Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

este script funciona com esp8266 ?

Sim

1 Curtiu

Obrigado Malta, pela partilha de toda esta informação, sem o vosso apoio não tinha conseguido integrar o contador.
Tenho um Sagemcom, moro num 3º Andar de um prédio, pedi o acesso à porta HAN e com a ajuda do técnico, consegui passar um cabo de rede (±25 metros) para poder conectar via RJ12 ao Wemos que tenho no quadro elétrico, alimentado por USB.
Estava com algum receio, mas na primeira tentativa, já estava a receber os valores reais.
Obrigado Malta! Bem Hajam a toda esta grande comunidade!
Deixo o comparativo do BHpzem e do novo EDP Box:

2 Curtiram

@Peter O cabo de rede que passaste era blindado ?
Passavam cabos eléctricos junto ? Certo ? Flashas-te o WeMos é um D1 mini ? com o tasmota do site do tutorial ? Qual a versão? Qual o ttl que utilizas-te ? Obrigado

Viva @Skysurf ,
O cabo não é blindado, usei um cabo de rede cat5e de 30m que tinha aqui (usado) e passou junto aos cabos eletricos (até ao momento não observei qualquer interferência), inutilizei um dos pares e cravei uma ficha macho RJ12 de cada lado, ficando no interior da caixa de proteção do prórpio contador.

Flashei o WeMos D1 mini com o conversor TTL vs RS-485, tal como descrito no excelente tutorial do @ReDaLeRt :
Home_Assistant_EDP_Box/Tasmota/LIGACOES_INDIRETO.md

Flashei com o tasmota que se encontra no github e depois mais tarde com o do @nikito7, já com a versão 10.
Qualquer duvida, dispõe.

1 Curtiu

Viva,

Instalei um Elfin no meu contador de energia.

Tenho os erros no log do HA.

Alguma de como resolver?

Obrigado

O elfin alguma vez funcionou?

Sim, ele funciona e reporta dados.

Mas mts vezes as entidades ficam indisponveis.

Problemas de wifi talvez

    delay: 1
    timeout: 5
    retries: 5
    retry_on_empty: true
    message_wait_milliseconds: 200

tenho essa configuração do lado do HA.

do lado do elfin:


image

Baudrate 9600

Cli settings disabled

Tb já testei dessa forma, era a configuração inicial, e os erros mantêm se.

Obg

Boas,

Tenho um contador igual ao teu, mas não estou a conseguir receber valores…
Usei o script do tutorial deste post e o bin do nikito7, liguei o A/B e Gnd, mas não coloquei resistência de 120 ohms.
Fizeste algo de diferente?
Obrigado desde já.

Boas,
É estranho não estares a receber valores, segundo o técnico, ele teve de pedir ativação, não sei se poderá ser esse o caso.
Em relação às ligações, não coloquei nenhuma resistência, conforme o tutorial, fiz apenas estas ligações:
Pino 1 → GND
Pino 3 → B-
Pino 5 → A+
Coloquei o Script do @ReDaLeRt e o bin do @nikito7 , e após uns segundos, comecei a receber valores.

1 Curtiu

No meu caso não estou a detetar qualquer luz do RX apos o TX, já inverti os pinos no script para teste e a mesma dá sinal de vida… Nem mesmo na consola estou a obter resposta, esperava que se fosse problema de ativação recebesse o erro na trama modbus…

Poderá ser da porta RJ12 do contador não estar a passar informação, ou por não estar habilitada ou eventualmente por estar avariada. E se pedires à E-redes para irem verificar a porta HAN no local?

A versão 10 é tasmota ? Ou esphome ? Podes mandar link ?

Instalei a versão 10.0 do @nikito7 , ele já tinha partilhado, mas volto a partilhar o link:
https://github.com/nikito7/edpbox/tree/dev/tasmota/esp8266
Tens também a versão de 4MB.

1 Curtiu

Estive a rever as ligações e as soldas, e parece que falhei a cravar o cabo… :sweat_smile:
Devia ter seguido o concelho de usar um cabo já cravado, de qualquer das formas obrigado pela ajuda, próximo passo será tentar num trifásico de casa dos meus pais.
Bom fim de semana!

Usa um esp32 se possivel

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade