Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

O que é o “ponto de entrega” e como assim baralha as estimativas?

Não perdi muito tempo com aquilo, mas certamente não deve ser complicado corrigir.

Creio que no portal pelo menos, após a submissão da contagem, ele faz um pedido para fazer a estimativa. É possível que esse trigger de alguma forma a recalcule.

Por outro lado não faz muito sentido delegarem isso ao frontend mas não custa testar a hipótese!

Só aparece na app acho. Na tab do contrato.

A minha media é de 100euros.

Depois de usar o script a estimativa é de apenas 50euros

Boas,

esta semana instalaram-me o novo contador e queria ver se o integrava no meu HA, mas tenho uma duvida: tendo eles instalado tambem o modem GSM na porta HAN no contador, será que vou ter problemas a ler via RS485 atravez da porta extra do modem GSM (cabo preto pendurado), por ter 2 masters? ou sao portas independentes?

Não tenho muita experiencia com ModBus, mas pelo menos nos testes que fiz com o meu inversor e um meter ModBus (SDM230Modbus), tenho problemas a ler, pois quando o inversor arranca ele tambem começa a ler do meter e baralha o interface que tenho integrado no HA.

Alguem com este setup pode dar-me um feedback?

Obrigado,
Jose

Tenho um Kaifa. O modem é diferente mas eu estou lendo tudo numa cadência de uma leitura por segundo, sem problemas.

Não entendo, entretanto, esta menção que fizeste do inversor estar ligado ao modbus do Kaifa da E-redes… O meu inversor tem um amperímetro próprio e não colhe qualquer dado do Kaifa. Os dados do contador são retirados a utilizar um tasmota, tal como exposto no tutorial.

@Moacir_Ferreira desculpe nao me expliquei como deve ser… O mensão que fiz sobre o inversor (um Solax Air) er só um exemplo, pois o inversor liga a um meter (que está no quadro electrico) por modbus (e não ao contador da eredes). O problema que tenho com ele, é que se ligar tambem (em paralelo) o interface modbus que tenho no HA, consigo ter as leituras do meter no HA, até que o inversor arranque, pois assim que ele arranca e começa tambem a falar com o meter, o interface que tenho ligado ao HA fica baralhado… penso que é por ter o inversor e o interface ambos a ler do mesmo meter (2 masters para 1 slave).

A minha duvida é se não vou ter o mesmo problema por ter o modem GSM e o interface do HA a ler ao mesmo tempo do contador da eredes??

Obrigado,
Jose

Daquilo que entendi (corrija-me se estiver enganado) tens um medidor de corrente com interface modbus e, via o HA, lês os valores da corrente. Tudo funciona. Quando o inversor é ligado, o mesmo vai buscar os valores de corrente no mesmo medidor. Quando isto acontece o HA deixa de ter coerência nas leituras. É isto? Se for isto, ponderes que o inversor tem uma elevadíssima taxa de requisição ao meter de corrente. Só desta forma ele consegue saber se tem ou não de aumentar/reduzir a sua potência. Eu acho (deixa-me repetir “acho”) que o medidor de corrente utilizado pelo inversor tem de ser dedicado devido a frequência com que necessita de dados para poder corrigir sua produção.

Por outro lado, no Kaifa eu, na minha experiência, faço leituras à cada segundo e tudo funciona. Não há qualquer problema. De notar que minha interface com o Kaifa não é o meu HA diretamente com um adaptador RS485 mas sim um tasmota que lê e envia os dados via mqtt.

@Moacir_Ferreira, sim é isto mesmo. Só não entendi como liga o tasmota ao contador… presumo que seja um esp8266 com o tasmota ligado a um interface rs485-ttl a falar mqtt com o HA. É isto?

Tens de ler o tutorial… Alternativamente, para ir mais rápido, assistir este vídeo, que tem como base o mesmo tutorial:

Pois este era o setup que tinha em mente, só estava com dúvidas por causa do modem GSM pelo meio…

Aqui funciona à 100%. Pior, para estudar o Kaifa eu meti um raspberry, com um RS485, que ainda vai buscar mais informação em concorrência com o tasmota. Não falha!

No meu caso o modem não interfere na comunicação, mas o meu modem não é igual àquele que tens na foto.

Boa sorte! Deu “barraca” vai postando aqui e alguém ajuda.

1 Curtiu

Obrigado pela partilha da tua experiência: Podes confirmar que que estás o circuito original e a solução foi alterar a velocidade e colocar a versão 9.5.0? Eu estou a montar o circuito com o Wemos D1 e tenho um contador semelhante ao teu só que é trifasico. Entretanto já vieram colocar o chicote mas ainda não ativaram remotamente a porta. Obrigado.

Este tópico é super interessante. Queria desde já agradecer a todos os que tem contribuído para esta partilha. Um agradecimento especial para quem arduamente tem desenvolvido programas que permitem diversas integrações. Bem hajam!

Difícil entender esta tua pergunta… O acesso a porta HAN é só um cabo, não há qualquer ativação necessária. Em relação ao Tasmota, eu segui à risca o tutotial e funcionou à primeira.

1 Curtiu

Obrigado pela tua resposta. É verdade que o acesso à porta HAN é apenas um chicote, no entanto e segundo a pessoa da e-redes que me contactou para confirmar a vinda do técnico é o seguinte:

  1. Quem já tem paines solares tem já tudo pronto e muitos deles tem o modem do operador instalado.
  2. Os contadores inteligentes bidirecionais passaram a vir já ativados por defeito no entanto se por acaso não estiverem eles podem fazê-lo remotamente.
  3. Para os restantes a ativação demora uns minutos mas só é feita depois do piquete confirmar que já instalou o chicote.
    Isto foi o que me transmitido e a pessoa parecia muito à vontade com o tema.

Isso se tiveres na rede inteligente.

Caso contrário, se obteres o erro 81. Terão de trocar o contador.

O problema geral é que se limitam a trocar o contador de um cliente para o outro.

Nem revisão fazem.

O acto de instalar o contador. É que faz reset e activa coisas.

1 Curtiu

Certo nikito7, mas tinham-me trocado o contador há uns meses atrás e onde more há rede inteligente. Entretanto estou há espera do conversor ttl 485 para experimentar embora ainda não sei se vou levar a alimentação para a caixa do contador ou se vou trazer o cabo rj12 para dentro de casa pois são 20 metros mas tenho um tubo que já existia. Outro tema que reparei é de acordo com os termos e condições da ativação o módulo a conectar não pode ser alimentado… não sei se tem a ver com os bornes estarem num acesso selado mas a documentação parece objectiva e encontra-se aqui:

Mas 70mA não dá…

Já agora aproveito para te agradecer o fantástico trabalho!

1 Curtiu

Uma porta HAN permite ligar um dispositivo que consuma alguma coisa. Mas é mesmo, mesmo, pouco. Como pode ser necessário ao operador colocar um modem ligado ao contador, ela não conseguiria alimentar os 2 dispositivos, ou seja, o modem GSM e o ESP/Tasmota.

Entretanto, o comprimento de cabo de uma interface RS485 (porta HAN) pode chegar, no seu limite máximo, a 1.200 metros de distância e este tipo de interface tem uma elevada resistência a interferências elétricas. Como normalmente temos WiFi e alimentação dentro de casa, eu sempre recomendaria passar os cabos do contador para dentro de casa.

Melhor ainda, o HA permite teres um conversor para RS485 diretamente ligado a ele (leia o tutorial). Neste caso, se conseguires levar os cabos do RS485 diretamente ao HA não necessitarias de um ESP/Tasmota.

2 Curtiram

Comprado na Mauser (um dos patrocinadores deste site), o conversor abaixo trabalha muito bem para o efeito.

Correcto Moacir embora tenha o HA a correr num container do Synology e o tubo do contador que vai ao quadro eléctrico não me permite depois chegar ao rack onde tenho o NAS. Por outro lado não tenho qq problema com o Wi-Fi perto do contador pois já tenho um sonoff no motor do portão da garagem e outro numa caixa na parede exterior onde está o contador e o sinal Wi-Fi é disponível nessa zona é mais do que suficiente. Ainda estou a avaliar como irei fazer.

Para trifásico aconselho ESP32

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade