Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

@nikito7, observei, no documento partilhado acima pelo @Joao_Sousa, a seguinte informação:

Ou seja, aquilo que “desconfiei” é mesmo o que se passa. O operador te desliga para garantir que só há um master, por vez, no barramento modbus. Resta saber se ele faz “queuing” do pedido ou se simplesmente deita fora.

Obrigado pela recomendação Nikito7, eu tenho muita experiência com o ESP-01(s) e com o wemos d1 usando o arduino IDE (C/C++) com um MQTT, ou então o EspHome mas não com o ESP32. Também é a primeira que vou “brincar” com o Tasmota embora conheça pois a malta que usa sonoff é praticamente o que usa nas versões que não tem DIY nativo.

@Joao_Sousa, vais produzir energia?

Esphome para isto em esp8266, esquece. Não tem ram suficiente.

Quanto ao tasmota.

Trifasico já é a justa. E nao podes fazer simplesmente copy-paste.
E com extras nao cabe mesmo o script.

No esp8266 usa o gpio 1 e 3 (rx/tx).
Serial log desligado.

1 Curtiu

Por enquanto não… porque achei uma vergonha a proposta da EDP além de que nem sequer podia candidatar-me ao incentivo pois a licença de habitação é posterior a 31 de Dezembro de 2006.

Ok, pois a diferença de RAM (DRAM e IRAM) é muito significativa entre o D1 e o ESP32…. Acho que vou mudar de ideias! Obrigado pela dica :+1:

Cuidado com a proposta da EDP… Pagas os painéis; não podes ter baterias; produzes energia quando não há (ou há pouca) gente em casa a consumir. Em resumo, alimentas a EDP com painéis pagos com o teu dinheiro e eles te dão um desconto irrelevante na tua conta de energia.

1 Curtiu

Nem mais! Eu não diria melhor. E se tiveres um problema no telhado após a montagem como um amigo meu ainda te metes numa carga de trabalhos….

Também consegui integrar o meu contador trifásico em HA, flashando um ESP32 com o código ESPHome no Github do @nikito7.
Em enorme obrigado!!!
Nas últimas semanas tive de fazer uns updates à configuração, mas porque creio que o módulo modbus_controller foi sendo alterado.

1 Curtiu

Uma pergunta, mais ou menos relacionada.
Segundo isto, a energia injetada na rede por PV será agregada em períodos de 15 minutos, e será utilizada para compensar o consumo de energia durante o mesmo período:

Na área de clientes da E-Redes, debaixo do histórico de leituras, dizem o mesmo: “Autoconsumo - Caso a sua instalação de consumo esteja integrada com uma UPAC em regime individual, as leituras disponíveis no histórico são calculadas pelo saldo entre a energia consumida da rede e energia injetada na rede em cada período de 15 minutos.”

Contudo, não consigo observar esse efeito net no meu contador. No mesmo intervalo de 15 minutos:

  • Se injetar na rede vejo o EB3 Total Energy Export a aumentar;
  • Logo de seguida começo a consumir da rede e (i) aumentam o EB3 Total Energy Import e o EB3 Total Energy T3 Cheias (eram 10h00), enquanto (ii) Energy Export não baixa.

Ou seja, não parece estar a fazer o prometido net meetering de intervalos de 15 minutos.
Sabem mais alguma informação sobre isto?

1 Curtiu

Viva! Para não misturarmos tópicos, foi aberto um outro para discutir isto. Veja:

2 Curtiram
ESPHome >= 2021.10

Oficial agora. Deve estabilizar

3 Curtiram

@nikito7, exatamente. Mais uma vez obrigado por todo o trabalho espetacular!
@Moacir_Ferreira que maravilha! Já estou a devorar esse tópico desde o 1º post! :slight_smile:

2 Curtiram

Há algum ESP32 que recomendes entre as várias versões?

A versão ESPHome, só é funcional num ESP32? Ou esta também funciona bem em Wemos D1 Mini? É que de momento é o que por lá tenho disponível…

Embora tenha alguns Tasmotas em casa, prefiro ESPHome.

Essa pergunta já foi respondida para os contadores trifasicos. O D1 não tem ram suficiente para o EspHome, e para o tasmota é à justa.

Em monofásico e abdicando de alguns sensores.

logger e web server desligados.

É possivel

hxxps://github.com/nikito7/edpbox/blob/dev/esphome/EB1-esp8266.yaml

1 Curtiu

Já tenho o meu Wemos com o Tasmota, configurado, tudo ligado, cabo rj12 feito, …
Mudei de comercializador de energia e aproveitei para mudar de potência contratada, o que obrigou a ir lá um técnico da E-Redes reconfigurar o “disjuntor”, aproveitei e falhei-lhe do contador e ele foi simpático e montou-me um contador inteligente, mas quando lhe pedi o acesso à porta HAN já não o fez. Até me mostrou o xicote, mas que só metem aquilo quando é para os módulos de 3G, pelos vistos nunca recebeu um pedido destes…

Lá vou ter que seguir o procedimento aconselhado, preencher o formulário e pagar os 14€+iva… bem que tentei …

@Peixeiro, se eles colocarem um modem para leitura remota, então terás acesso à porta HAN via o modem. Neste caso, não tens de pagar nada…

Se produzes, mais que 4kW, a colocação do modem será feita em breve.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade