Em que hardware instalaram o HA?

RPi3 + Hassbian + QNAP TS-251+ (MySQL + InfluxDB + Grafana)

Acabei de por mysql + influxdb + grafana no meu raspberry pi 1 para já aguenta-se.
Mas o meu HA não tem quase nada para já.

O problema não é a carga… é a escrita para o SD que vai morrer rápido. Uma maneira de contornar isso é usar um disco duro com o RPi3

Já “ouvi” falar muito dessa solução, contudo ainda nao pesquisei como isso se faz, é mais um bom tema para fazer um tutorial @j_assuncao tens alguma ideia?

Está a ser tratado um tutorial para passar a instalação do cartão SD para uma pen USB. Em breve…

2 Curtiram

O problema não é a carga… é a escrita para o SD que vai morrer rápido. Uma maneira de contornar isso é usar um disco duro com o RPi3

Por isso o meu esta com pen + disco para backup (que no fundo é um clone da pen)

  1. Vamos começar por nos ligar ao respberry, podem usar o putty ou outro. Eu vou assumir que vocês já sabem fazer isso.
  2. Entramos como sudo e fazemos : # sudo su
  3. # lsblk e ver qual é a pen (no meu caso sdb1 por não ter "/", onde tem "/" é onde esta o sistema instalado
    

https://gyazo.com/275eb850541b641b882aa69f4df8b69e

  1. # sudo mkfs.ext4 /dev/sdb1 -L untitled
    
  2. # df -h
    
  3. Vamos agora escolher a partição que tinha "/" e lançar esse comando: # sudo dd if=/dev/sda1 of=/dev/sdb1 bs=4M (esse passo é um pouco demoroso)
    
  4. # sudo e2fsck -f /dev/sdb1 
    
  5. # sudo resize2fs /dev/sdb1 (aproveitar toda a partição da pen ou disco usb)
    
  6. # sudo mount /dev/sdb1 /mnt
    
  7. No passo anterior montamos a pen, vamos alterar o fstab: # sudo nano /etc/fstab

  8. onde aparece o /dev/sda1 que no nosso exemplo é onde estava “/” que é a partição
    do sistema, alterar para /dev/sdb1. Nos mais recentes sistemas operativos pode aparecer /dev/mmcblkpxxx ou o id da pen uidxxxxxxxx em vez de /dev/sda1

  9. sudo nano /boot/cmdline.txt
    
  10. Vamos alterar onde diz “root=” e meter sdb1:
    dwc_otg.lpm_enable=0 console=ttyAMA0,115200 kgdboc=ttyAMA0,115200 console=tty1 root=/dev/sdb1 rootfstype=ext4 elevator=deadline rootwait

  11. Reboot e pronto disfrutem

Isso para utilizadores de hassbian hassio não dá. @j_assuncao

Dá sim mas com uma diferença, o que se faz é colocar o Rpi a carregar através de um dispositivo externo, Com as instruções do Ricardo ficam os dois a funcionar. Vê aqui:

https://dew-itwebservices.com.au/installing-home-assistant-on-a-raspberry-pi-3-and-running-from-a-usb-stick/

NOTA: Depois de configurado o Rpi para fazer boot pelo dispositivo externo, NUNCA MAIS será possível fazer boot pelo SD.

1 Curtiu

O comando sudo não funciona no hassio…

Eu usei isso em raspbian, esqueci me de mencionar o mesmo.

Raspberry 3 B+ micro sd kingston 16gb.

Adicionei a parte de sondagem, ir ler a faq de vez em quando é bom :wink:

1 Curtiu

Eu tenho um servidor privado a correr Ubuntu server e corro Home Assistant atravez do docker.

No servidor tenho tambem instalado Sonarr, para fazer download automatico das series quando saem, Radarr o mesmo mas para filmes, Lidarr para fazer download de musica, Filebot para fazer download de legendas, Pydio uma cloud selfhosted do estilo Dropbox/Google Drive etc, Airsonic um “clone” do spotify selfhosted e Gogs uma versao do Github mas selfhosted.

3 Curtiram

Eu comecei a usar mais Orange Pi boards em vez de Raspberry Pi por terem eMMC de 8GB ou 16GB integrado.

Por exemplo um Orange Pi PC Plus custa a volta de 25euros, quadcore 1.6GHz 1GB RAM, ethernet e wifi 3 USB portas tem microfone integrado e tem eMMC 8GB de memoria interna e perfeito para correr HA por muitoooo tempo

Boas,
Eu instalei o Hassbian no RaspBerry pi 3 B+ com cartão Samsung SD de 32Gb.

Boa tarde Diogo,

Estes componentes, MySQL + InfluxDB + Grafana, foram instalados na QNAP?

Sim.

  • MySQL através do plugin próprio do QNAP,
  • Influx + Grafana dentro de uma VM

ok, acho que a QNAP que tenho não permite ter VMs. TS 231P.
Obrigado pela info.

Podem sempre pôr o raspberry a arrancar por pen ou disco usb assim resolvem essa situação.
O meu proximo passo é pôr um ssd por usb e pôr o raspberry a arrancar por ele. Neste momento por falta de tempo esta por pen usb.

@ricain Podes colocar um tutorial sobre como colocar o Rpi a arrancar por USB?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade