Como instalar e configurar um Medidor de Energia PZEM-004T

é um boa ideia, mas ainda assim preferia ter 4 coils :D, em relação ao sentido alguma sugestão?

O que podes fazer para saber o consumo total dos 4 disjuntores com um só PZEM é separar esses 4 disjuntores, por um pente na entrada da fase dos 4 disjuntores, e alimentar esse pente diretamente do diferencial. Assim podes colocar o PZEM nesse fio que alimenta os 4 disjuntores.

Ter atenção á secção do fio… Se são disjuntores da cozinha é onde tem o maior consumo. Fio de 6mm2 dá até 32A e fio de 10mm2 até 50A.

Provavelmente o de 6mm2 chega. Vê pelo diferencial, se for de 25A fio de 6mm2, se for de 40A vai pelo fio de 10mm2.

Podes usar 2x Shelly EM que têm dois CTs cada um. O preço é que começa a ser pouco interessante.

Falaram-me de um já pouco tempo que dá para 8 canais e é barato mas não me lembro do nome. Qualquer coisa watt. Não tem é forma que eu conheça de ligar ao HA. Vou tentar saber o nome

Pesquisa por “pzem trifase” no Google. Não me lembro de cabeça a referência do trifásico.

Podes sempre arranjar uma placa ESP8266 ou ESP32 que tenha várias entradas analógicas e ligas os CTs que quiseres (e a placa suportar). O firmware não deve ser difícil de arranjar e possivelmente o Tasmota poderá ser configurado para isso.

a única coisa que encontrei foi isto:
imagem

mas na prática são vários pzems ligados ao mesmo tasmota. Como são endereçáveis podes ter 3 ligados a um wemos e medir 3 canais. Dá é algum trabalho de ligação/configuração. Deixo o link:

1 Curtiu

não querendo fazer um takeover a este tópico, vejam este produto:

Viva!

Para quem vai pegar nesta iniciativa, algumas informações que considero relevantes:

  1. Aparentemente agora só existe à venda a nova versão V3.0 do PZEM 0004T, que muda o protocolo de comunicação. Assim sendo, a maneira de o colocar a funcionar em Tasmota é seleccionar o modelo PZEM016 Rx, no RX GPIO03 Serial In.

image

  1. Para os que vão utilizar a abordagem com o Sonoff Basic, não esquecer que o sonoff também tem de estar ligado aos 230V (o tempo que perdi com isto… :smile:

Abr

EDIT: Pensava eu que isto estava terminado mas as alterações não se ficam por aqui. Reparei pouco tempo depois de instalar isto que todos valores de vez em quando a zero. Mais umas pesquisas no Google, e a solução está descrita neste link:

Ou seja, para o PZEM V3, a solução passa por soldar a tal resistência de 1k Ohm tal como na imagem:

:

Desde modo pode-se ligar os 5V do PZEM aos 3.3V do Sonoff. Espero que isto ajude os próximos.

Abr

2 Curtiram

Uma pergunta, esta soluçao é viável para controlar vários canais ? Preciso de controlar 6 circuitos em separado .

Acontece comigo também. Porém utilizo com o ESP + Tasmota ao PZEM V3.

Fiz a conexão com resistor de 100 e não resolveu.
Então fiz essa conexão de 1k como você sugeriu, e agora não zerou mais, mas continua baixando o valor.

image

Será que se soldar a tal resistência maior (2K) resolve?

Qual a vossa opinião sobre os valores medidos? Eu tenho reparado que as leituras são superiores ao realmente consumido.

Por exemplo já tive leituras de 4000W quando tenho uma potência contratada de 3.4kVA.

Parece-me um erro exagerado.

Kw e kva são coisas muito diferentes… Lê sobre carga resistiva vs indutiva…

Não quando o factor de potência é 1. Não me recordo do FP mas este teste fiz com um forno e um termo ventilador, que é maioritariamente potência resistia.

Tenho formação nesta área (embora às vezes não pareça).

De qualquer maneira não pode o Pzem medir +17A quando os dijuntores são de 15/16A.

e o FP era 1? tens a certeza?
Às vezes é-se surpreendido… Ainda há pouco tempo descobri que piso radiante eléctrico não é “apenas” resistivo, nem de perto, nem de longe!
Quanto aos 17A, se for um pico momentâneo, não deverá disparar o disjuntor…

Não era pico… Deixei talvez um minuto… Mas posso testar melhor.

Sim claro que não era 1 mas talvez fosse 0.9/0.95.

Tenho de fazer uns testes com um multímetro e um secador :slight_smile:

Mas espero que aquilo conte mal porque a estimativa que fiz à contagem do último mês foi acima do que costumo pagar :slight_smile:

Boas… Segui o tutorial de @RodolfoVieira e não me aparece qualquer valor no tasmota…

Alguém faz ideia o que poderá ser?
Obrigado

Poderemos fazer alguma ideia se mostrares as ligações que fizeste.
Coloca aqui uma fotografia dessa instalação…Como também da configuração

ja troquei o rx pela pzem004, 016, 017 , mas continua sem dar nada…

IMG_20200313_230730

nao sei se conseguem perceber as ligacoes?..

@cafeoliveira exprimenta assim:

Já desligaste o serial log no Tasmota?

boa noite…fui confirmar e está 0 none


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade