Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Por isso eles vendem um adaptor com entrada para alimentação auxiliar.

Pois… Se a ideia é alimentar o ESP pela HAN, se tiveres um modem nela simplesmente não dá.
Honestamente, eu não vejo qualquer vantagem do EoT sobre o nosso ESP/Tasmota. Mas…

1 Curtiu

Não é o casa de ter alguma vantagem, é conseguir trabalhar com a alimentação pela porta HAN.

Eu ainda não solicitei a porta HAN, mas já tenho o ESP pronto, no entanto, tenho o contador na rua a até casa são uns 20 metros e não tenho alimentação junto ao contador, pelo que ou passo alimentação, o que não me agrada e também não deve agradar à E-Redes, ter uma tomada na mesma caixa do contador, ou então tenho que passar junto com a alimentação um cabo de rede até ao contador e esperar que por passaram juntos não tenha interferências…

Se o nosso esp fosse alimentado pela porta HAN, estava resolvido, bastava testar se o WIFI lá chega à caixa do contador e caso este não chegasse bem, metia um ESP com antena externa e resolvido na mesma!

Um barramento RS485 (porta HAN) pode ser, facilmente, ligado com uma distância de até 1.2Km. Para mim a saída é passar um cabo entre o local do contador e o quadro principal da casa, onde já existe alimentação elétrica e, possivelmente, cobertura WiFi. O tubo que leva estes cabos elétricos entre o contador e o quadro costumam ser largos o suficiente para passar facilmente um cabo para o RS485.

A não esquecer: Se por força do local da instalação a E-redes puser um modem GPRS/GSM, fica muito difícil alimentar um segundo dispositivo via a porta HAN ou seja, não haverá alternativa.

Como diz o @Moacir_Ferreira , um cabo de casa em tudo separado dos cabos de alimentação (separado min cerca 15cm) directo ao contador é uma solução, é a que tenho, com uma distancia cerca de 30~35m e funciona com cabo UTP normalissimo :slight_smile: .

A solução de passar o cabo 485 no mesmo tubo não é regulamentar , mas se ninguem vir … :wink: ) .
Embora o suporte de comunicação 485 seja robusto, dado as suas caracteristicas diferenciais e de baixa impedancia, nesta situação em especial, passem sempre que possivel cabo blindado para evitar interferencias no bus.

acho q já sei o meu tasmota não estar a dar dados.
hoje ao trocar o rs485 repararei que os 3 fios que vem da porta han ( A+, b- e gnd ) (dão todos luz no busca-polos (como se fosse fase. O GND para o vcc tem 14 v AC, e o gnd para o b- tem 0.6 v DC, alguém me pode confirmar estas voltagens se estão correctas ?) …

Eu vivo num apartamento e passei um cabo de rede do quadro para a porta wan. o problema é que este cabo não é blindado e passa mesmo ao lado dos cabos da electricidade do meu apartamento.
alguém pode testar com um busca-polos nos 3 terminais que vão para a porta han a ver se também acende a luz do busca-polos e dar feedback ?
thanks…

Mais alguem consegue

Faz um chicote só para isso e vê entre o pin 1 e 6

O mesmo aqui… A porta HAN (no meu caso de um contador Kaifa) não tem isolação galvânica. Não meti um busca polos mas, quando toco em algum cabo, levo com um choque elétrico. Dei por isto quando vi, à noite, mesmo uma centelha quando liguei a um raspberry. Logo, a que ter em conta insto. O alimentador USB do ESP não deve ter ligação ao terra.

Eu acho que o fato do cabo não ser blindado não é, de todo, um impedimento. Já vi muitas, muitas instalações de RS485 dentro do mesmo meio onde se leva alimentação 220VAC. Embora não seja “boa prática”, funciona.

mas posso alimentar a porta han com o d1 mini ? pensava q isso nao se devia fazer … acho q no contador tb nao consigo ter wifi da casa la…

É só para medires os volts

Os contadores não usam o fio terra… E o neutro deve ser fraco para esse fim…

eu para alimentar o wemos estou a utilizar um transformador de telemovel, q coloquei dentro do quadro da luz …

@nikito7, pois é… Por isto é que o conversor RS485 deveria ser provido de isolamento galvânico. Não sei se dei sorte ao comprar o meu pois não sei se tem ou não mas a verdade é que o meu ESP/Tasmota não parou nunca! Vejo muitos aqui no fórum a reclamar de mal funcionamento do Tasmota que pode estar estreitamente ligado ao conversor utilizado, em especial a instabilidade de leituras. A falta de uma referência de potencial energético pode embaralhar, e mesmo danificar, o RS485.

Para os mais curiosos, deixo aqui um link para quem quiser ler um pouco sobre o assunto, documento da Texas Instruments, uma das líderes no fabrico de acoplamento ótico para rs485.

Deveria funcionar bem… O que é que está a falhar?

no wemos d1 com tasmota nao me apresenta valores… e o já n sei se é o tx ou rx do ttl esta sempre a piscar… penso q seja por ser um cabo de rede sem ter blindagem a passar ao lado de muito cabos electricos q vem do contador da edp para o meu apartamento de casa, e q cause muitas interferencias… nao sei…
mandei vir 3 ttl para testes…

Volto a repetir: A distância e o meio não deveria ser o problema… Confirma que ligaste tudo como devia de ser; atenção ao teu script colocado no Tasmota, os pinos onde ligas o conversor conta, se não ligares correto o script vai ler em pinos que não chegam dados. Vê com MUITA atenção os diagramas originais do fórum. Se ainda assim não funcionar, publica uma foto das ligações e o texto do teu script.

O meu conversor foi comprado num dos nossos patrocinadores, a Mauser. Funciona perfeitamente… Deixo aqui o link para o mesmo:

Nao ligues o ground. Usa só o A e B.

O A/B deve ir no mesmo par no cabo ethernet.

Troca de par

As correntes a circular nos cabos criam campos magneticos e fazem interferencias electromagneticas em tudo em seu redor , quanto mais perto mais interferencia. As medidas para mitigar o problema são se possivel: encaminhar o cabo por sitio com menos “ruido” ; aumentar a distancia entre cabos (adjacentes); usar cabo blindado ligado ao GND apenas numa das pontas (na origem do circuito); filtros e alguns casos isolamento galvanico pars evitar que as tensões geradas danifiquem o equipamentos.

Induções, corrosão e maus contactos são os principais problemas na electrotecnia, sobretudo em ambientes industriais.

Curiosidades:

  • Numa instalação já tive rele (bobine de baixa potetencia , logo alta impedancia) que estava ligado a um cabo sem ligação na outra ponta a atracar, e pk atracava ? … correntes induzidas pelos cabos de potencia que circulavam na mesmo caminho de cabos.
  • Uma lampada a acender apenas com um polo ligado acham que é possivel? Pois é verdade é possivel acender uma lampada apenas com um “fio” ligado :slight_smile: e como ? … mais uma vez indução :wink:
  • O exemplo anterior lembra-me outra situação …aconteceu.me “mandar” uma central energia a baixo apenas com um rádio walkie talkie :slight_smile:
2 Curtiram

ou seja… dado q ja esta tudo muito confuso de tanta opniao…
o cabo de rede tem que ser blindado, para nao ter interferencias … certo ?

Pelo menos para mitigar sim , pk as interferencias vão existir sempre

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade