Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120

eu sei, estava a dar troco :slight_smile: e sim o teu interface esta muito bom, merece bem ser copiado xD

Já tive vontade de colocar também gráficos na página mas é muita areia para a minha camioneta…

1 Curtiu

Como estamos novidades algum crash ou esta tudo a trabalhar como suposto?

aqui está tudo ok, não perdi ligação nos ultimos testes.

Bom dia pessoal!

Estou a ver a possibilidade de fazer obras de remodelação na casa e consequentemente, substituir a cablagem eléctrica e quadro eléctrico. Actualmente tenho um POW para medir isoladamente alguns aparelhos e gostaria de complementar a solução com a medição no quadro eléctrico. Neste sentido, gostaria de colocar as seguintes questões:

O sdm120 substitui o disjuntor normal ou é montando a seguir ao disjuntor?
Recomendam um sdm120 a medir todo o consumo da casa ou um por cada zona? (isto depende do objectivo e do orçamento de cada um mas podem já ter passado por isto, daí fazer a pergunta)
Tendo em conta o desenvolvimento tecnológico, esta continua a ser a melhor opção ou para o caso de um quadro novo, já existem outras tão ou mais eficazes?

Abraço e obrigado a todos!

A seguir ao disjuntor

Recomendam um sdm120 a medir todo o consumo da casa ou um por cada zona?

A não ser que tenhas mesmo muito interesse em saber, podes por um por zona mas normalmente tens um WC ligado com um quarto no mesmo circuito ou dois quartos e nunca sabes exactamente de onde vem o consumo

Tendo em conta o desenvolvimento tecnológico, esta continua a ser a melhor opção ou para o caso de um quadro novo, já existem outras tão ou mais eficazes?

Vou-te dar a resposta que ninguém gosta de ouvir… Depende. Quem se ajeita a mexer no quadro esta é uma boa solução, para quem não sabe/quer a melhor solução é usar um equipamento de medição com pinça clip-on…

Tecnologias há muitas, a melhor não existe. Tudo depende da finalidade, de quem vai implementar, quais são as necessidades, qual o objectivo, qual o orçamento…

Jorge, muito obrigado pelas tuas respostas.

Quanto à questão da tecnologia, vou mesmo optar por um sdm120 e colocá-lo a seguir ao disjuntor principal e daí fazer a distribuição para os restantes disjuntores.

Boa escolha, se precisares de ajuda é so dizer!

Viva Jorge,

Relativamente à alimentação do NodeMCU e do conversor, como é que implementaram? Colocaste uma tomada no quadro principal ou arranjaste algo tipo isto:
https://pt.aliexpress.com/item/MEAN-WELL-Switch-Power-Supply-MDR-20-5-Switching-Power-Supply-5V-Switch-Power-power-supply/32663081616.html?spm=a2g03.search0104.3.1.56a115b7XBqonY&ws_ab_test=searchweb0_0,searchweb201602_2_10152_10151_10065_10068_10344_10342_10343_10340_10341_10696_10084_10083_10618_10304_10307_10820_10821_10301_10059_100031_10103_10624_10623_10622_10621_10620,searchweb201603_2,ppcSwitch_5&algo_expid=5eee9e63-3e79-49a0-b031-9939bbcc181f-0&algo_pvid=5eee9e63-3e79-49a0-b031-9939bbcc181f&priceBeautifyAB=0

isso de facto é interessente para ficar tudo clean, mas o tempo de espera da aliexpress, nunca mandei vir nada de la, no meu caso é memso um transformador normal usb a alimentar o nodemcu, fiz uma tomada e siga :smiley:

1 Curtiu

2 semanas sem queda. 9600baudrate com o wemos e max485. Taxa de actualização 5s

3 Curtiram

Podem usar o que quiserem para fazer a alimentação da board. O transformador para calha DIN é o mais apropriado mas podem usar uma tomada no quadro, embora me tenham dito que a EDP costuma embirrar com a tomada no quadro…

alem da aliexpress onde da para comprar isso? e já agora, quanto tempo custama demorar a vir da aliexpress para tugalandia?

@Nuno_Figueiredo bangood, dealextreme.etc…qualquer um… Pode demorar de 15 dias a um mês. Pelo método China air mail

mas a aliexpress nao tem na do genero do priority line certo?

não. Não tem nada parecido.

voces estao a conseguir aceder via browser? algo se esta a passar e nem sei se é do pc ou do codigo, deixei de ter acesso via browser

Referes-te a aceder à interface web do ESP? Continuas a ter leituras no HA?

funciona tudo bem, as leituras continuam a semanas e semanas, e o ping responde, acesso via web e ota para flashar e que nao

Experimenta desligar e tornar a ligar o ESP.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade