Duvida sobre iluminação

Boas, para aproveitar este tópico e como é sobre dúvida na iluminação aqui vai:

Pretendo ligar/ desligar umas lâmpadas na cozinha tipo ilha… mas também queria que conseguisse controlar a a luminosidade de ambas pelo HA. Que preciso de comprar? Sonoff por exemplo e mais para que seja dimavel e controle pelo HA?

Podes utilizar o H801. É um controlador RGBWW mas podes utilizar só para branco com a vantagem de conseguires controlar separadamente até 4 fitas individualmente.

@j_assuncao mas isso da para controlar na mesma as lâmpadas normais tipo E27 ou só mesmo fitas led ?

Só para fitas LED. O H801 funciona com tensões entre os 9 e os 48v se não me engano.

Pronto era isso. Porque preciso é para as lâmpadas normais… será que é possível ?

De cabeça não me lembro de nenhum controlador que faça isso, ou pelo menos que seja barato. O que podes fazer é comprar lâmpadas com dimming e controla-las como um grupo.

E como é que conseguia fazê-la diminuir/aumentar a luminosidade como estas a dizer?

Com lâmpadas Zigbee do IKEA e um dongle CC2531. Depois crias um grupo com as lâmpadas e ligas/desligas o grupo, assim as lâmpadas respondem todas em simultâneo.

@karma
Os fio que vão ao interruptor são de 12/24v… os interruptores são de posição fixa ou mola?

@j_assuncao vou averiguar… mas essas lampadas Zigbee são do IKEA?

@Luis_Andrade É uma instalação normal de um apartamento, por tanto sao 230v até ao ponto de luz da lampada. A ideia é mais ou menos como esta da imagem, lampadas e tudo (elas sao dimaveis), mas que consiga acender/diminuir pelo HA.

Sim, toda a iluminação inteligente do IKEA é Zigbee.

https://www.ikea.com/pt/pt/catalog/categories/departments/home_electronics/36812/

1 Curtiu

Estava mesmo agora a olhar para a mesma pagina… Sei que comprando este kit deles já faz o que quero, não fica é muito em conta.

Caso adquira, basta-me comprar o TRÅDFRI Gateway que depois ja consigo controlar tudo? Ou será que preciso de comprar o regulador de intensidade também?

Não precisas do gateway, basta utilizares um CC2531 que custa cerca de 7 ou 8 euro e faz exactamente a mesma coisa.

1 Curtiu

Lê este tópico:

1 Curtiu

@karma Se for para controlares lâmpadas zigbee com o HA a melhor opção que tens é utilizar zigbee2mqtt. Precisas de um CC2531 (procura aí no forum) e ficas com tudo integrado no HA. Podes usar lampadas zigbee do IKEA (sem tradfri gateway) e podes também adicionar outros dispositivos zigbee incluindo sensores.
dá uma olhadela na lista de compatibilidades: https://github.com/Koenkk/zigbee2mqtt/wiki/Supported-devices

1 Curtiu

Este tópico foi destacado do tópico original devido a não ser exactamente sobre o mesmo tema.

Com as lâmpadas da Xiaomi Yeelight ele não fazia o que pretende? Têm integração directa com o HA e são mais baratas que as lâmpadas do IKEA.

Sim, também pode ser feito com as Yeelight.

Bom dia pessoal.

Tenho uma fita led só de uma cor (branca), é possível arranjar um controlador para ligar / desligar e ter uma luz forte e uma luz mais fraca.

Ps: a fita só tem + - no conector


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade