Medidor de Consumo Eléctrico

Peço desculpa pelo lapso Diogo. O link que coloquei não é o correcto.
O meu aparelho é este:
https://pt.aliexpress.com/item/2015-Brand-New-1PC-AC-100A-Power-Meters-Monitor-Voltage-current-kWh-Watt-Digital-LED-Tester/32572414215.html?spm=a2g03.search0104.3.44.4a871636NaZWLX&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_4_10152_10151_10065_10344_10068_5722815_10342_10343_10340_5722915_10341_5722615_10696_10084_10083_10618_10304_10307_10820_10301_10821_5722715_10059_100031_10103_10624_10623_10622_5722515_10621_10620,searchweb201603_36,ppcSwitch_4&algo_expid=368bb0e6-d939-4de5-ac34-9647695925d8-6&algo_pvid=368bb0e6-d939-4de5-ac34-9647695925d8&transAbTest=ae803_2&priceBeautifyAB=0

@paulo106

Só te posso aconselhar naquilo que conheço e do que conheço o emontx é muito bom.
No entanto como expliquei vou trocar por um pzem-004T+BHPZEMShield (que faz a comunicação com mqtt)
Se fores ao site do bhonofre podes encomendar os 2 e por 20€ fazes a festa. Se não quiseres soldar pedes para vir já montado. https://bhonofre.pt/public/buy-onofre.xhtml

1 Curtiu

O emontx q te aconselho usa precisamente pinças, q são como as bobines mas nao tens que desligar o cabo para fazer passar pela bobine. Ou seja, menos intrusivo do que aquilo que propões.

1 Curtiu

Ninguém tem o OWL Intuition? Acabei por mandar vir um do OLX e vou instalar na minha casa nova.

Obrigado pelas respostas. Vou pesquisar o que me aconselharam. pzem-004T+BHPZEMShield é aquilo que estava já a ver. :blush:

Eu pessoalmente tenho um owl intuition tri fasico para já a medir uma fase e está a trabalhar quase bem no home Assistant. Falta só passar de synchronous para asynchronous.

1 Curtiu

Muito bom!!

Também quero o meu assim… O código é publico para HA?

Boas sim o código é público mas não final, mas funciona apesar e dar uns avisos nos logs do home Assistant. O autor do script é o glopresti apenas troquei umas impressões com ele e ajudou me bastante

Pode seguir por aqui

E o git do autor glopresti
https://github.com/glpatcern/domotica/blob/master/homeass/code/owlintuition.py

Se necessitar ajuda diga, ajudo naquilo que conseguir. Se for nessario também lhe arranjo os meu .yaml

Cump
Rafael

1 Curtiu

Boa Noite @australian

Também eu tenho um Owl Intuition versão monofásica (já há uns anitos, com MAC address a começar por 443719 e versão de firmware 2.7:1077), cuja informação gostaria de ter disponível no HA.

Sendo noobie no HA, seria possível dar-me algumas dicas mais detalhadas para conseguir colocar o dito a funcionar ?

Peço desculpa se estou a ser muito básico, mas parece-me essencial enquadrar a dificuldade de modo a facilitar o apoio possível :slight_smile:

O HA está a funcionar num RPI3, sobre uma instalação raspbian stretch lite. Acedo por ssh (via putty - windows) e para aceder aos ficheiros uso o Filezilla.

Li este tópico e segui os links aqui colocados, sendo que as dúvidas que tenho (antes de fazer asneira) são:

1- O ficheiro owlintuition.py é para colocar em que pasta (a criar)? pi/.config/customer_components/sensor ou homeassistant/.homeassistant/customer_components/sensor ?

2- No configuration.yaml do HA, o IP a colocar no host é o do IP do HA, certo?

3- Na interface WEB do OWL Intuition, em System/advanced settings/Setup Data Push, o IP Address a colocar é o do HA ou outro? e a porta, mantém-se a que se encontra por defeito (21000) ou outra?

Obrigado por qualquer ajuda que me possam dar, a ver se é desta que consigo unificar a informação num só local…

Atualização: Acabei por obter respostas às minhas próprias dúvidas colocadas atrás, e deixo aqui os resultados, para o caso de mais alguém com este equipamento (Owl Intuition) querer integrar no HA.

1- Na implementação que consegui seguir, já não é preciso um ficheiro de nome “owlintuition.py”, mas é necessário descarregar este ficheiro e decomprimir para a pasta config/custom_components do HomeAssistant (se não existir essa pasta é criar.). No meu caso, acedendo ao RPI via partilha SMB, do windows, vejo o seguinte


A pasta descomprimida fica com os ficheiros que se podem ver seguidamente (e não são pecisos outros)

2- Sim, no configuration.yaml do HA, o IP a colocar no host é o do IP do HA
O código que coloquei no configuration.yaml foi o seguinte:

sensor:
  - platform: owlintuition
    port: 22600 # my selected port (must match Owl Intuition Web configuration) 
    mode: monophase
    host: 192.168.1.86 # my HA Ip adress
    monitored_conditions:
      - electricity

3- Na interface WEB do OWL Intuition, em System/advanced settings/Setup Data Push, o IP Address a colocar é o do HA, e apesar de provavelmente poder-se manter a porta por defeito, no meu caso optei por mudar para a 22600

Depois disto, já consegui encontrar as entidades criadas relativas ao Owl Intuition no HA, optando por visualizar/gerir apenas as seguintes:

Conforme referido em outros locais, esta implementação não é suportada a 100% no HA, mas na prática funciona (ainda que apresente alguns erros nos Logs).

Espero que possa ajudar alguém que se tenha deparado com as mesmas dificuldades que eu.

Sinceramente, em termos de relação qualidade/função/preço, o pzem-004T ligado a um wemos ou um sonoff basic, com tasmota, parecem-me imbatíveis…

Será que pode enviar algum tutorial de como devo fazer a integração? -> já consegui!!

Agora não sei como faço o tile como que tem? Só me aparecem os dados no histórico e nada na vista geral.

Boas
Chegaste a implementar este projeto?

Ola Jgracio,

Não implementei e usei um pzem.

OBrigado
Pena porque me parecia ser uma boa solução.
Com um pzem apenas se consegue monitorizar a chegada ao quadro, certo?

@jgracio podes usar directamente no quadro ou não, depende do que realmente queres medir.

Obrigado pela disponibilidade

Tenho espaço limitado no quadro mas poderei ocupar algum para instalação de pinças (toróides terei que desligar o que está a funcionar bem) para controlar alguns consumidores. Todas as soluções me parecem desenhadas para controlo de apenas uma saída o que poderá não ser a melhor forma de optimizar o espaço que tenho.

Mas queres medir exactamente o que? Uma divisão? Duas? Se mais detalhado no que pretendes sff

Ok. No meu quadro de ligação à EDP Distribuição pretendo monitorizar a entrada, a alimentação a outros 3 quadros parciais e o consumo de alguns eletrodomésticos que ali estão ligados: MLL e forno … se conseguir optimizar o espaço seria interessante perceber o meu consumo num AC que lá tenho ligado. Depois iria também monitorizar um dos quadros parciais …

Ok entendi. Bom eu não sei de facto o espaço que tens disponível. Mas um pzem não é muito grande, não sei se já viste algum. São relativamente baratos e fiáveis. É uma questão de leres o tópico do mesmo que lá até fala como ligar vários a um wemos/nodemcu rentabilizando o espaço

Não estive com nenhum mas pelas fotos parecem de tamanho idêntico a um nodemcu.
Vou comprar 2 a testar.

Obrigado pela reflexão e pela ajuda.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade