Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Sim e isso, bate na tampa do contador… acho q só fazendo um furo ou retirado uma tampinha q tem mas tem o contador a frente… :frowning:

Então como se faz ? Para passar o cabo ? Como é q o pessoal tem feito ?

O meu esta em moradia e na altura da constução deixei 2 tubos para zona dos contadores (agua e elect.)
Em apartamentos não faço ideia, teoricamnete só existirá um tubo do contador para o AP, penso que legalmente o regulamento não permite passar cabos de tensões diferentes no mesmo tubo, tinha de procurar para confirmar.
No entanto oficiosamente , talvez dentro da ilegalidade ( sujeito a confirmação) o ideal seria tentar qd da visita do técnico que te deixe passar o cabo, de for preciso desmontar o contador pode ser que seja um tipo porreiro e ajud€ :slight_smile:
.
A 2ª alternativa nada nada aconselhavel :wink: (nem posso alongar mais que isto que vou dizer) … Onde bate o cabo, consegues “sentir” o sitio exacto? , é no sitio onde está a seta na foto ? … agora o resto é à tua responsabilidade :sparkles: :sparkles: :no_entry: :no_entry:

Sei onde bate mais ou menos… não com exatidão mas parece-me mesmo atras do contador… não é onde está a seta, isso está assim desde a construção. E em baixo do contador… tenho de tentar pedir aquando o técnico vier, ver se não estou a trabalhar…

encontrei este site e pdf para fazer a requiziçao do acesso a porta han:

https://online.edpdistribuicao.pt/login

1 Curtiu

Não sei se esse método ainda está disponível. Eu fiz esse procedimento dia 4 de Janeiro. Fui acompanhando ao longo dos dias o pedido que aparecia no estado pendente. Há uns dias para cá o separador pedidos desapareceu da minha área.
Liguei para a EDP distribuição e disseram que o pedido tem que ser feito sempre ao comercializador. Infelizmente é este o serviço que temos…

estranho, o meu também desapareceu . o pedido e ja nem apareçe para fazer novo pedido

afinal mudou o endereço do site e o nome do comercializador ja nao é a edp distribuiçao mas sim a e-redes:

pedido do acesso:

mudou para

https://online.e-redes.pt/login

2 Curtiram

Boas,

topico com bastante interesse e com muito trabalho !!
a acompanhar !!

Obrigado

1 Curtiu

O meu estado passou a resolvido… mas não sei a que isto se refere exactamente

Se calhar já aí foram activar isso, eles não precisam que esteja alguém em casa para fazer o trabalho. Vai ver se deixaram uma ponta ligada ao contador.

Já fui ver não está lá nada.
Talvez o “Resolvido” seja outra coisa…Segunda ligo a perguntar.

Boas,

Tenho o contador Landis+gyr zcxe110cr e não estou a conseguir receber dados. Tenho o setup todo já e vejo a lux Tx a piscar no período de tempo definido no script mas depois não recebo nada. Parece que não faz a ligação sequer.

Estive a ver o github e reparei no problema de precisar do Stop Bit a 2. Alguém com método indireto (ESP8266 e conversor) conseguiu ultrapassar este problema?

Tenho contador igual ao teu, segui o tutorial metodo indirecto wemos+conversor tudo a funcionar à primeira, não tive de mexer em absolutmente nada, posteriormete é que fiz umas “afinações” ao script para ir ao encontro do que queria.

image
Verifica bem as ligações wemos → conversor e conversor → ficha RJ12, que conversor tens ? tem flow control (send/receive) automatico ?
.
O meu é igual a este

Tudo igual com a única diferença de estar a usar um NodeCMU(ESP8266) em vez de um D1 mini.

Não consigo obter tramas nenhumas do contador, nem mesmo mensagens de erro. Já refiz as ligações todas também. Não tive nem tenho mais nada ligado na porta HAN por isso para já descarto que seja problema desse lado.

Respeitando os pinos do tutorial , tanto faz ter wemos ou nodemcu.
O “A” “B” e “GND” do conversor estão nos pinos certos da ficha, viste bem os numeros ?
Não havendo duvidas e estando as ligações bem feitas , com se se diz ou é das calças ou do …
Tens mais equipamentos (outro conjunto wemos converor) para testar o conjunto wemos/conversor que tens?
Acho que tenho aí para cima uns esquemas (se não é aqui é no discord) que usei para testar em bancada antes de ligar ao contador .
.
PS: Encontrei uma foto do “esquema” montado para teste ( com um conversor USB>485), vê aqui.

Obrigada pela ajuda @PDM. Se tudo correr bem daqui a uns dias recebo um Wemos e mais outros ESP para testar. Já tenho 2 conversores e testei com ambos sem resposta do contador.

A única informação de outros utilizadores que encontrei com os mesmos problemas/contador foi aqui: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_EDP_Box/issues/2

A maior parte dos problemas relatados é de malta com contadores ZIV.
Com Landis+Gyr iguais aos nossos, se tudo estiver bem, costuma trabalhar à primeira.

Uma vez que garantes que tens tudo bem ligado, a partir daqui a sugestão é:

  • Testar conjunto nodemcu/RS485, para ter a certeza que o problema não é daí
  • As fichas estão bem cravadas e limpas?
  • o cabo até ao contador é muito longo + de 60m ? (até 60m de cabo UTP testei e funciona)
  • consegues testar o cabo ?

Se o teu modulo 485 for igual ao meu (tenho no link acima), não tem por onde falhar, até a resistencia que se fala nos issues já vem no modulo.

No script trocar m por m2. Mas não deve fazer diferença

Boas a todos e parabéns por este belo forum.
Já alguém teve sucesso com este contador trifásico ZMXe310CRU ?
Ate já tenho cabo de rede a chegar la do quadro elétrico e tudo era só cravar uma ficha.
Ou tenho mesmo que pedir ativação do HAN e eles colocarem la o adaptador ?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade