Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

perdi o interesse quando pedem para colocar em cada sensor uma carga máxima…
vou continuar com o que já tenho, so queria algo mais clean, mas pronto :_D

Estive a ler o manual do Datawatt e aquilo de facto é muito fraco, tanto querem simplificar que complicaram.

Podes fazer a configuração dos canais fora do quadro eléctrico com uma extensão eléctrica em que retiras cerca de 20 cm do isolamento exterior para expor os condutores internos, depois ligas o sensor ao cabo que tiver a fase e o secador de cabelo na tomada da extensão. Depois de configurares o sensor marcas o sensor e montas outro fazendo de novo o mesmo procedimento. Quando configurares todos é so meter no quadro nos respectivos circuitos.

Se quiseres posso colocar uma foto da extensão para veres como é.

manda vir eu penso que a parte do máximo é para o datawatt conseguir saber o sensor que estamos a montar, parte que podiamos fazer manualmente.

A foto é esta. Créditos para o @tmarquespt

uma coisa que nao entendo, eu pretendo ter um sensor no cabo que vem da Rua (geral_total) e depois varios individuais, o primeiro deve ser o do geral ou nao interessa separar logo no inicio?

Pode ser qualquer um. Tu depois identificas como quiseres.

A medição do geral deve ser feita à saída do diferencial.

Alguém fez bridge ao MQTT do datawatt?

1 Curtiu

Alguém pode publicar aqui o ficheiro .jar do Datawatt, por favor?

estou a ter o seguinte erro:

1568734675: Socket error on client local.hassbian.external-bridge, disconnecting.

Alguém fez bridge ao MQTT do datawatt?
Pode colocar aqui a .conf por favor?

@Joaquim_Pinto @Nuno_Martins podem fazer bridge através do Node Red.

1 Curtiu

E será possível enviar os dados recebidos directamente do node red para uma sensor / entidade no HA?
Obrigado

Sim, com o node red podes fazer isso e muito mais. Podes até enviar avisos para um ou mais media_players a informar se for ultrapassar um determinado valor de consumo instantâneo, o que é muito util para quem tem potencias contratadas mais baixas para evitar o disparo do diferencial.

Obrigado Jorge
Desculpa os meus limitados conhecimentos em Node Red: de que forma (node) poderei utilizar no node red para, neste caso do MQTT datawatt, dispensar a utilização do MQTT local e enviar os dados recebidos para um sensor no HA.

@jgracio se nascesse-mos todos ensinados o nosso fórum não faria sentido. Como em tudo na vida ensinamos e aprendemos todos os dias.

Depende do que queres fazer, se deres um exemplo prático fica mais fácil explicar. Mas atenção, os sensores NÃO recebem dados, apenas enviam. Quanto muito usas um sensor template no HA para ir ler um valor.

Já consigo aceder ao Datawatt MQTT no node red com a seguinte estrutura:

Pretendia agora substituir os blocos de debug por blocos que fizessem chegar os kWh a entidades no HA. Ou fazer com que o HA (por exemplo um sensor template?) fosse ler directamente os kWh ao node red sem passar pelo meu mqtt broker local.

Deixo aqui a configuração do MQTT Bridge a funcionar para o datawatt

Coloquei a configuração no ficheiro com o comando

sudo nano /etc/mosquitto/mosquitto.conf
# External MQTT Broker
connection external-bridge
address cloud.datawatt.pt
topic jms/topic/ext/ClientID/power in
topic jms/topic/ext/ClientID/energy/hour in
topic jms/topic/ext/ClientID/energy/day in
start_type automatic
remote_username Datawatt User
remote_password Datawatt Password
bridge_insecure true
notifications false
cleansession true
bridge_protocol_version mqttv311 
try_private false

Nota: tenho o Hassbian com o Mosquitto instalado manualmente e não por addon.

1 Curtiu

Agora usas um mqtt publish para publicar o valor que queres para o broker e depois um sensor no HA a ler esse tópico.

@Joaquim_Pinto por favor formata a configuração como código e explica em que ficheiro se coloca isso.

Sorry, acabei de actualizar o post.

1 Curtiu

Obrigado @Joaquim_Pinto!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade