Como instalar e configurar Estores com BodeMota (Desactualizado)

:warning: Este tutorial está desactualizado devem utilizar este

0bc4eb8a4fcc4b60e14b57d7ccc37230f8d5f863_2_640x430

Viva a todo o forum
Este é o meu primeiro tutorial aqui e espero que venha ajudar a quem dele precisar.

Este tutorial serve para ajudar a instalar o firmware tasmota adaptado pelo Stefan Bode que se destina essencialmente ao controlo de persianas ou estores. Podes descarregar :point_right: aqui

Vou tentar explicar de uma forma facil e simples como fazer as coisas passo a passo e usando o
sonoff dual, pois penso ser para estes casos, o mais utilizado e indicado.

1 - Instalação do Tasmota do Stefanbode

Primeiro teremos de instalar o firmware, e esse passo faz-se exactamente como o tasmota original.

Caso já tenham o tasmota instalado e tudo montado e sem vontade de desmontar tudo, aquilo que eu tenho feito e que até agora não deu qualquer tipo de problema, é instalar o sonoff-minimal e depois instalar o firmware do stefanbode.
Uma vez instalado o firmware, acedemos ao sonoff através do IP e fazemos todas as configurações tal como fazemos no tasmota original e configuramos o MQTT.
Configuramos o sonoff como Dual R2 (39), exactamente da mesma forma como na configuração Tasmota

Ao fazer Save ficamos então com os 2 switchs do sonoff dual operativos
Ter em atenção que nesta instalação um dos switchs está entre o GPIO0 e o GND, sabendo que caso haja uma falha de luz e ao voltar esses dois pinos estejam conectados , o sonoff entra em modo de programação e não inicia, mas como no meu caso são switch de pressão
essa situação não acontecerá, mas para as outras pessoas, poderão optar pelo posição RX ou TX em vez do button 0

O passo seguinte será activar as configurações na consola.
Vamos então ao menu “Console” para activar os seguintes códigos:

SetOption14 1 -> Este comando irá habilitar o modo interlock dos dois interruptores, e assim evitar que possam funcionar os dois ao mesmo tempo.

( Agora nestas ultimas versões o comando SetOption14 1, deverá ser substituido pelo comando Interlock 1 )

SetOption80 1 e SetOption81 1: Esta função irá activar a funcionalidade de operar com as persianas.
Depois dos comandos serem introduzidos, deveremos reiniciar o sonoff e assim que este se reiniciar irá aparecer a barra (Slider).

Agora que activamos a funcionalidade, passamos à fase de configuração dos tempos de subida e descida.
Acedemos novamente à consola e vamos dar os seguintes comandos

SHUTTEROPENDURATION X : O X aqui é o tempo necessário em segundos para abrir a persiana completamente

SHUTTERCLOSEDURATION X : O X aqui é o tempo necessário em segundos para fechar completamente a persiana

PowerRetain 1: Para manter a posição da persiana quando iniciar o HA

2 - Calibração

Com este processo temos então as nossas persianas a funcionar com o controle de posição, mas para termos um ajuste ainda mais correcto e real devemos proceder a uma calibração da persiana , porque os 50% na barra quase nunca coincide com os 50% de abertura real da persiana. Para isso basta colocar a nossa persiana onde nós achamos ser os tais 50%, no meu caso é 63%, vamos à consola e damos o seguinte comando

SHUTTERPOSITION 63

e confirmamos se realmente a persiana pára onde achamos ser os 50%
se não for deveremos ajustar o valor para o pretendido, subindo para 64 ou descendendo até encontrar a posição ideal.

Como no meu caso o valor é 63 e deve ser para a maioria das pessoas que tem persianas de laminas, então anotamos esse valor, fechamos de seguida a persiana e novamente na consola damos o comando:
shutter50percent X: O X aqui o valor anotado que neste caso é o 63
reiniciamos o Sonoff

Agora já temos as persianas calibradas e ao dar-mos a instrução para a colocar nos 50 , a persiana subirá ou descerá até aquela posição.

Agora vamos configurar os interruptores e no caso dos meus são da legrand e são de pressão, por isso no meu caso tive de programar na consola os seguintes comandos

SWITCHMODE1 3
SWITCHMODE2 3

3 - Configuração do Home Assistant

No home Assistant e para configurar tudo devemos criar a estas linhas em yaml que no meu caso criei o ficheiro quarto.yaml

com as seguintes linhas

cover:

  - platform: mqtt
    name: "Persiana Quarto"
    availability_topic: "tele/persianaq/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    position_topic: stat/persianaq/SHUTTER1
    position_open: 100
    position_closed: 0
    set_position_topic: "cmnd/persianaq/shutterposition"
    value_template: "{{ value | int }}"
    command_topic: "cmnd/persianaq/backlog"
    payload_open: "SHUTTEROPEN"
    payload_close: "SHUTTERCLOSE"
    payload_stop: "SHUTTERSTOP"
    retain: false
    optimistic: false
    qos: 1

Depois de introduzir estas linhas, bastará reiniciar o Home assistant

Agora precisaremos de adicionar no HA o slider e para isso teremos de adicionar o custom component ‘slider-entity-row’ que podemos encontrar aqui

copiamos o slider-entity-row.js pasta config/www do Home Assistant

Após isso vamos ao Home assistant e clicamos onde está os 3 pontos
foto3pontos

Voltamos a clicar em Configurar UI
configurar%20UI

após isso voltar a clicar nos 3 pontos e selecionar
editorconfigura%C3%A7%C3%A3o

aí introduzir

resources:
  - type: js
    url: /local/slider-entity-row.js

Depois de tudo feito
ir ao Home Assintant , criar uma “Entity” e colocar no meu caso isto

entities:
  - cover.persiana_quarto
  - entity: cover.persiana_quarto
    full_row: false
    icon: 'mdi:blinds'
    name: Estado
    secondary_info: last-changed
    type: 'custom:slider-entity-row'

e o resultado deverá ficar assim
foto5

5 Curtiram

Muito interessante. No meu caso já tenho tudomontado mas com firmware Espurna, achas que também dá para instalar o sonoff minimal e depois o firmware do Stefanbode?

A funcionalidade do slider é interessante e, se percebi bem, neste firmware dá para evitar que o sonoff entre em modo programação qd os pinos estão ligados?

Obrigado.

Sim, dá sem qualquer problema

1 Curtiu

@miruim, antes de mais parabéns pelo excelente trabalho e pela partilha de conhecimento.
Obrigado :star: :star: :star: :star: :star:

Parabens @miruim,

que seja o primeiro de muitos que todos temos sempre todos os dias algo a aprender.

excelente tutorial @miruim :slight_smile:
muito obrigado por partilhar o conhecimento com o pessoal !!!

Para quem quer fazer uma automação pode usar o seguinte:

automation:
#Abrir Estores
- alias: Abrir Estores
  initial_state: true
  hide_entity: true 
  trigger:
    platform: time
    at: "20:45:00"
  action:
    - service: cover.set_cover_position
      data:
        entity_id: cover.persiana_hall
        position: 100
        
        
#Fechar Estores
- alias: Fechar Estores
  initial_state: true
  hide_entity: true       
  trigger:
    platform: time
    at: "20:46:00"
  action:
    - service: cover.set_cover_position
      data:
        entity_id: cover.persiana_hall
        position: 0    

As automaçoes apresentadas são para abrir ou fechar.
Caso pretendam uma automação para abrir só metade dos estores, podemos trocar a position: 100 para position: 50.

3 Curtiram

Boa noite, parabéns pelo tutorial e obrigado por compartilhar.
Qual foi o hardware utilizado ? Digo os motores e persianas ?

@miruim Fantástico toturial. Eu já uso o que cá existia no fórum, mas esse para o que gostava de fazer parece-me mais interessante, poder abrir e fechar para uma certa percentagem. Podes colocar mais fotos das ligações para os botões? Ou as ligações são as mesmas que as do toturial já cá existente? Outra questão é, eu uso o tasmoadmin e já fiz upgrade e downgrade de sonoff. É possível fazer com este também ou preciso mesmo a app que mencionaste?

@maxcalavera, as ligações são precisamente as mesmas. Fisicamente não é preciso mexer em nada!

As persianas são aquelas chamadas de lâminas, ou seja as convencionais. Os motores das persianas são os de 4 fios, onde o neutro é comun e depois leva a fase no fio, ou para descer ou para subir e por fim, o fio de terra.

Mas eu irei usar para estores. Mas vai de encontro ao mesmo acho eu.

Boas!

antes de mais agradecer ao @miruim pelo tutorial. excelente!
Para quem tem BHonofre, deixo a configuração do modulo (não sei se haverá outra maneira, mas consegui por a funcionar assim):

Quanto á criação do card no HA, perdi um pouco de tempo porque faltava, ou no meu caso não devia apagar, o “type: entities” na primeira linha (eu estava a copiar e a colar o código direto daqui).

Estava a usar o código do Madblinds V2, e comparando, parece-me que este é um pouco mais lento a responder aos comandos no HA do que o Madblinds. Alguém notou isso?

Bom, hoje experimentei com sucesso este tutorial. @calmeida em comparação com a configuração espurna que tinha (e que tenho nos restantes estores) tb me parece haver um pequeno delay, mesmo não só no HA mas mesmo no controlo web do firmware. Mas acho que vivo bem com isso, até porque 90% das vezes estará tudo automatizado.

A única coisa que não correu tão bem foi flashar o sonoff-minimal em cima do espurna pela interface web. Depois de flashar não consegui aceder ao módulo e acabei por ter que desmontar e flashar novamente por USB. Há algum passo que deva fazer para que a transição espurna - tasmota corra bem?

Bom, todo o processo que referi era de tasmota original para esta versão. Nunca tive outro firmware para além de de tasmota a não ser 2 interruptores bh Onofre que tenho aqui e que nunca alterei.

1 Curtiu

Experimentei a migração espurna->tasmota, agora com sucesso, noutro sonoff. Desta vez fiz factory reset e depois fiz o upload do firmware (bin) do BodeMota via interface web. Aparentmente está pronto a ser configurado.

1 Curtiu

@miruim que programa usaste para enviar o firmeware para o sonoff? Posso usar o tasmoadmin? Tenho outra dúvida. Primeiro tem de se enviar os sonoff_minimal e só depois é que se envia o bodemota?
Obrigado pelo tutorial.

@maxcalavera quando digo para colocar o minimal primeiro, digo porque parto do principio que já tem o tasmota flashado e como um por cima do outro dá erro devido ao tamanho, fazendo um upgrade primeiro com o minimal, deixa então fazer um firmware upgrade como o stefanbode.
Como já tinha tasmota nos meus sonoff , bastou entrar por ip no sonoff e daí fazer o firmware upgrade

@miruim consegui seguir o teu tutorial e já está a bombar. Gostava de te deixar uma sugestão que para mim me parece ser uma boa aposta. De salientar que não testei o SWITCHMODE1 3, Contudo eu uso o SWITCHMODE1 5 pois permite que com um simples toque a persiana baixe ou soba automaticamente. Ou seja, não precisas de estar a calcar no botão e esperar que ela abra ou feche. Isto no caso de usares botões de pressão.
Muito obrigado pelo excelente tutorial.

@maxcalavera, bom dia, o meu com o 3 faz precisamente isso. Toco no botão e desce automaticamente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade