Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Isso é um Landis Gyr, é sucesso quase garantido.
A porta está acessivel , não está atras do plastico que está selado?
Cravas a ficha e se der para ligar, ligas e testas, não tenho a certeza mas na altura que instalaram o meu Landis, fiquei com a ideia que a porta vem a funcionar, tinha tudo preparado , comunicações bem testadas em bancada (dois conjuntos de RS485), cabo passado, ficha cravada, foi só ligar e bombou logo.

Boa boa, Sim esta atras do plástico selado.
Amanha se não chover vou dar uma espreita melhor.

Obrigado

Atrás do plastico selado , creio que será dificil ligar sem chamar a EDP.

1 Curtiu

O procedimento de pedido de acesso à porta HAN foi alterado, também com a nova marca da E-Redes.

O github foi atualizado em conformidade.

2 Curtiram

Com estes novos contadores e com o portal online.-e-redes.pt onde podemos consultar as leituras diárias, não haverá maneira de se conseguir fazer uma integração no HA para ir buscar estes valores de forma automática sem ser necessário nenhum equipamento do nosso lado?

O Tiago Freire, tem tudo bem explicadinho.

Um abraço

1 Curtiu

Sim, dá.

Se conseguirem ultrapassar o captcha que o site tem, os endpoints são:

Autenticação

POST
Endpoint: https://online.e-redes.pt/listeners/api.php/ms/auth/auth/signin

Potência 15 min

POST
Endpoint: https://online.e-redes.pt/listeners/api.php/ms/reading/data-usage/sysgrid/get

Energia

POST
Endpoint: https://online.e-redes.pt/listeners/api.php/ms/reading/data-usage/edm/g

1 Curtiu

Boas, já me instalaram a porta HAN. Já tinha todo o equipamento:
Wemos flashado e a comunicar com o HA. Ligações entre wemos e conversor TTL vs RS-485 feitas, ja verifiquei varias vezes as ligações. Só tive algumas duvidas no cabo rj12 (mauser) que tinha cores não muito habituais mas penso que liguei bem:

  1. GND branco
  2. B- verde
  3. A+ rosa
    Hoje liguei e tenho os valores todos a zero, como tinha quando testei tudo antes de ligar a porta rj12 ao contador. Certamente fiz asneira algures. A minha questão é como descubro o que está mal? Tenho algum tipo de log onde possa perceber onde está erro. No console do Tasmota só vejo mensagens do MQTT e wifi (cheguei a aumentar o serial log level para debug e nada).
    Já agora quanto tempo demora a apareceram os valores da 1ª vez que se liga?
    E há alguma forma rápida de testar a comunicação entre o Wemos e o RS485? E perceber se a porta HAN está activa?

Não sei se influencia, mas liguei o meu sistema 1 GND , 3B e 5A , no desenho anexo verifica bem o nº dos pinos na ficha, não ligues ás cores, pk são as “minhas” cores

Sim, é isso que tenho no meu, pelo teu desenho parece estar ok:

  • pin 1 (branco) → GND RS485
  • pin 3 (verde) → B- RS485
  • pin 5 (rosa) → A+ RS485

Tens contador suportado?
Pelo menos com estes há registos de sucesso, ao Landis há que somar pelo menos mais um (o “meu”):

Boas …
Ainda não há nenhuma solução para os contadores ZIV?

Quando tento pedir o acesso à HAN via site tenho a bonita mensagem:

O utilizador não tem locais de consumo nas condições necessárias para efetuar o pedido. São consideradas elegíveis instalações de consumo de baixa tensão normal, que tenham instalado um equipamento de medição inteligente e que não tenham o acesso à porta HAN ativo.

Embora tenha um CX2000-9 e baixa tensão normal. Liguei para lá e dizem que tenho de pedir por email para o apoiocliente@e-redes.pt mas quem me atendeu não sabia bem o que era a porta de comunicação do contador portanto vamos ver no que dá.

@ReDaLeRt Há documentação desses endpoints? O que deve ser colocado no body?

Obrigado

Sim, eu tenho esse LANDIS+GYR ZCXe110CR.

Essa história dos endpoints também era interessante. Segundo percebi ainda ninguém conseguiu pôr isso a funcionar.

O led TX acende ao menos?

Com sensor53 d1 ?

Boas
Já tenho tb tudo ligado e chicote na porta HAN e tenho tudo a zeros vindo de um ZMXe310CRU.
Já tentei com 2 Wemos diferentes tb ja tentei com o m2 e com o m. Verifiquei e reverifiquei as ligações.
Com o CMD sensor53 d1 da isto
11:40:05 CMD: sensor53 d1
11:40:05 RSL: stat/tasmota_0DBA7F/RESULT = {“Time”:“2021-02-18T11:40:05”,“SML”:{“CMD”:“dump: 1”}}
11:40:10 : 01 84 81 83 60
11:40:15 : 01 84 81 83 60
11:40:20 : 01 84 81 83 60
11:40:25 : 01 84 81 83 60
11:40:30 : 01 84 81 83 60
11:40:35 : 01 84 81 83 60
11:40:40 : 01 84 81 83 60
11:40:45 : 01 84 81 83 60

Alguma coisa mais que poderia tentar ?

Viva @nikito7, como estou a ter erros Watchdog de hardware no wemos

image

Já tentei baixar pool para >5seg e usar pedidos mais curtos sem sucesso, quis tentar compilar com estes settings e não está a dar nada, não é bem nada o led TX do RS485 acende , mas nem com sensor 53 d1 vejo nada.
Com o teu firm tirando os erros watchdog HW tudo ok :wink:

#ifndef USE_SCRIPT
#define USE_SCRIPT
#endif
#ifndef USE_SML_M
#define USE_SML_M
#endif
#ifdef USE_RULES
#undef USE_RULES
#endif

será pk o default de 20 var para monofasico onde estou a ler 11 ou 12 variaveis ( pelo meio dos pedidos tenho mais registos que depois não uso ) não é suficiente e tenho de aumentar?
Estas variaveis tem a haver com o numero de registos lidos ou só com os 11 ou 12 decodes que faço (de facto no site fala só em decodes)?

// define max number of decoder entries (defaults to 20 if not defined)

Isso são os pedidos a sair , parecem estranhos , pois penso que deviam comecar por “01 04…” como os meus.

10:56:47 : 01 04 04 09 1e 00 0d 59 db 

E depois está a sair pedidos sempre iguais “01 84 81 83 60”, como tens o script igual ao do tutorial?
O contador é monofasico?
Deixa ver o que o nikitto diz
PS (correcção): Estava completamente distraido, os pedidos não se veem no dump (sensor53 d1) o que vejo são as respostas.
Pelos vistos o teu contador responde, segundo o Redalert é mesagem de erro.

Tenho um contador trifásico e o script de trifásico.

Vieram ca hoje novamente… trocaram o ZIV pelo sagem S212… mas continua a nao reportar nenhuma informação na consola do tasmota… não sei mais o que fazer… o led TX do rs pisca mas nada, valores todos a 0

Ainda falei nos landys mas nao tinham nenhum na carrinha :frowning:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade