@Joaquim_Pinto @Nuno_Martins podem fazer bridge através do Node Red.
E será possível enviar os dados recebidos directamente do node red para uma sensor / entidade no HA?
Obrigado
Sim, com o node red podes fazer isso e muito mais. Podes até enviar avisos para um ou mais media_players a informar se for ultrapassar um determinado valor de consumo instantâneo, o que é muito util para quem tem potencias contratadas mais baixas para evitar o disparo do diferencial.
Obrigado Jorge
Desculpa os meus limitados conhecimentos em Node Red: de que forma (node) poderei utilizar no node red para, neste caso do MQTT datawatt, dispensar a utilização do MQTT local e enviar os dados recebidos para um sensor no HA.
@jgracio se nascesse-mos todos ensinados o nosso fórum não faria sentido. Como em tudo na vida ensinamos e aprendemos todos os dias.
Depende do que queres fazer, se deres um exemplo prático fica mais fácil explicar. Mas atenção, os sensores NÃO recebem dados, apenas enviam. Quanto muito usas um sensor template no HA para ir ler um valor.
Já consigo aceder ao Datawatt MQTT no node red com a seguinte estrutura:
Pretendia agora substituir os blocos de debug por blocos que fizessem chegar os kWh a entidades no HA. Ou fazer com que o HA (por exemplo um sensor template?) fosse ler directamente os kWh ao node red sem passar pelo meu mqtt broker local.
Deixo aqui a configuração do MQTT Bridge a funcionar para o datawatt
Coloquei a configuração no ficheiro com o comando
sudo nano /etc/mosquitto/mosquitto.conf
# External MQTT Broker
connection external-bridge
address cloud.datawatt.pt
topic jms/topic/ext/ClientID/power in
topic jms/topic/ext/ClientID/energy/hour in
topic jms/topic/ext/ClientID/energy/day in
start_type automatic
remote_username Datawatt User
remote_password Datawatt Password
bridge_insecure true
notifications false
cleansession true
bridge_protocol_version mqttv311
try_private false
Nota: tenho o Hassbian com o Mosquitto instalado manualmente e não por addon.
Agora usas um mqtt publish para publicar o valor que queres para o broker e depois um sensor no HA a ler esse tópico.
@Joaquim_Pinto por favor formata a configuração como código e explica em que ficheiro se coloca isso.
Sorry, acabei de actualizar o post.
Obrigado, mas era essa passagem pelo broker mqtt local que estava a tentar evitar.
Mas está visto que não há forma de transferir dados directamente do NR para um sensor no HA
Para fazer a bridge no node red é muito simples. Apenas tem de colocar um mqtt input (datawatt) a alimentar um mqtt output (mqtt local)
Deve ser criado um para cada tópico a alimentar os repsectivo mqtt output para um topico á nossa escolha, por exemplo homeassistant/datawatt/power.
Obrigado @j_assuncao pela paciência.
A solução que tens considerado e que já tenho a funcionar é com o seguinte fluxo de dados: broker datawatt -> NR -> broker local -> HA.
O que pretendia perceber como implementer é broker datawatt -> NR -> HA . Mas não consigo descobrir a forma de implementar o segundo passo deste último fluxo.
Como te digo, é preciso um exemplo prático para perceber o objectivo final. O facto de teres valores a chegar por MQTT não implica que tenham de seguir para o HA pela mesma via, ou sequer entrar no HA.
Imagina que tens uma tomada inteligente onde ligas um jarro eléctrico. Ligas o jarro e ficas com um consumo perto da potência contratada. O NR recebe o valor do consumo e vê se está dentro dos valores aceitáveis, se não estiver o próprio NR pode enviar uma mensagem TTS a informar do consumo elevado e ao fim de 30 segundos desligar a tomada. Nisto tudo nada tem.de passar pelo HA excepto o comando de desligar e possivelmente nem isso precisas se usares MQTT na tomada!
O exemplo especifico é mesmo este de dados de consumo. Pretendo que o consumo de um canal me possa aparecer num ecran do lovelace e portanto pretendo passa-lo do NR para o HA. Para o efeito o HA poderá le-lo no NR ou o NR poderá escreve-lo directamente no HA sem ser via MQTT?
Para isso tens sempre que passar os valores para o broker MQTT para depois poderes ler com um sensor.
Ok. Andava à procura de algo que não existe.
Uma vez mais o meu obrigado.
Diz o ditado que à terceira é de vez. Confirma-se, já tenho o equipamento a funcionar, a bridge MQTT também. Agora só falta o dito .jar para funcionar localmente. De resto, nada a apontar, esta parece ser uma nova versão (de hardware), teve um “soluço” inicial porque a board vinha mal encaixada e o carregador USB não ligava, ficou resolvido entretanto.
Se tiver tempo, posso fazer um tutorial mais detalhado da instalação no fim-de-semana.