eu agradeço e fico com o ónus filmar e editar um videozito para por como tutorial.
É mandarem me a lista de compras, dizerem que querem para o almoço. :smiley:

Sim já dei uma vista de olhos noutras páginas/posts aqui por exempo este, mas falta sempre a parte que mais me mete respeito… a electricidade…

Obrigado desde já!

madei vir um SDM120 mas ainda nao chegou para poder testar no entanto segundo o esquema de ligaçao da parte eletrica é bastante simples


L=Fase
N=Neutro

as ligaçoes A e B vao ao RS485 TTL ADAPTER segundo o link ke mandas-te

dentro dos sistemas referidos Orno OR-WE-501, XTM18S, SDM120 ou ABB B21 nao sei qual é o melhor

so poderei dar algum feedback quando chegar o equipamento e testar, no entanto gostaria tambem ouvir algum feedback do pessoal que já tenha estes sistemas a bombar

em relaçao a mexer no quadro eletrico até é bastante facil, mas claro todo o cuidado é pouco pois estamos a mexer em 230V, por isso convem fazer com cabeça e com calma, tudo se resolve

Grato, @Encarnacao
Fico à espera desse feedback, quando conseguires dar :slight_smile:

Vou então aguardar, pode ser que a malta partilhe as experiências e de alguma orientação.

Atenção!! É preciso ter muita atenção ao equipamento de medição a instalar!

Alguns equipamentos têm entrada e saída da fase num topo e entrada e saída do neutro no outro topo. Mas outros tem entrada da fase e neutro num topo e saída da fase e neutro no outro topo. Ou seja, se te enganares… Pufff…

Se precisares de alguma coisa é só dizer.

1 Curtiu

@ptorrezao Há coisas piores que a electricidade, mas fazes bem em ter-lhe respeito. :slight_smile:

Eu ando com o mesmo problema em decidir o que vou colocar para substituir o emontx.

Em princípio vou optar por um com CT, como tenho agora. Não é tão preciso mas também não é invasivo. Tenho sempre receio de o sdm queimar e ficar sem luz.

Fiquei onhold à espera do bhpzem.

Thanks @tmarquespt,
Eu por agora continuo em “on hold” mas bhpzem vem cumprir este propósito de forma menos introsiva?
E aguenta se à amperagem da casa toda?

@ptorrezao sim, aquilo funciona com uma pinça que colocas à volta da fase. A que tenho agora é assim e é de 100A. https://bit.ly/2K4MNSN
A do horta é fechada mas o funcionamento é semelhante

2 Curtiram

@tmarquespt eu por acaso estava a pensar em um sct013 e meter depois da cada disjunctor para medir as varias zonas da casa. Esse CT que falas é o sct013?

sim é esse mesmo. Dá uma olhadela no pzem do Bruno Horta.

Dá uma olhadela no pzem do Bruno Horta

Desculpa a minha ignorância, mas no pzem?

2 Curtiram

Eu ando nessas coisas a muito pouco tempo mas já andei a pesquisa e o que vejo e que estou a ponderar é Wemos D1 mini + Adafruit ADS 1115 (https://www.hackster.io/remnis/extend-your-analog-inputs-a5fefa) + sct013-000 (100A) ou sct013-030 (30A) (conforme o que pretendo medir não vou medir só 1A com um sct013 que mede até 100A :wink: )

A ideia disso seria para pôr nos 2 quadros que tenho cá em casa.
Mas pronto, por enquanto é só ideias.

2 Curtiram

Teem espaço no quadro ?

Melhor coisinha que por ai anda: https://shop.openenergymonitor.com/iotawatt-wifi-connected-14-channel-electricity-monitor/

Sim tenho Diogo.

Não conhecia o link que mandaste, parece top qualidade.

Pessoalmente tenho:

O meu comunica por RS232, mas podem ligar directo a um servidor MQTT (ou outro) usando um esp8266 (ver a secção de acessórios)

2 Curtiram

Boas Diogo.
eu estava a pensar numa solução mais barata e que não fosse intrusiva, mas que pudesse colocar no quadro da entrada da casa.
Neste momento até já tenho um sistema assim, mas o display é local.
https://pt.aliexpress.com/item/1PC-New-Useful-1pc-AC-80-260V-LCD-Digital-20A-Volt-Watt-Power-Meter-Ammeter-Voltmeter/32820980143.html?spm=a2g03.10010108.1000014.5.4b59603eVEEPyp&scm=1007.13338.98644.000000000000000&scm_id=1007.13338.98644.000000000000000&scm-url=1007.13338.98644.000000000000000&pvid=7342f323-2adf-4f41-aca3-0d5c5bf006a6&_t=pvid%3A7342f323-2adf-4f41-aca3-0d5c5bf006a6%2Cscm-url%3A1007.13338.98644.000000000000000
Encontrei esta solução que me parece viável e possivelmente poderá ser aplicável adaptando um script desses equipamentos que apresentam aqui no forum. (comunicação pelo porto TTL adaptando para porto USB do Raspberry (será?)
https://pt.aliexpress.com/item/AC-80-260V-100A-Electric-Monitoring-And-Communication-Module-TTL-Port-Power-Energy-Meter-Monitor-Voltmeter/32773990885.html?spm=a2g03.10010108.1000013.1.53fd4c4ezi1gKd&scm=1007.13339.99734.0&scm_id=1007.13339.99734.0&scm-url=1007.13339.99734.0&pvid=59c6c59f-5876-4c93-8697-d18ed33e28a8&_t=pvid%3A59c6c59f-5876-4c93-8697-d18ed33e28a8%2Cscm-url%3A1007.13339.99734.0

Há melhor? Poderá funcionar? Ainda não vi nada no forum sobre este equipamento.

EDIT: link do medidor errado. Coloquei em post abaixo de resposta.

Menos intrusivo não são. O primeiro link que colocas tens o equipamento de medição em serie, a solução que te proponho usa pinças (não tens q mexer nenhum cabo).

A segundo solução é o que ja viste em cima, chamado popularmente de PZEM (nome do componente usado)

Já agora, se tens montado o 1º link, podes pensar numa solução mais limpa como o descrito em Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120

@paulo106
Olá Paulo,

eu tenho um emontx v2 da openenergymonitor (versão bem mais antiga que a do Diogo) com um destes. Nos dias de hoje já é arcaico. Vou trocar por um pzem com o shield do Bruno Horta apenas por uma questão de espaço no quadro porque o emontxv2 + transformador AC/AC estão lá muito apertadinhos. A Solução da openenergymonitor é excelente (especialmente para quem tem solar), mas é substancialmente mais cara que um pzem+shield que (também) não é intrusivo e ficas logo com os dados no mqtt (se o wifi chegar lá dentro).

1 Curtiu

Não percebi o teu conceito de não intrusivo. Para mim, é o facto de ter uma bobine a volta do fio da fase que queremos medir sem ter que mudar nada no quadro. Só na instalação do aparelho, é que temos que desligar momentaneamente o fio para colocar a bobine a volta do mesmo e depois volta-se a colocar tudo como estava. Depois é só ligar o aparelho aos 230V para alimentar a bobine que faz a medição. (o link que coloquei está errado. O meu aparelho tem uma bobine de medição)

Nos outros modelos que vejo aqui testados, toda a energia do circuito testado tem que passar pelo aparelho de medida, por exemplo se quiser toda a instalação de casa poderá ir até aos 30A, ou talvez um pouco mais, o que pode ser perigoso (ao meu ver) se o equipamento não estiver em condições ou se ultrapassar o nível máximo do mesmo.
Já vi fios de tomadas a queimarem por não serem os adequados a potencia máxima atingível. O forno para mim é o que mais me assusta ter que passar por um destes aparelhos.
E tem que se modificar o quadro eléctrico para fazer passar a fase testada pelo aparelho.
Daí, eu querer colocar uma solução que não seja intrusiva como aquela que tenho com display no quadro. :wink:

Tenho que pesquisar melhor esta solução. Parece ser o que procuro. Peço desculpa se estou a dizer alguma informação errada.
As minhas perguntas são para aprender e agradeço imenso a ajuda que já recebi aqui no forum.
Claro que quando souber, poderei ajudar nalguma área.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade