Medidor de consumo 8 canais (suporta 20)

Acho este produto mesmo muito interessante, ainda para mais de uma empresa portuguesa :smiley:
Agora o facto de ser cloud para mim é um No-Go… Fico a aguardar novidades :slight_smile:

A instalação parece muito simples, mas uma foto das vossas ligações daria jeito! Até para se tirar uma ideia de como ficou o resultado final.

Já recebi encomenda e vou instalar este fds! Já agora, se tiverem alguma dica na configuração, agora é o momento!

coloquem fotos pf do produto.

Na primeira publicação está um link para a página do produto e tem várias fotos.

Aos que já instalaram, opiniões. Eu até agora tenho tido uma instalação um pouco penosa. Os dados presentes na cloud parecem relativamente fidedignos, o mesmo não posso dizer relativamente à informação recebida por mqtt. Até agora por mqtt só consegui os consumos instantâneos e os mesmos em nada correspondem à realidade.
Podem partilhar as vossas experiencias?

Fiquei com alguns receios em relação ao mqtt por ter autenticação partilhada e depender apenas do email no topic. Mas eu não consegui configurar porque já tenho um mqtt broker a correr. Tentei com o mqtt explorer e não retornou feedback, a não ser “autenticado com sucesso”.

Mas do que li só permite obter instantâneo.
Como fizeste a ligação do teu?

Por outro lado o interface web está bastante bom e intuitivo

tem alguns truques para configurar o mqtt:

a pass e o user são efetvamente partilhados e depois fica dependente do email. O email tendo pontos tem de ser substituido por /

Exemplo:
Sendo o email algo como nome1.nome2@email.com
Topico consumo instantaneo: jms/topic/ext/nome1/nome2@gmail/com/power
Topico consumo horario: jms/topic/ext/nome1/nome2@gmail/com/energy/hour
Topico consumo diario: jms/topic/ext/nome1/nome2@gmail/com/energy/day
Topico Consumo mensal: jms/topic/ext/nome1/nome2@gmail/com/energy/month

Os consumos instantaneos estão com valores muito baixos, sempre a rondar 0.23 ou 0.95. Julgo que terão de ser multiplocados por 1000 para obter os valores em W e não em KW.
Podem confirmar se se passa o mesmo com os vossos sensores?

1 Curtiu

É um bocado parvo, mas na verdade os dados também são bastante desinteressantes. Vamos ver se resolvem o problema dos utilizadores.

Eu tenho um flow no NR que lê os tópicos da cloud e os escreve no mqtt do hassio.

É exactamente isto que preciso!!! :smile:

Podes partilhar este flow para eu importar no meu NR?

Concordo que não fico especialmente preocupado se alguém souber o meu perfil de consumo elétrico…

O formato dos tópicos foi alterado.
Já não existe o parâmetro email.

jms/topic/ext/{mqttid}/power

jms/topic/ext/{mqttid}/energy/hour

jms/topic/ext/{mqttid}/energy/day

jms/topic/ext/{mqttid}/energy/month

O mqttID é único por user.

Já está melhor…
Os valores estão em KW.
Eu criei uma MQTT bridge para o meu MQTT broker.

Podes partilhar a configuração da bridge?

Obrigado!

A bridge é fácil de configurar, segue exemplo:

address 123.123.123.123:1233
remote_username o_utilizador
remote_password a_password
local_clientid hassiolocal
remote_clientid hassioremote
connection_messages true
start_type automatic
try_private true
cleansession false
#os topicos que vão ser lidos:
topic zanzito/# in
topic portao/# in

Bolas, deixaram-me com a pulga, vou mandar vir um brinquedo desses. Pelo manual, deverá usar algo tipo ESP, o IP de configuração inicial é o mesmo :slight_smile: pode ser que se consigam extrair dados sem recorrer à cloud, os cálculos fazemos com o utility_meter.

Viva!

Já consegui configurar a bridge no mosquitto broker v5.0 que tenho no hassio, contudo estou a ter a indicação de “socket error”. Já tentei diversas variantes nas configurações, mas não chego lá.

Este é a última versão do meu ficheiro de configuração:

connection datawatt
address cloud.datawatt.pt
remote_username xxxxxxxx
remote_password xxxxxxxx
bridge_insecure false
start_type automatic
try_private true
topic jms/topic/ext/xxxxxxxxxxxxxxxxxx/power

E os erros que tenho são os seguintes:

1564918728: Connecting bridge datawatt (cloud.datawatt.pt:1883)
1564918788: Socket error on client local.core-mosquitto.datawatt, disconnecting.

Eu tenho a certeza que o serviço está a funcionar, porque por linha de comandos tenho sucesso, ao executar o seguinte comando:
mosquitto_sub -h cloud.datawatt.pt -t jms/topic/ext/xxxxxxxxxx/power -u USERNAME -P PASSWORD

E o resultado deste comando:

Já validei várias vezes o user/pass para ter a certeza que está correcto, bem como o url.
Alguém que já tenha configurado a bridge consegue ajudar-me?

Posso estar a ver mal a coisa mas o que me parece é que na configuração tens bridge_insecure falsee no comando tens --insecure, o que quer dizer que o comando diz para executar uma ligação não segura e na configuração tens a dizer que não queres ligações inseguras.

Resumindo, tenta na configuração colocar bridge_insecure true e testa. Depois diz se funcionou.

Efetivamente deixei ficar o “–insecure”, porque foi um teste que andei a fazer e tinha precisamente também trocado na configuração o bridge_insecure para false para ver se funcionava. Já corrigi o comando que coloquei no post inicial para não causar confusão.

Tentei as duas variantes

bridge_insecure true

e

bridge_insecure false

E infelizmente o resultado é igual.

Usas Node Red? Se sim há uma solução muito simples para resolver essa questão.

Cheguei a usar até à semana passada, mas numa tentativa de tentar simplificar o meu setup acabei por remover o Node Red e passar as poucas coisas que lá tinha para automações. E fiquei de pensar mais tarde em voltar ao tema.

Este método de bridge parece-me interessante e simples, mas estive a manhã toda nisto e tentei todo o tipo de ligações diferentes e não consegui ter sucesso :frowning:

A questão do NR neste tópico fica offtopic mas eu passei as minhas automações todas do HA para o NR e passei de 2m45 de tempo de reboot para 35s num Raspberry Pi, além de outras vantagens que o NR traz.

Se quiseres uma solução para a questão da ligação Datawatt-NR-HA abre um novo tópico.

Eu estou de férias e a tentar resistir a tirar o portátil da mala, mas basicamente o que precisas é de 2 nós

Um mqtt in (autenticado na datawatt) e um mqtt out (autenticado no mosquito)

No in subscreves o tópico correto, no out escolhes o tópico onde desejas publicar localmente (pe. /Datawatt )

Isto replica a info do datawatt para o teu mqtt. De seguida podes aplicar filtros para passar apenas o que queres, mas resumidamente é isto.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade