Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

Obrigado, mas era essa passagem pelo broker mqtt local que estava a tentar evitar.
Mas está visto que não há forma de transferir dados directamente do NR para um sensor no HA

Para fazer a bridge no node red é muito simples. Apenas tem de colocar um mqtt input (datawatt) a alimentar um mqtt output (mqtt local)
Deve ser criado um para cada tópico a alimentar os repsectivo mqtt output para um topico á nossa escolha, por exemplo homeassistant/datawatt/power.

@jgracio diz lá exactamente o que querias fazer.

Obrigado @j_assuncao pela paciência.

A solução que tens considerado e que já tenho a funcionar é com o seguinte fluxo de dados: broker datawatt -> NR -> broker local -> HA.

O que pretendia perceber como implementer é broker datawatt -> NR -> HA . Mas não consigo descobrir a forma de implementar o segundo passo deste último fluxo.

Como te digo, é preciso um exemplo prático para perceber o objectivo final. O facto de teres valores a chegar por MQTT não implica que tenham de seguir para o HA pela mesma via, ou sequer entrar no HA.

Imagina que tens uma tomada inteligente onde ligas um jarro eléctrico. Ligas o jarro e ficas com um consumo perto da potência contratada. O NR recebe o valor do consumo e vê se está dentro dos valores aceitáveis, se não estiver o próprio NR pode enviar uma mensagem TTS a informar do consumo elevado e ao fim de 30 segundos desligar a tomada. Nisto tudo nada tem.de passar pelo HA excepto o comando de desligar e possivelmente nem isso precisas se usares MQTT na tomada!

O exemplo especifico é mesmo este de dados de consumo. Pretendo que o consumo de um canal me possa aparecer num ecran do lovelace e portanto pretendo passa-lo do NR para o HA. Para o efeito o HA poderá le-lo no NR ou o NR poderá escreve-lo directamente no HA sem ser via MQTT?

Para isso tens sempre que passar os valores para o broker MQTT para depois poderes ler com um sensor.

Ok. Andava à procura de algo que não existe.
Uma vez mais o meu obrigado.

1 Curtiu

Diz o ditado que à terceira é de vez. Confirma-se, já tenho o equipamento a funcionar, a bridge MQTT também. Agora só falta o dito .jar para funcionar localmente. De resto, nada a apontar, esta parece ser uma nova versão (de hardware), teve um “soluço” inicial porque a board vinha mal encaixada e o carregador USB não ligava, ficou resolvido entretanto.
Se tiver tempo, posso fazer um tutorial mais detalhado da instalação no fim-de-semana.

2 Curtiram

Óptimo! Depois abre um novo tópico e coloca na categoria Tutoriais.

@yaba faz isso por favor. Estava interessado e se calhar também vou fazer a compra deste equipamento. Muito obrigado pela tua contribuição.

Ora muito boas tardes:
Já faz algum tempo que acompanho o fórum, mas apenas como espectador.
hoje achei que estava na altura:

Tenho o home assistent RPI 3 e por ai fora, tudo a funcionar direitinho.
Tomadas (Tuya) com medidor de corrente
Shelly EM a medir no quadro
Mosquitto e afins, tudo funcional, sem stresses e dramatismos.
Comprei um datawatt cerca de 2 semanas.
Filme…desde o inicio nada foi pacifico…até li o manual…coisa rara.
Depois de muita aldrabice á mistura e uns mails trocados com a datawatt (diga-se de passagem, extremamente simpáticos prestaveis, mesmo depois de eu mandar um mail mais “hardcore”)
hoje lá consegui por aquela gaita a funcionar na cloud…(mais ou menos)
Não consegui configurar no quadro, e toca de “chumbar” (para não dizer uma coisa pior) um extensão e lá configurei os sensores. Obvio que agora nada bate certo, mas isso são outros 500.
Chegou á parte da bridge via node red. Por e simplesmente não conecta á datawatt.
Via mosquitto…igual.
Já me apeteceu por varias vezes, transformar aquilo num puzzle…tal é a vontade de desfazer aquilo em bocados. Efim.
“Volta shelly…estás perdoada”
A maior parte das coisas que consegui por a funcionar, foi por intuição e não pelo manual…pelo manual, nada funcionou como previsto.
Alguem tem a configuração node red? Deveria ser pacificio…não está a ser.
Abraço

P.S. Só uma nota, o datawatt passado algum tempo deixa de enviar dados para a cloud, nada que reiniciar não resolva…sorte das sortes a shelly tem um “switch”. Liguei a datawatt á shelly e configurei um automatismo para desligar ligar de X em X tempo.
Ai Shelly Shelly :slight_smile:

Tenho a bridge a funcionar assim:

connection mqtt-datawatt
address 34.244.248.75
start_type automatic
remote_username dwuser
remote_password dwpass
bridge_insecure true
notifications false
cleansession true
try_private false
topic jms/topic/ext/O_TEU_ID/power in
topic jms/topic/ext/O_TEU_ID/energy/hour in
topic jms/topic/ext/O_TEU_ID/energy/day in

E uso o mesmo truque para reiniciar a DataWatt :frowning_face:

O @jgracio tem isso a funcionar no Node-RED: Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

Obrigado, vou tentar :slight_smile:

Está sempre a dar Socket error on client

Já consegui no node red…a conexão á cloud

Que coisa tão estúpida…

estava a por cloud.datawatt.pt e troquei pelo IP 34.244.248.75… :thinking:

Obrigado Filipe Polido

Agora pergunta a minha santa ignorância? Não deveria estar a traduzir o endereço?

Agora o outro filme…topicos de entrada e saida…alguém pode me dar umas luzes

Tens os DNS bem configurados?

Vê o que tens actualmente no /etc/resolv.conf ou faz:

nmcli dev show | grep DNS

Não me safo…node red por qualquer motivo deixou de conectar…fica em “connecting”
O mosquito nada…enfim.

O DNS está ok, ele (RPI) traduz os endereços sem problemas. Aparentemente nada tem a ver com o DNS.

Boas tardes … tenho a bridge MQTT a funcionar atrvés do node red e, até agora (esta parte) funciona bem.

Copias o seguinte flow para o node red (espero que o @j_assuncao não ralhe muito comigo)

[{"id":"e8065f90.1b3d8","type":"mqtt in","z":"140bce3e.620df2","name":"DataWatt","topic":"jms/topic/ext/XXXXXXXXXX/power","qos":"0","datatype":"json","broker":"55c9609.4fdffa","x":100,"y":200,"wires":[["da6c7b2b.13f828"]]},{"id":"da6c7b2b.13f828","type":"mqtt out","z":"140bce3e.620df2","name":"Para MQTT","topic":"datawatt/power","qos":"0","retain":"false","broker":"edbcf995.d85628","x":250,"y":200,"wires":[]},{"id":"55c9609.4fdffa","type":"mqtt-broker","z":"","name":"Datawatt_MQTT","broker":"cloud.datawatt.pt","port":"1883","clientid":"ZZZZZZZZZZ","usetls":false,"compatmode":true,"keepalive":"60","cleansession":true,"birthTopic":"","birthQos":"0","birthPayload":"","closeTopic":"","closeQos":"0","closePayload":"","willTopic":"","willQos":"0","willPayload":""},{"id":"edbcf995.d85628","type":"mqtt-broker","z":"","name":"MQTT_Hassio","broker":"YYYYYYYYYYY","port":"1883","clientid":"NodeRed","usetls":false,"compatmode":true,"keepalive":"60","cleansession":true,"birthTopic":"","birthQos":"0","birthPayload":"","closeTopic":"","closeQos":"0","closePayload":"","willTopic":"","willQos":"0","willPayload":""}]

em que:
XXXXXXXXXX - MQTT ID a obter em Configurações, Extensões no cloud.datawatt.pt
YYYYYYYYYYY – ip do teu mqtt broker
ZZZZZZZZZZ – clindtid no MQTT da datawatt, pode ser qualquer coisa por exemplo 1234silva5

Confirmo que a ideia das pinças hall effect com suportes de fusível são uma excelente ideia mas o controlador/cloud são uma verdadeira desgraça e não parece haver grande interesse da Datawatt (além da simpatia) em arranjar alternativa.

Boa sorte …

Boas, muito obrigado mesmo.

Mas nada funciona.
Até já configurei direto no home assistent sem ter o broker local configurado, (seguindo o conf do site) e não vai buscar valores.

Não será um problema do lado da Cloud da Datawatt?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade