Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

Viva,

Configurei o DataWatt para medir o consumo Geral e do meu recente sistema FV.
Eis o resultado. Agora falta passar para esta informação para HA.

@Nuno_Figueiredo recebi hoje e começa mal, a rede wireless que seria suposto aparecer para configurar não aparece. Como é tarde, mandei mail, amanhã possivelmente telefono, alguma coisa está errada.
UPDATE: Falei com ele ontem, muito atencioso, pediu para devolver, vai resolver e mandar ainda na mesma semana. Possivelmente algum problema na alimentação.

Eu fiquei a conhecer o Datawatt através deste enorme forum que me tem ajudado com o home assistant!
Mandei vir um e vou cá deixar o meu feedback para já e algumas criticas.
Comprei o de 8 sensores numa sexta chegando uma semana depois (feriado a meio da semana).
O equipamento chegou sem qualquer tipo de instruções. Felizmente segui este tópico e já sabia mais ou menos o que esperar e o que fazer.
O meu veio sem transformador, disseram-me que não fazia parte do kit, para usar um carregador de telemovel (qual é o consumo?)
Tentei varias vezes o registo na cloud com varios emails, dando sempre erro. Ao que parece criei um conta sempre que dava erro…
A password da rede wifi do datawatt tem de ser pedida por email.

Para já ainda estou a tentar configurar tudo e à espera da password. O produto parece bom, e a resposta da empresa aos emails é rápida. No entanto parece mesmo um produto amador. Desde que faça o seu trabalho quando estiver tudo configurado…

1 Curtiu

Já tenho o meu à cerca de 1 mês e estou satisfeito, não tenho tido problemas.

Neste momento estou com dificuldade na configuração dos sensores. O manual é pouco claro e cria duvidas…
No configurador, escolhe-se o tipo de instalação e a potência do aparelho que vamos usar.
Ao clicar em registar esse aparelho deve estar ligado?
Depois de clicar em registar, dizem para fazer um restart à unidade. Esse restart deve ser feito logo a seguir a clicar em registar ou quando aparece a mensagem para fazer o restart na página?
Enviei estas duvidas ontem à noite e ainda não obtive resposta…

secalhar ja foi falado,mas permite verificar consumos e produção em simultâneo?

Eu tenho um sistema FV e tenho um gráfico com consumo e produção.

Tenho também uma dívida relativa ao modo de funcionamento do aparelho, possivelmente esta questão deveria ser endereça e respondida pela própria datawatt mas como já percebi que há aqui entendidos sobre estas matérias lanço-a para aqui:

O aparelho tem ligação aos 230V? Ou no cálculo da potência (com base na corrente que o sensor deve detetar) assume que os 230V são fixos?

Segundo a Datawatt o valor é fixo…

Assume os 230V. Não sendo o ideal, também não é catastrófico. Disseram-me que iam colocar opção para alterar o valor dado que muitas andam normalmente acima disso. Quanto às variações, não creio que sejam significativas em termos de valor na maior parte dos casos.

Alguem já experimentou enviar os dados para um servidor local? Segundo a empresa já é possivel

Se usares Node-Red é muito simples passar os dados para o teu broker com um flow. E se eles dizem que é possível se calhar deviam explicar como…

Ainda tenho de brincar com o Node-Red para saber como funciona…
O que eles têm no site:

Ao comprar o nosso produto poderá fazer download da nossa aplicação que pode ser executada num ambiente local
É necessário ter apenas uma JVM instalada.
1 Curtiu

Bem, ao menos funciona-lhe.
O meu veio “morto”, devolvi, recebi hoje o novo (ou reparado, não sei) apareceu a rede DataWatt uma única vez e morreu de novo.
Acham que vale a pena devolver pela 2ª vez ou peço já a devolução do dinheiro?

@Kokas @RobertoFaria que transformador vocês estão a usar?

Falei agora com a DataWatt, parece que da primeira vez algum componente estava queimado e agora como deu uma vez mas voltou a falhar pode ser o mesmo problema.
Testei com dois transformadores, ambos são de 5V 2A, de telemóvel e tablet.
Obrigado.

Funciona mais ou menos. AInda estou a tentar configurar isto depois de multiplos telefonemas e emails trocados. Já vamos na segunda semana…
O meu transformador é de 5V, 1.2A. De acordo com a Datawatt, 1A é suficiente. 5V 2A não devia ser problema.

Vou enviar de novo, mas devia ter incluido o carregador na caixa, assim que fizessem os testes para não andar aqui para trás e para a frente.
A ser produto amador, mais valia que fosse open source e open hardware, disponibilizar tudo, cada um fazia o que entendia.

O DW ainda tem um longo caminho a percorrer, mas o feedback que tenho tido é que funciona bem.

Na altura sugeri ao pessoal da DW para acompanhar este post, e poderiam até usar para tirar dúvidas e ajudar, mas parece que não houve muito interesse 🤷

DOA podem acontecer em qualquer produto e não conheço o “controlo de qualidade” mas imagino que uma segunda unidade tenha pelo menos sido testada ( porque pode existir um problema num lote inteiro)

Quanto ao transformador, entramos no campo das possibilidades. Se vier com transformador é mais caro, e muita gente de certeza que prefere sem, à semelhança de outros produtos que não trazem (rpi por exemplo).

Quanto ao resto, depende de ti, e do que estás disposto a investir no produto vs outra opção no mercado. Eu gostei deste (mesmo sem ter testado) devido à possibilidade de ter 20 sensores (max). Parece-me um excelente produto para o preço que tem, especialmente tendo em conta as alternativas para este número de sensores. Só precisa de funcionar, e ainda hoje pedi feedback a um utilizador e a resposta foi “foi ligar e esquecer” o que para mim é do melhor que se pode dizer de um produto.

Eu diria para dar mais uma chance ao produto, mas em última análise é uma opção tua. :slightly_smiling_face:

2 Curtiram

Eu comprei e o meu feedback é positivo.
Tem uma relação preço/qualidade bastante boa.
Demorei cerca de 1h para instalar/configurar e têm funcionado bem.
Para acompanhar o consumo e saber os locais que consomem mais, penso que é suficiente e não é preciso gastar dinheiro em equipamentos mais caros.

1 Curtiu

Eu tenho há um mês e tudo a funcionar bem até à data pelo que recomendo darem mais uma hipótese.
As medições de um sector em específico não estavam bem e troquei uns emails e fizeram prontamente a correção.
Têm apenas pequenas melhorias a fazer que segundo a equipa estão a ser endereçadas. E assim que estiver vou alargar para mais sensores (tenho 8 de momento).
Mas o suporte é bom e o produto aparenta estar em continuo desenvolvimento.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade