Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

Vou largar isto aqui porque o outro tópico é específico do PZEM.

Falei com a empresa, e por enquanto têm uma API disponível na cloud, ou seja o acesso directo ao equipamento não é suportado. A justificação é que têm de fazer muito tratamento aos dados, e tal não é passível de ser efectuado no equipamento. Isto deve-se, segundo me disseram ao facto de as pinças utilizadas serem diferentes dos CTs que estamos habituados a ver.

As deles são assim:

imagem

imagem

Vou mandar vir um para testar, e ver se alguém por aqui consegue criar um componente que faça a leitura direta da API deles. O preço-me parece-me bom, e com integração no HA, melhor ainda.
Eles disseram-me também que estão a estudar a possibilidade de mqtt, o que também seria muito interessante, mas dada a limitação do algoritmo que tem de correr, imagino que também fosse online.

e o que vocês querem não é ler o que eu escrevi mas o link para o site imagino:

https://www.datawatt.pt/

3 Curtiram

Boa partilha!

Eu vou ver se é simples pegar num NodeMCU e usar as portas analógicas com Tasmota e CTs.

Se houver várias alternativas será melhor para toda a Comunidade.

parece interessante e a um bom preço tb, depois da feedback sff.

Está aqui uma coisa bem engraçada. 8 sensores é engraçado.
Mais seria excelente, mas se calhar irei investir nisso.

pode levar 20. imagino que cada um custe abaixo dos 2€ fazendo contas à diferença de preço entre os vários packs, mas convém confirmar.

Mas já existe para 20 ou para quando é que está previsto. Fazes ideia?

é o mesmo equipamento. suporta 20 sensores, deve ser só encomendar mais pinças

1 Curtiu

Ahhh então isso é mesmo top. Haverá por aí dimensões do bicho, só para saber se cabe dentro do quadro ou não, mas pelas imagens deve ser tipo raspberry

há tudo! só tens de ir ver ao site deles que tem as especificações onde diz: Ver Especificações :slight_smile:

Já lá andei a ver, mas tamanhos não vi, mas se é feito para ficar dentro de um quadro, já estará dimensionado para isso

ok eu tb ainda estou a tentar perceber a coisa. Já tenho mais alguns dados:

Existe o datawatt que é a caixa branca e vermelha.
image
Ao datawatt podem ligar 5 transmissores (em série) que são estas placas:
image
e a cada transmissor podem ser ligados 4 sensores:
image

Eu também ainda estou a tentar perceber a mecânica do produto. Enquanto não tiver um nas mãos é só pelo que consigo ver no site e na troca de mails que estou a ter com eles.

Já me disseram no entanto o seguinte:
“Incluímos no nosso RoadMap, disponibilizar um jar para que seja possível criar uma aplicação local e receber os dados diretamente da DataWatt sem depender da nossa Cloud” e isto é muito bom :+1:

Portanto o Pack ‘4 sensores’ tem o datawatt, o transmissor e 4 sensores, e o pack ‘8 sensores’ tem o datawatt, 2 transmissores e 8 sensores.

Olhando para a diferença de valores entre um pack e o outro, diria (sem confirmação) que cada transmissor+4 sensores adicionais custa ± 7€

Isto parece bastante interessante, o preço está mesmo bom, só falta mesmo consegui comunicar com o HA.

acho que com os “craques” que por aqui andam, mais dia, menos dia isso aparece, não é @dgomes ?? :wink:

Isto tem de ser feito em duas fases:

1 - integração datawatt cloud > HA
2 - integração direta quando a datawatt disponibilizar o acesso local

Não obstante isto ser só cloud neste momento, parece-me bastante interessante porque con pouco dinheiro, permite monitorizar os disjuntores (quase) todos :grin:

2 Curtiram

Epa :slight_smile:

Agradeço a confiança, mas estou bem servido :wink:

https://openenergymonitor.org

Estão sem stock de momento… o interface web é simples e clean pelo que deve ficar bem um iframe card pelo menos enquanto não terminam a aplicação local.

Vi noutros foruns uma pessoa a queixar-se que o dispositivo está mal elaborado do ponto de vista técnico… com fios mt proximos, conectores 220V visiveis, sem fusivel, etc…

Eu não domino nada para atestar a veracidade e depois vi outros feedbacks bons…

Apesar de ser fácil de instalar, tenho receio em ligar algo pouco seguro ao meu quadro elétrico.

Alguém já investigou um pouco melhor as fotos para ver se é seguro?

A questão da segurança é que é uma coisa a ter em muita atenção.

Aliás, é fácil de ver pelas fotos que é um equipamento que não foi feito para aquilo que é vendido. Como é que pões o equipamento principal no quadro? Onde está a caixa dos trasmissores onde se ligam os CTs? E os próprios CTs não têm caixa…

Tudo questões pertinentes, mas só dá para saber depois de ter na mão.

Entretanto já tenho a documentação da API se alguém se quiser aventurar.

Verdade mas pelas fotos já dá para perceber algumas coisas.

Mete o link para a documentação sff.

Recebi por e-mail. Depois já coloco isso online.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade