Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Vais ter de testar isso no contador, com portatil ou hotspot no telemovel…

1 Curtiu

Concordo com o @nikito7. Tens problemas/dúvidas à mais. Acho que neste momento não sabes se é o ESP, se é o Tasmota mal configurado ou se são os cabos…

Sugestão: Vais com um laptop junto ao contador, liga o ESP/Tasmota no contador; alimenta o ESP via o USB to laptop. Configura o Tasmota e tem de funcionar… Quando estiver a funcionar, move o ESP para dentro de casa.

1 Curtiu

Boas pessoal
Reparei que a velocidade de update dos dados, pelos menos pelo que li e vi em vídeos, não é muito grande… Será difícil converter o código para esphome e ter updates a cada 2seg por exemplo?
Obrigado

15 = 1,5s

2 Curtiram

Muito obrigado :+1:
Ainda assim, e uma vez que tenho imensos dispositivos com esphome sem falhas e não tenho nada em tasmota, já alguém pensou nessa possibilidade? Talvez me aventure a tentar, tenho de estudar o assunto…

:rofl:

1 Curtiu

@nikito7 , não paras quieto :slight_smile:
Já no outro dia te perguntei , respondeste mas já não me lembro , qual é o sistema tasmo ou Esphome que agora está a dar melhor e com menos falhas?
O meu wemos ainda está com tasmo 9.5.0 agora apareceu outra … blocked loop

image

Ui, a sério? MUITO Obrigado… Não estava com ressa no conversor ttl rs485 porque pensei que ia demorar a fazer isso, mas agora… Muito muito obrigado :+1:

Talvez seja sorte isso.

Tive de fazer um watchdog para o meu.

Porque para de receber

E o resultado da minha solução é esse blocked loop (que não tem nada a ver com o teu caso)

:rofl:

Não faço ideia de onde está o problema.

Pelo menos está sempre a funcionar, apesar de precisar de reboot forcados (Restart -3)

O problema do esphome. É que basta um dev tirar umas linhas a mais.

E os totalizadores da edpbox deixa de funcionar.

Quando migraram para oficial inicialmente removeram muita coisa, porque acharam inútil.

Que depois tiveram de voltar a adicionar.

Há 1 mes aconteceu algo do genero outra vez. Voltei para tasmota nessa altura…

Suponho que esteja resolvido

Como estou a usar uma firmware para os 4MB tasmota. Já não faço a troca esphome<->tasmota com facilidade .

1 Curtiu

:joy: Para mim era muito importante ler o contador da E-redes e guardar os dados, pois eu compro e vendo energia. Optei por colocar um raspberry. Até hoje roda e não para… Grava os dados localmente; grava os mesmos dados num servidor Samba. O que eu não faço é pedir os contadores à cada segundo porque, de certo, vai falhar. O modem colocado no meu contador é o “master” do barramento RS485. Só deixa os meus pedidos chegarem ao contador quando a E-redes não está, ela mesmo, a colher os meus dados.

Bem, já instalei num D1 mini e parece estar pronto para receber o conversor TTL e trabalhar; será melhor um ESP32 ou o D1 mini fará o serviço?

Para monofasico chega.

Tens um Ziv… pin 1 e 3. Stopbits 2…

Perdi-me… Estás a falar dos pins da porta HAN? Stop bits? :sweat_smile:

Começa com tasmota, depois se tudo funcionar mudas para esphome…

1 Curtiu

Ok, também já pensei nisso… Mas esses pin 1 e 3 era da han?

Gpio ou pins da board. No caso do wemos mini é o rx/tx

Esphome é mais difícil fazer debug

Ah por acaso pensei que fosse possivel nos D1 (GPIO5) e D5 (GPIO14) como tinha visto num esquema; nesse caso vou alterar…

Fica então
TTL–> Wemos mini
TX → GPIO1 (TX)
RX → GPIO3 (RX)
GND → GND
3.3v → 3.3v

EDITADO

É isto?

Obrigado

É isto?

Obrigado

Sim

1 Curtiu

@nikito7, este script funciona com esp8266 ?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade