Como integrar o Google Assistant no Home Assistant e dar Comandos em Português

Para integrares o teu Google Home / mini no Home Assistant primeiramente deves seguir o tutorial que está no site oficial do Home Assistant, não é difícil mas sim um pouco chato.

No teu configuration.yaml deves colocar esta configuração:
:exclamation: atenção que no exemplo deste tutorial só vou falar de como acionar switches, daí a esta configuração:

google_assistant:
  project_id: colocas_o_project_id_como está descrito na explicação_acima
  api_key: colocas_a_api_key_como está descrito na explicação_acima
  exposed_domains:
    - switch

Depois disso, a primeira coisa que deves fazer para é colocares a língua do teu telemóvel em Português do Brasil. No fim do tutorial podes voltar a por em PT-PT.

Após terás que instalar no teu Android (aqui vou explicar com android não tenho IOS) a aplicação Google Home que podes fazer download na playstore.

De seguida ao abrires a aplicação vais a este menu:

Clicas em Definições vai aparecer esta janela:

Clicas em Assistant e vai te aparecer outra janela onde clicas em Idiomas

Aqui vais colocar as línguas conforme vês na imagem:

Depois voltas ao separador Assistant e clicas em Automacão Residencial

Vai te aparecer esta janela:

Aqui se tudo correu bem na configuração que fizeste inicialmente, vai te aparecer todos os switches que tens no home assistant, porque só os switches? Porque para já só estamos a configurar switches.
Como vês também aparece nomes em Portugues e em Inglês, vais ter que editar os nomes que aparecem ai em Português para Inglês, para isso basta clicas em cima de um nome .

Neste exemplo cliquei em cima do “Luz Casa de Banho” que é o switch que tenho, também poderias ter light mas como disse, “estamos” a trabalhar apenas em switches.

Ok, ai onde diz Pseudónimo vamos colocar o nome em inglês dessa divisão, neste caso coloquei bathroom, se fosse sala poderia por livingroom, ou até outro nome em inglês.
Aqui tens sempre que colocar os pseudónimos em Inglês, porque se colocares em Português vais ter problemas, e o google não vai reconhecer para despoletar a acção.

Ok fazendo isto voltas atrás ao separador Assistant novamente, e clicas em Rotinas

Vai aparecer esta janela:

No teu caso como ainda não tens rotinas criadas vais Clicar no canto inferior direito no simbolo +
E vai aparecer isto:

Clicas onde diz: Adicionar comandos (obrigatórios)
E escreves por exemplo:
Desliga luz da Beatriz
Depois voltas atrás clicas no + novamente e voltas a escrever: Desliga a Luz da Beatriz.
No + podes adicionar as frases que queiras para ele depois accionar o comando.
Aqui a diferença nestas duas frases é a letra “a” isto porque as vezes ele assume o “a” e outras vezes não.

:exclamation: Atenção que deves escrever letra maíscula no início das frases, as vezes o google não assume por causa disso.

Ok, voltas atrás novamente aqui a esta janela:


E clicas onde diz: Adicionar Ação

E aqui vais escrever então a acão que queres despoletar em
:warning: INGLÊS.
Nesse caso como queres Desligar a luz da Beatriz, vais escrever:
turn off bedroom, lembra-te que podias escrever por exemplo room one.

Quando acabares de escrever é importante que cliques em :warning: ADICIONAR.

Ok voltando atrás terás este cenário:

Deverás no final para guardar esta rotina clicar no :heavy_check_mark: que está acima do lado direito.

E pronto tens a tua primeira rotina criada, agora neste caso se disseres:

OK GOOGLE…Desliga a luz da Beatriz…
Ele vai te retornar em brasileiro Claro, desligando bedroom.

Ok aqui podes verificar dois detalhes:
Primeiro Falas em Português, ou seja dás todos os comandos em Português, mas o feedback será sempre e Brasileiro dizendo o nome do switch que deste o nome em Inglês.

Enquanto não houver o nosso Idioma temos que nos desenrascar assim, a não ser que optes por falar em Inglês onde nesse caso já não precisarias de criar as Rotinas.
Ok fim da explicação , não te esqueças de por o telemóvel de novo em PT.

Agradecimento ao pessoal que foi dando estas dicas no nosso grupo do FB.

2 Curtiram

Em relação a um cover como funciona? O meu adiciona como switch e apenas funciona com turn on (abrir) e turn off (fechar) Não consigo parar o cover.

Na verdade não te sei responder a essa pergunta, até porque não uso covers no meu setup, mas penso que isso é ultrapassável com alguns tweaks, mas isso é para estores ? Garagem?

Sim, estores. Tenho de investigar melhor

Talvez o @Maddoctor possa dar algum input sobre isso.

O Alexa Echo Dot permite fazer as configurações e rotinas pela app ou através do site da Amazon. Por acaso alguém sabe se o Google Home tem algo semelhante? A ideia era não ter que andar sempre a trocar o idioma do telemóvel para ter acesso à configuração de rotinas.

Sim, consegues fazer o mesmo com o GHM,

Tenho o mesmo problema. Consigo abrir e fechar, mas não parar. Eventualmente pode ser resolvido com uma rotina a activar um Turn off ao switch (aos 2)

Eu em português não consigo ter acesso às rotinas e só vi isso quando mudei o idioma meu telemóvel para brasileiro.

O engraçado é que por dois dias, já lá vai quase um mês, o meu Google falou em português de Portugal e depois voltou ao brasileiro, o que quer dizer que a mudança já não estará assim tão longe.

é verdade, tb me aconteceu e foi uma coincidência ainda maior porque eu não uso o pt-br e activei mesmo nesses dias em que falava pt-pt.
Infelizmente, e a julgar pelo que aconteceu com o pt-br, é provável que seja consideravelmente inferior à EN e ter as duas é impossível porque estragam-se mutuamente.

O engraçado e que eu não me tinha dado conta e que no tutorial eu não me apercebi é que podemos criar as rotinas em Brasileiro e depois voltar a colocar o telemovel em pt-pt que , mesmo desaparecendo a opção rotina ela fica gravada pode sempre ser utilizada, muito embora, criei, o GH efectou, mas curiosamente não “piou”.

Eu tenho um telefone antigo em En . Q quando quero alterar rotinas, ligo-o

Excelente ideia @tmarquespt! Nunca me tinha ocorrido isso…

1 Curtiu

obrigado pela partilha, cmg correu tudo bem, tirando a parte que depois de autenticar não me aparece os meus dispositivos alguma ideia?

Mostra lá o teu yaml do Google

aqui vai…


google_assistant:
  project_id: minha_app_google(ID)
  api_key: api_key_gerada
  exposed_domains:
    - temp_exter
    - light
    - script
    - climate
    - media_player
    - scene
    - fan

Eu apenas tenho um suposto sensor de temperatura e humidade ( via tasmota), ainda sem sensor, mas deveria aparecer lá nos dispositivos, com a versão “paga” do hass.io no Google aparece, gostaria de saber a disponibilidade de quem já tem uma app criada na cloud Google, para me ajudar nesta situação pois o meu objectivo de automatização da casa passa todo pelo Google assistente. Agradeço o vosso tempo disponibilizado a causa. Se possível via team viewer para mais rápida resolução.

@Toze1619 não existe nenhum domain chamado temp_exter e de certeza que tens erros sobre isso no teu ficheiro de log (sitio onde se vai sempre primeiro para verificar este tipo de problemas).

Por vezes, é bom ler as páginas oficiais:

Apaga a entrada - temp_exter e reinicia o HA. Depois faz de novo a integração para ver se aparecem dispositivos.

Para adicionar um dispositivo individualmente (que não esteja num dos domínios expostos) deves usar o entity_config.

Não tinha erros de log, mas pelo sim pelo não apaguei, reiniciei o hass e não me aparecem dispositivos no Google home…depois de chamar outra vez a APP e fazer o devido login…
No final ao dar ok, ele salta novamente para a página de adicionar dispositivos…

E na página principal da app Google Home o que te aparece? Mostra uma captura de ecrã disso.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade