Integrar contadores inteligentes da EDP em Home Assistant

Antes de mais parabéns pelo excelente trabalho do Tiago e todos os que contribuiram para este projecto.
Já estive para implementar isto há algum tempo mas fiquei sempre de pé atrás pela questão da alimentação do dispositivo.
O meu contador encontra-se na rua a alguma distancia de casa (parace-me uma situação semelhante à do vídeo do Francisco), contudo não tenho tomadas perto. Com a limitação da alimentação via porta HAN, penso que teria 2 opções:

  • alimentação solar: algo deste género ou talvez com um power bank solar. De qualquer das formas parece-me pouco fiável.
  • outra solução era tentar colmatar a limitação da alimentação de 150mA da porta HAN com o módulo tp4056. A ideia era usar uma bateria como “buffer”. Seria semelhante à solução solar mas em vez do painel teria a alimentação da porta HAN.
    A porta HAN alimentaria a bateria e o D1 mini seria alimentado pela bateria. Estou a assumir que em média a corrente necessária seria inferior aos 150mA. Isto é possível ou estou a dizer alguma asneira?

Tens possibilidade de passar cabo para dentro de casa? esta seria a melhor solução e a mais fiavel uma vez que fica tudo dentro de casa e não precisas de ter equipamento nenhum cá fora sujeito ao ambiente excepto contador claro , outra vantagem não precisas de usar alimentação da porta HAN.

As outras soluções, se já não referi aqui, referir de certeza no discord como possivel solução(bateria como buffer) para a malta que não tem hipotese ou não quer passar o cabo uma vez que se trata de areas comuns aos edificios, vão de encontro à minha ideia de que será possivel fazer isso.
Tudo depende do consumo do conjunto wemos/conversor 485 (que ainda não tive a curiosidade de ir medir), teoricamente pelo que se encontra na net os picos de consumo podem chegar aos 170mA o que ultrapassa os 150mA que alegadamente a porta HAN consegue debitar.

Das duas alternativas a que mais me agrada é a solar, por talvez ser mais simples (não a mais barata) de implementar e mais segura pois não usa o power da HAN.

A da bateria como buffer, seria possivel se o consumo médio fosse inferior em 80~90% dos 150mA, isto para dar margem para as perdas/eficiencia do “carregador” de bateria. Sabes que com os anos e temperaturas altas ou baixas as baterias degradam-se mais rápido, se fores por esta via, sugiro usares o GPIO analogico para monitorizar a tensão da bateria (atenção , se calhar teras de usar divisor tensão para garatir que o que chega ao pino é <3,3V)

Portanto nada como testar, só não o fiz pk no meu caso, na altura da construção deixei tubo reserva para a zona contador para o que desse e viesse , passado estes anos todos finalmente serviu para alguma coisa.

Olá, tenho o tubo com o cabos que ligam o contador ao quadro dento de casa, mas tenho dúvidas que caiba lá mais algum cabo e suponho que também teria problemas com interferências não?
Por acaso achei que a 2ª solução fosse a mais simples de implentar. Como tenho pouca experiencia com a componente eletrónica queria optar solução mais simples.
Relativamente à alimentação com a porta HAN dá a ideia que é a solução preferencial para a EDP Distribuição uma vez que (se percebi bem este documento) caso não for alimentada pela porta HAN requer autorização prévia (suponho que seja uma forma de descartar responsabilidade se acontecer alguma coisa).

Se vais por esse documento, tens que perguntar à EDP que modulo vendem ou onde podes comprar para lá poderes colocar :wink:

Ou , se vais fazer uma solução DiY , como pensas cumprir, pelo menos estes pontos mais simples:

  • O módulo tem que possuir marcação CE.
  • Identificação do modelo, fabricante e referência de rastreabilidade;
  • Não pode emitir ruído na banda CENELEC-A;

Voltando às soluções caseiras.
A- Tubo com cabos que ligam ao contador, para o teu caso ( e de outros) há várias condicionantes:

  • não sei se as duas extremidades dos tubos estão acessiveis para poderes tentar passar um cabo, (basta um UTP, já testado por cá)
  • legalmenete não podes misturar cabos com tensões diferentes no mesmo tubo,
  • interferencias, apesar de o RS485 ser robusto e algo imune a interferencias, não se pode garantir que não haja, sobretudo passando no mesmo tubo onde estão os outros cabos. Para mitigar as interferencias devia ser usado cabo com condutores interlaçados e blindagem de malha com boa cobertura.
    O que te posso adiantar é que cá em casa até à data está a funcionar, o wemos e conversor estão dentro de casa e a interligar ao contador, tenho um simples UTP cat5 (sem blindagem/malha), com 30m enfiado em tubo que estará enterrado a pouca distancia do tubo onde anda o cabo de alimentação, do cabo UTP utilizo apenas 3 condutores para (A,B e GND).

B- Solução solar, compras já feito (ou montas) e tens sistema alimentação independente e que não interfere com HAN da EDP

C- bateria como buffer, terias de criar ou arranjar sistema que garanta o especificado no documento que anexas “O consumo do módulo não deve exceder os 150mA a 5VDC, em qualquer dos seus estados de funcionamento (arranque, standby ou em comunicação).”
.

Alguns dados do post no discord #hw-e-sw-para-ha:

“Info para malta com contadores sem possibilidade passar cabo , o esp no max consome 170mA a porta HAN acho que está especificada para 150mA . O esp tem 3 low power modes: Light Sleep, Modem Sleep and Deep Sleep. No modem sleep consome 15mA . Agora é só desenvolver o HW (carregador , bateria, wemos, RS485 ) e codigo proprio se o tasmota não controlar estes estados (editado)”

Ok já percebi que é melhor fingir que não li o documento :grin:
Quanto às soluções:
A - já vi que não dá, tentei enfiar uma guia e não passa do 1,5m (aquilo são vários metros).
B - quando falas em já feito são aqueles powerbanks solares ou estás de falar de outra coisa?
C - claramente não é para os meus skills de eletrónica;
ou então:
D - continuar ficar com a minha atual solução mais rudimentar de integração do OWL CM160 com o HA via RTL-SDR.
E - comprar o energyOT e esperar que a empresa não vá à falência (para não ficar com um pisa-papéis de 75€).

A- POR CABO - seria a melhor solução , esgostaste todas as hipoteses , nem qiue seja passar um tubo novo para dentro de qualquer ponto da casa?

B- SOLAR power bank solar para estar ao tempo não me parece, teria de ser um mini sistema completo painel+ regulador/carregador + bateria, não estou por dentro de preços.
Tens rede wifi junto do contador? Isso pode ser outra dificuldade a ter de ultrapassar quer para solução B ou C

C- BATERIA BUFFER que marca de contador tens , já tens a porta HAN disponivel?
Podes sempre tentar ligar directo, se os contadores seguirem à risca os requisitos dos doc´s da EDP , terão de ter protecções que evitem os estragos, portanto queimar a porta não deve queimar.
Estive a medir consumo de 2 wemos e 1 nodeMCU (sem conversor 485 ligado) , nenhum passou dos 90mA.

D- OWL CM160 - pode servir para dar ideia dos consumos, mas nada como poder ter as leituras exactas, sem ter de ir apanhar frio e chuva lá fora.

E- Já houve para ai outro projectos de medições de energia que aconteceu mesmo isso, no fundo a malta comprou um pisa papeis caro. Com 75 eur pagas um almoço a um amigo e pasam um tubo para dentro e casa :slight_smile:

A - Tinha que passar por cima ou por baixo da passagem dos carros. Qual delas a pior…
B - Ok, deve ficar caro. Como já tinha visto uns powerbanks com proteção para exterior.
C - LANDIS+GYR ZCXe110CR. Ainda não pedi a disponibilização da porta. Queria 1º ter uma solução delineada. Pois direto seria o ideal. O conversor não há de consumir muito mais. Obrigado pelo teste :+1: Será que dá para desligar leds e reduzir a frequencia de comunicação para reduzir o consumo?
D - Dá para ir controlando os consumos, mas não dá ter as leituras exatas. Por outro lado estava já a pensar nisto para quando tiver painel para autoconsumo.

Pede a porta,às vezes leva um tempo longo até obteres, pelo menos já ficas com maneira de testar, são 14Eur a menos na carteira.
Montas o esquema , testas com power bank normal para ficares a saber se funciona, é de esperar que tenhas wifi onde fores colocar o device.

A- por cabo - é pena não conseguires passar o cabo pk é mesmo a melhor opção

B- solar - De facto estive a ver e há uns power bank para exterior. Nao tenho experiencia em sistemas de power bank a alimentar devices. O solar é muito dependente da quantidade radiação , se no verão pode funcionar bem , no inverno se houver dias consecutivos de tempo muito encobertto e o sistema não estiver bem dimensionado, “ficas às escuras” .

C- alimentar por HAN - (com ou sem bateria buffer) - LANDIS é igual ao meu é quase garantido que funciona, se não funcionar deve ser erro do nosso lado.
Não medi o meu conjunto pois já está numa board alimentada a 24VDC, acredito que fique a baixo dos 150mA .
Quanto a desligar os led´s, na placa RS485 basta desoldar os led que são smd , mas vais ficar sem possibilidade de diagnostico basico de funcionamento.

Já fiz o pedido.
Tenho wifi com o telemóvel no máximo, pelo que não deve ser problema no D1 a não ser que a recepção seja muito fraca.
B - pois o mais complicado é dimensionar. Por acaso tenho uma câmara da reolink alimentada com painel solar há uns 9 meses e até agora não tive problemas. O painel é de 3,2W, contudo o consumo em stand by é muito baixo: 3.8mW.
C - Já agora como é a ligação para alimentação pela porta HAN? É só ligar o pin 6 (+5v) do rj12 ao 5v do D1? Quanto a desligar os leds pensei que desse via software.

À partida se tens wifi no max no TM, não vai ser por ai que falhará.

Entretanto medi o consumo nos 24V do meu device, deu consumo maximo de 20mA , arredondando para cima dá cerca de 0,5W, fazendo contas para os 5V, a intensidade andará nos 0,1A (100mA).
Para ligares alimentação ao wemos, segue a imagem do tutorial , tens pino 6 (+5Volt) e pino 1 (GND), antes de ligares na HAN, testa tudo ligado a um power bank se tiveres como, verifica os consumos.

Raios… Tenho um ZIV. nem vale a pena gastar 14€ com a EDP, certo? Ainda ninguém conseguiu meter a funcionar. Estou a usar um PZEM na fase, mas diria que se fosse directo no contador era muito mais preciso.

No teu caso, nem me chateria, tendo um PZEM. Se estiver bem calibrado no Tasmota, dá os mesmos valores que o contador da EDP.

Pagasse algum valor para requisitar o acesso a porta ? Ou é grátis ?

Esta placa e igual certo ?

É exactamente essa que comprei na mauser e está a funcionar. Outro qualquer conversor tb funcionará desde que tenha o “automatic flow control” controlo de comunicão bidireccional automatico.
Quanto à porta, solicitas à EDP e tem custo de 14Eur salvo erro, tens toda a info no tutorial.
.
PS: Viste o assunto dos contadores marca ZIV o teu não é dessa marca certo?

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Não o meu é um sagemcom cx-1000-6 s. Com este funciona certo?

No tutorial há registo de sucesso com a marca Sagemcom e com o modelo CX2000-9 a diferença para o teu é ser trifasico , as comunicações devem ser analogas e deve funcionar.
A malta com ZIV é que está a ter dificuldades

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Não sei se este é o sitio correcto para expor esta duvida, mas aqui vai:
vivo num apartamento e hoje foi ver como poderia passar o cabo utp do meu quadro eléctrico, para o quadro onde vai ser colocado a porta Han.
Qual a minha surpresa ao passar uma guia do quadro eléctrico dentro de casa, a mesma bate na chapa do quadro de fora do apartamento onde esta instalado o contador da edp.
Tentei ainda passar a guia do lado de fora do contador mas parece que aqueles cabos pertencem ao contador geral do prédio e não vão ao meu apartamento. Tentei também retirar o contador da edp mas sem sucesso só consigo retirar o encaixe da parte superior, os da calha inferior não mexem para o lado nem os consigo desencaixar. Como posso fazer para passar o cabo utp ? Para depois ligar a porta Han do contador ?
P.S. fotos em anexo:
Google Photos
Google Photos
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A leitura que faço pelas fotos é que os cabos do lado esquerdo vêm do geral como dizes, do contador para o teu apartamento devem entrar na parede do lado direito dos contactos, atrás da tapa inferior do contador. Provavelmente a tua guia está a bater nesta tampa ou mesmo nas “costas” do contador. Talvez a tua única solução é pedir um tempinho ao técnico que for instalar a porta HAN para te deixar passar o cabo antes de ele voltar a selar o contador.

Isto assumindo que é legal e permitido a passagem de cabos pela tubagem de alimentação. Embora e responsabilidade do fornecedor termine no contador (tal como acontece na água e gás) ainda não consegui confirmar oficialmente se é possível a passagem do cabo.


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