Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Bom dia @ReDaLeRt

Testei a tua versão e a do @nikito7. Ambas a funcionar. :ok_hand:

Bom trabalho.

2 Curtiram

Boa! :smiley:

Obrigado!

Sobre o OTA

É preciso compilar o firmware com <500kB no fim

Flash Size	4096kB
Program Flash Size	1024kB
Program Size	438kB
Free Program Space	564kB
Free Memory	22kB

Olá.
Que tipo de encargos houve, com a EDP, para a disponibilização da porta HAN?

Cumprimentos, Luís Mota

Ola Luis, 14 euros.

Cumprimentos,

Nunca me apareceu esse valor na factura

Boa noite.

Estou a usar o script do @ReDaLeRt e como tenho painéis solares muitas vezes a injetar na rede gostava de ter o valor de potencia ativa de saída. Preciso de ajuda com isto. Está-me a escapar qualquer coisa. Ele esta a fazer o pedido do 007A (Instantaneous Active power - (Sum of all phases)) mas pelo que percebi o valor que é extraído é o de fator de potencia.

Obrigado.

Por predefinição o script puxa dois registers

Se pedes o 007A

O contador manda o 007A+007B

Se quiseres pedir so um, usas raw

r0104007A0001

1,010404UUuuUUuu@i2:1,Potência Activa ,W,Power,16

ou

0104007A

1,010408UUuuUUuuxxxxxxxx@i2:1,Potência Activa ,W,Power,16

08 hex - byte count - 8 - UU uu UU uu xx xx xx xx

Obrigada @nikito7 pela ajuda.

Consegui testar hoje. tenho que esperar pelo sol. Esta linha não funcionou
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxx@i2:1,Potência Activa ,W,Power,16
nem assim
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxxxxxx@i2:1,Potência ativa Out,W,Power_P1_out,16

mas acrescentei o pedido em RAW r0104007A0001 e a linha
1,010408UUuuUUuuxxxxxxxx@i2:1,Potência Activa ,W,Power,16
com o valor de @i correspondente e funcionou.

Obrigada.

Olá. Vão amanhã colocar a ligação no contador. Também me pediram 14+IVA. Demorou uma semana, ou assim…

Preciso porém de uma indicação: qual das duas alternativas (direta ou indireta) é mais simples (e talvez mais económica?) para quem percebe ainda pouco disto? Alguma delas obriga a fazer soldaduras? Tenho lá o ferro mas prefiro sempre evitar…

Obrigado e um abraço, Luís Mota

Fiz o reforço do pedido e amanhã já vão instalar a dita porta. Hora de “fabricar” o interface :slight_smile:

Segui o Tutorial e tudo 100% . Espetacular.

Estava com dificuldades na integração Home Assistant relativamente aos sensores que é suposto ficarem ligados “topicos” que o tasmota publica via mqtt. Tinha que fazer rename dos sensores de contador para o nome do meu tasmota.

Utilizei um RS485 vs TTL + W Mini + cabo utbCat6 com ficha RJ12 conforme tutorial. A alimentação provisória do USB é feita por um powerbank de baterias até instalar amanhã o condutor até lá de 5VDC.

Alguém tem algum sensor / template que calcule os valores Mês diferenciados Vazio F Vazio Ponta em KHW ?

Obrigado a quem fez este tutorial :slight_smile:

@francisco porreiro qual o teu contador? marca? modelo?

Se calhar o melhor seria na publicação inicial criar uma lista com os modelos já testados e confirmados como existe na tópico da boxes Android.

Sim convém ir fazendo uma base de dados dos vários modelos:

ZCXe110CRUOL3D2,03,S3

Fica aqui a foto:

1 Curtiu

É igual ao meu , fiz o primeiro pedido correu mal , fiz o segundo até hoje não me disseram mais nada tenho que reforçar o pedido. Mas acho que aqui na nossa zona é tudo igual a esse , não moras longe de mim.

Fiz o reforço do pedido na semana passada e ligou-me uma senhora a dizer que ia custar 14 euros na factura. Eu disse que sim e depois mandaram um email a dizer que vinham hoje de manhã.
O pedido original já lá ia uns meses… Escrevi do subject INSISTÊNCIA #2 (costuma resultar)
O meu Operador é MEO ENERGIA

Caro cliente,

Recebemos a aceitação dos encargos associados à ativação da porta HAN, referente ao CPE n.º PT000XPTO00000.

O serviço está agendado para o dia 30/10/2020

Para prosseguir com a execução do seu pedido, está agendada a realização de uma visita à sua instalação para dia 30/10/2020 com hora prevista entre 10h30e 13h00. Uma vez que o contador é acessível, a presença do cliente no local é opcional.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas

Se quiser mais informações, vá a www.edpdistribuicao.pt se preferir, ligue 808 100 100 ou 218 100 100, nos dias úteis, das 08h00 às 22h00 (Custo da chamada definido pelas condições do seu tarifário).

1 Curtiu

Já apareceu na factura

Descrição Quantidade x Preço = Valor Desconto Total s/IVA IVA
Selagem contador 1 14,00 € 14,00 € 14,00 € 23%
4 ago 2020

Entretanto dado que o tema assim o merece fiz um Video de ajuda para quem gosta de ver e acompanhar.

NOTA 1: Segundo testes que tenho feito na instalação definitiva com várias configurações este sistema é sensível à qualidade da fonte de alimentação 5vDC USB que usarem. Em 10 carregadores que Testei apenas 3 funcionaram bem. A maioria introduz ruído. Um carregador de marca que não meta ruído é o ideal.
NOTA 2 : Quando estiverem a testar (a ligar e desligar o D1 Mini) dêem tempo ao contador para não ficar baralhado. Esperar uns 5 -10 minutos entre desligar e ligar de novo. Alguns falsos (not Working) são apenas porque não estamos a dar tempo ao contador para se “orientar” :slight_smile:

NOTA 3 : Não usei qualquer resistência antes do conversor rs485 - ttl

(Os testes inicias façam-nos com um powerbank) para isolar esta potencial dificuldade.

Baseado no Tutorial do Tiago R. CPHA.pt

5 Curtiram

Pessoal que é da Endesa, como pedem acesso à porta HAN?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade