Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

O pedido é sempre feito a EDP. A EDP distribuição com oemail indicado no tutorial.

Basta o código de Ponto de Entrega que está na fatura.

Recebi carta da EDP em Julho 2020 a dizer que me iam mudar contador … ainda estou à espera.
Sempre que passo por este post, penso tenho que arranjar mais lenha para me :fire:, tenho de pedir a HAN, esse dia foi hoje, mail para apoiocliente@edpdistribuicao.pt enviado

As duvidas basicas (para a frente podem surgir as técnicas e necessidade ajuda dos :fire_engine:) :

  • Tenho estes conversores , que como é apanagio da casa comprei para testar o bus 485 e depois monte, por isso estão no monte hà muito tempo, à espera de uma possivel utilização, devem servir certo?
  • Como falamos de 485 a distancia de 20~30m não costuma ser problema, por isso estou a pensar ter o wemos e o conversor dentro de casa, há algum problema?

  • Resistencias terminação do bus, que só falam em uma, normamente não leva uma em cada ponta do cabo 485 ou o contador já tem a resistencia ?

  • Cabo para 30m não justifica utilização cabo “especial” 485 , posso usar o UTP que tenho no baú?

Olá pessoal encontrei este PDF talvez ajude no modelo ZIV.

Olá pessoal, estou muito entusiasmado com este tópico dava-me imenso jeito ter este sistema pois tenho o meu contador na rua e está a quase 50m da habitação, todos o meses tenho de tirar a contagem e já aconteceu estar a chover imenso.
Mas pelo que li tive um balde de água fria :sleepy: quando vi que o meu contador consta da lista dos contadores não recomendados ZIV 5CTME2C, gostaria de saber se alguém no grupo teve o mesmo problema e tenha conseguido dar a volta. Desde já obrigado a todos pela informação partilhada especial agradecimento para @ReDaLeRt e @nikito7

Pelo menos se já tens o contador , já não deves precisar de tirar contagens para enviar.
Agora que é interessante ter esses dados sempre disponiveis online isso deve ser.
Estou à espera que venham montar o meu na esperança que não seja um desses não recomendados.
Não recomendado não sei se quer dizer impossivel de intergrar, penso que ainda se anda à procura de solução

Olá @PDM, no meu caso os senhores EDP disseram que o sistema de envio de leituras não estava activo na minha zona por isso tenho que todos o meses enviar as 3 leituras (vazio, cheio, ponta).

Caro @PDM se estiver em casa diga que não quer o modelo ZIV, fale com técnico pode ser que o ajude.
Vou estudar o assunto e explorar outras fontes se tiver novidades partilho. :+1:

ZIV

Só mais uma coisa para o pessoal intendido destas coisas esbarrei nisto será que ajuda

PDF:http://www.zivbrasil.com.br/docs/smartgrids/ziv_ami_portugues.pdf

123

Mais material

a)

nos ZIV experimentem com um powerbank, como sugerido por outro utilizador anteriormente

b)

github do tiagofreire

1 Curtiu

Cosem/… é só (?) Gprs e plc, porta optica (?)

Han é só modbus

1 Curtiu

Ok @nikito7 sendo assim vou fazer o meu pedido á EDP como descrito. Pelo que li o problema do ZIV está nos 5voltes que não existe, temos de os fornecer na placa TTL to RS485 do lado da comunicação do contador certo?

Ao contador so ligas o GND, A, B

Gnd = ground

Não basta um adaptador rs485

É preciso o esp/wemos

Continua a não haver certezas nos ZIV.
Até algum insider esclarecer a situação.

Um cabo de 100metros STP cat6 não deveria ser problema no modbus

Isto vai até 800metros sem repetidores tecnicamente…

b)

posso estar errado :slightly_smiling_face:

c)

Quem usar cabos de rede STP, deve ligar um dos lados à terra.

Durante tempestades há o risco de queimar, o adaptador ou a porta HAN.

d) usem um powerbank como sugerido nos testes. Ou uma boa fonte 5V

Uso uma do raspberry pi oficial

e) isto tudo em caso de problemas.
Podem simplesmente no inicio usar qualquer material. E funcionar…

1 Curtiu

Eu tenho contador ZIV, medi e tem 5 volts disponiveis. Mas o teste que fiz foi com powerbank.

1 Curtiu

Boas @Norberto_Martins e no teu caso já está a bombar…

Mas conseguiste com os ZIV?
eu nao consegui e ja testei com powerbank e o resultado é o mesmo

@MiguelRenato Ainda não.

O contador deve precisar alguma atualização de firmware

Ou

Como por defeito os ZIV não têm 5V, deve ter havido algo problema na implementação dos 5V em Portugal (EDP)

Também podem experimentar varias combinações dos pins A/B
Segundos os specs ambos os A1 A2 ou B1 B2 estão unidos internamente. Como a EDP fez as ligações internas desconheço

O GND ground é fundamental no modbus
Evitar usar o pin dos 5V (ou inventar)

A HAN é essencialmente para o edp ready, ou sistemas da edp

Dificilmente se conseguirá diagnósticos por parte da EDP fora desse âmbito

(Apenas a minha opinião)

Se os contadores ZIV tem realmente um problema como vais pedir á EDP para trocar de contador e que justificaçao vais dar para tal mudança

Mas isto funciona em que contadores?

A única coisa que realmente funciona é o pagamento de 14€ à EDP…

1 Curtiu

Boas @Mervoes, pelo que tenho lido e já foi dito pelo os criadores deste tópico são todos menos o contadores da marca ZIV. Estou a averiguar com Insiders mas parece que o problema está no contador porque nem o EDP redy funciona. Quando tiver noticias alerto o pessoal.

Se alguém com ZIV quiser experimentar:
https://github.com/nikito7/HA_EDP_Box_Trifasico/blob/master/dev/910_dev_m2_modbus.zip

Trocar o m por m2

+1,14,m2,1,9600,EB,5,15,....

Créditos ao tiagofreire @ReDaLeRt pela iniciativa algures

Há uma falha de implementação nos ZIV certamente. Entre o core e o modbus.
Como a versao original nem os 5V tem!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade