Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Essa é a trama de resposta do contador quando não consegue interpretar a trama enviada pelo esp8266.

É verificar a ligação.

Tens razão, são tramas de resposta do contador, estava completamente a dormir , as tramas de pergunta não aparecem no dump, para as ver só pendunrando outro adaptador RS485 no bus.
No caso do @Flashink o contador está a responder qualquer coisa , é normal responder qd não entende minimamente a “pergunta” ?

Sim, responde com uma trama de erro.

Poderá haver ruído na ligação, por exemplo.

Quanto ao meu outro contador, ZIV. Leram a leitura, e foram-se embora.

Como a casa está sem uso, nem falei na HAN.

Mas supostamente vinham instalar a HAN…

Boas, Como conseguiste que te trocassem o contador ?

Boa noite, vieram ca hoje colocar a pora HAN,
Mas estou com um problema, mas nao me esta a ir buscar os valores… no tasmosta…
as ligaçoes de solda estao bem feitas…
na pagina do tasmota esta um bocado diferente do tutorial …
no meu nao tenho o led 1 i (56),
tenho o ledi 1

tenho o script activado e os valores estao a 0, já nao sei q mais fazer:

no conversor a minha luz rxd esta sempre ligada … é normal ? o txd é q pisca… ?

fico a espera de ajuda… thanks :wink:

Desliga a HAN

Ou so o A ou B

E vê se muda

se desligar a han fica a piscar o tx …

Havia de existir forma de fazer “despiste” para saber se a porta HAN esta a cuspir alguma coisa ou nao… isto assim é uma lotaria :confused:

1 Curtiu

E há, a mais simples é qd o contador responde o led RX do modulo RS485 pisca.
Depois se quiseres ‘ouvir’, há maneiras de pendurar outro modulo no bus 485 e “ouvir” o que se passa no bus. No discord já para lá coloquei alguns esquemas sobre isso.

Troca o controlador, há uma boa probabilidade de esse ter fritado.

Verifica também a qualidade das ligações ao contador e ao wemos e também se estás a usar os pins certos.

1 Curtiu

@PDM https://github.com/arendst/Tasmota/discussions/11052

Acerca de pedidos longos. Talvez…

Edit: direction pin

O meu wemos d1 morreu. Agora comprei um nodemcu. Já está tudo ligado mas continua a zeros. No RS485 piscam os 2 TXD e RXD (de x em x segundos).

O sensor d1 não dá nada para além das mensagens do mqtt que já dão antes do comando sensor53 d1 no console.

Se o modbus RX acende é porque recebe alguma coisa.

Ve as ligações rx/tx serial do nodemcu

TX > RX
RX > TX
A > A
B > B

? Não liguei nada ao RX e TX do NodeMCU. Não era para ligar como no wemos ou no nodemcu é diferente?
MCU - RS485
D1 - TXD
D5 - RXD

RS485 - RJ12
A+ - Pin5
B- - Pin3

Pode o pin ser diferente. Confirma isso


Therefore, GPIO5 is not pin 5 in the code. It’s pin D1. (Refer to the pinout diagram above.)

De acordo com o repositório do Tiago são usados o GPIO14 e GPIO5.
Na image desse site bate certo: GPIO 5->D1 e GPIO14 ->D5 (tal como no Wemos).

Boa noite, eu tinha a ficha rj45 malcravada e por isso o led vermelho do rxd estava sempre acesso, dai que hoje cravei a ficha com as ligaçoes correctas, agora pisca a luz do tx (vermelha), mas continua sem apresentar dados:
imagens das ligaçoes:

usei o castanho para o pin 1 gnd, auzl pino 3 e laranja pino 5

ficha rj12 vista lo lado contrario:

fotos das ligaçoes:

ficou assim:

tenho voltagens no conversor: entre o gnd e o B- de 2,24 v e de gnd - e A+ de 2,57 V.

o estranho é q agora ao dar o comando na consola … sensor53 d1

nao me apareçe nada de valores … antes dava 00 000 so zeros agora nao apareçe nada…

Nas configuraçoes do tasmota dos logs, mudei para more debug (- 4 ) nas definiçoes do tasmota e na consola dá:

ao activar o script:

00:04:16 script compressed to 467 bytes = 59 % 00:04:16 Script: nv=0, tv=0, vns=0, ram=16 00:04:16 Script: performs “sensor53 r”

00:04:37 LOG: SerialLog 4, WebLog 2, MqttLog 0, SysLog 0, LogHost , LogPort 514, TelePeriod 30

com a funçao dev activada deu um erro:


nao sei se ajuda…

fico a espera de ajuda. Obrigado

actualizei as fotos

A malta diz sempre que tem tudo bem ligado , lembras-.te de ter dito isso ? :slight_smile:

Uma vez ultrapasada as ligações, atenção que há pormenores de ligação que mal damos por eles e pelas fotos tenho dificuldade de perceber se está tudo ok.
No inicio, tive alguns problemas no contacto entre a ficha que cravei e o contador , atenção aos possiveis maus contactos nas fichas (verificar se está bem cravada, com tudo desigado verifica continuidades entre ficha e conversor ) e chicotes, no chicote como está atras do plastico com selo é mais dificil verificar.

Piscando o RX quer dizer que à partida o pedido está a sair, agora se está a chegar ao contador é mais complicado de garantir , pois pelo meio temos o wemos, conversor , o cabo , ficha RJ12 (não é RJ45) e o chicote, só depois é que podemos falar de problemas no contador.

Sei que pode parecer complicado de fazer, o que eu faria era verificar todo o conjunto desde o wemos até á ficha RJ12 que cravaste, a apartir daqui é mais comlicado , ou é chicote ou contador.

Como já te disse pelo discord, tenho para lá esquemas de como o fazer , não tenho tido tempo de compilar a info para que seja mais facil “degerir”

Estes são os esquemas base que usei no meu ensaio, antes de ligar ao contador :


Inicialmente (1ª imagem) usei dois TLL, dois RS485 e dois PC e programa tipo hiperterminal (por ex. Hterm, Termite…) . Tudo ligado, escrevo qualquer coisa num hiperterminal e recebo no outro e vice versa.
Isto garantiu-me que a comunicação se fazia bem atraves dos 35m de cabo e das fichas.

Na segunda imagem, conseguia verificar que os pedidos do wemos de facto saiam chegavam de volta.
No PC se escrever uma trama de resposta podia ver na consola do tasmota

A terceira imagem, nunca foi necessário aplicar , serviria para “escutar” possivel teste por parte da EDP.

actualizei as fotos no post acima (anterior) , para se ver bem, e tinha me enganado a ficha cravada e a rj12
Só tenho um conversor , por isso não consigo fazer os teus testes…

thanks , fico a espera


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade