Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Finalmente, consegui :muscle:. Foi lá o técnico e experimentou outro cabo e a outra porta e nada. Depois perguntou se queria experimentar mudar o contador (Landis Gyr ZCXe110CR), disse que sim e lá funcionou. Agora fiquei com um KAIFA MA109P. image

1 Curtiu

Com esse contador é dificil falhar :wink:
“o cabo e a outra ponta” que referes são as mesmas que estão agora instalados ?
Aprecebeste se o tecnico teve de activar algumas coisa no contador?

Python no Win ou Linux , ou mesmo micro Python nos ESP é tudo chines para mim.

O ESPHome é muito interessante , tem essa pequena desvantagem de se ter de compilar cada vez que se altera alguma coisa na programação ou configuração.
Mas tem outras vantagens, dou-te dois exemplos que verifiquei , no ESP32 com Tasmota 32 o MCP23xxx no barramento i2C são lentos a responder , no ESPHome a resposta é instantanea.
No tasmota não consegues (ou não conseguias) ter mais de um MCP no i2c , no ESPHome podes ter mais que um (testei 3) e até podes ter mais que um barramento i2c.

Só uso o tasmota para o script do edpbox…

Nem sei dar outros usos, muito confuso… talvez porque o script desativa as rules.

No esphome só mudo a config e clico num .bat

E faz upload via OTA

https://github.com/nikito7/edp_box_han_modbus/tree/dev/esphome

Acho que finalmente troquei de vez para esphome

Isso é novo. KAIFA MA109P.

Mas neste caso falhou, o mais provável era ter algum algum defeito. Eu só me “aventurei” neste projeto porque já havia casos de sucesso com este contador (Landis gyr). E até aquilo funcionar com o Kaifa achei que tinha feito alguma coisa mal. E sim o cabo é o mesmo (por isso só pode ser mesmo do contador). Quanto ao contador (Kaifa) ele primeiro disse para eu experimentar mal acabou de ligar sem qualquer configuração e funcionou. Depois fez a configuração (suponho que seja das tarifas, etc) e pediu novamente para experimentar para ver se continuava a funcionar (e manteve-se). Conclusão, não ha necessidade de fazer qualquer configuração para ativar a porta HAN, também fiz a mesma pergunta relavamente ao Landis e ele disse que também não.

Alias nenhum devia ter como falhar, teoricamete são portas RS485 standard e com protocolo modbus standard, há documentos EDP com detalhes dos varios parametros.
O tecnico tb foi isso que me transmitiu qd veio montar o contador , as portas já vem activadas , que era só ligar o cabo.

Estava aqui a seguir este tópico, abri o git hub, vi que o meu contador estava na lista, mas depois…

image

O meu é da marca ZIV, o ideal seria pedir para trocar de contador?

Serial to TCP bridge

Mas perdes a informação no interface do tasmota

Edit:

Ou fazias tu o script:

sml(1,hexcode)
SerialSend …
SSerialSend …

Decode

(Not)

Edit2:

Mesmo que fosse possível um loop maior e outro mais pequeno

Terias de parar o pequeno, para executar o maior e vice-versa

Mais vale comandos curtos, e um delay menor

5 (500ms) não deve crashar o contador

Tendo tu um contador mono, não me chateava muito…

Seja como for o script está sempre em loop.

Seja 5 comandos ou 500

Ao fim do dia executou o mesmo numero de comandos

Parece que há mais casos, reparei agora no alerta no site da EnergyOT:
«

Atenção

Alertamos para o facto de algumas das portas HAN colocadas recentemente estão indevidamente inibidas de comunicar pela E-Redes na configuração interna dos contadores inteligentes. Esta situação é-nos alheia e temos informação que está a ser resolvida pela E-Redes.

[19/03/2021] Temos informação que o problema está resolvido. As portas HAN instaladas a partir desta data já não deverão ter problemas e as situações existentes serão resolvidas nos próximos dias pela E-Redes.
»

2 Curtiram

Viva

Vou comecar com uma curiosadade , está há 2 dias sem reboot´s , não fiz nada , apenas flashei o teu ultimo firm e pool em 60.
Li algures qualquer coisa de problemas com NTP, já não tenho a certeza de que neste lhe coloquei um backlog que coloco em todos os tasmotas depois de os flashar, vou verificar e tentar ver se há alguma relação.

backlog NtpServer1 pt.pool.ntp.org; NtpServer2 pool.ntp.org; TimeZone 99; TimeDST 0,0,3,1,1,60; TimeSTD 0,0,10,1,2,0

Não me estou a chatear muito com isto, pk vai funcionando, no fundo é uma cisma de tentar saber pk acontece e ás vezes lembro-me de mexer.

A ideia de tempos pool diferenciados surgiu, pk acho que qd aumento o tempo (e.g 60) os reboot´s diminuem. Não sei se pedidos com pool´s de 5 não vamos “entupir” o contador ou sobrecarregar o conversor ou wemos.

Não sou programador nem tenho grds conhecimentos para fazer o codigo.
Em teoria tal como dizes, seria simples, < serial send, serial rcv , decode > as dificuldades seriam calcular os CRC para os pedidos, o decode do HEX e publish no mqqt.
Para já não vai passar da ideia.

A minha última ideia era meter a lista de pedidos como variavel, mas sem sucesso

ESPHome beta1 OTA

:+1:És tramado, pelo menos já me puseste a ler source code :slight_smile:
Já tinhas isto na forja ou foi assim em meia duzia de horas que saiu ?

Sabes que não sou expert , por isso o meu entendimento de como pegar e montar o yaml do ESpHome pode estar incorrecto, ora vê lá …
Se bem entendo, seria de pegar no “config.yam” editar com o meu setup´s de wifi e afins , depois seleccionar os registos que pretendo ler dos varios “0x00xx.yaml” e colar no “paste here” do “config.yaml” certo?
O componente modbus, ao compilar vai buscar automaticamente o mais indicado/actualizado , ou temos de fazer alguma coisas com os zip dos componentes que lá tens no git? (estou a usar addon do hassos num rpi)

Não me parece que se consiga fazer pool´s diferenciados dos registos , estou certo?
O tempo poll ser controlado onde , “command_throttle: 1000” (1s) ?

Existe um skip_updates mas não testei

E provavelmente esse componente não vai chegar a official

pip install esphome
pip uninstall esphome
pip install https://github.com/nikito7/edp_box_han_modbus/raw/dev/esphome/modbus-21.3.18.22.zip
esphome config.yaml run

Só sei usar assim

Se pedir um .git é diferente

Isso já é muita carga para o burro.
Pelo que percebo o Esphome tem um componente modbus só que é diferente deste e não faz os decodes como se pretende é isso?

O componente do esphome só serve como base para os pzem e outros

O componente é do martgras

A unica novidade, do meu lado, é que tens um binário agora

Tasmota upgrade ota

Ssid: fallback eb5
Pass: edpbox123

http://192.168.4.1/

Metes o teu wifi

O ip vai ser o mesmo do Tasmota visto o mac nao mudar

Mas não te vai fazer grande diferença. Porque já tens tudo a funcionar

Quem começa agora é só fazer:

• upload
  • mudar o wifi
  • aparece logo notificação no home assistant.

Caso já tenhas a integração esphome.

Adicionar para o lovelace

Done

Loop 9s
Intervalo entre comandos 1s

Idealmente até o web gui se deve desativar. O esp8266 tem pouca ram

Boas a todos, informo que aqui de este lado ja esta tudo a funcionar :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:
Não sei bem o que a e-redes fizeram mas sem eu mexer em mais nada já tenho leituras.
Um obrigado a todos
WORKING

1 Curtiu

Mete isto:

1 Curtiu

onde é que viste essa informaçao ? site ? thanks

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade