Posição dos estores com hall sensors

Boas,

Estava para aqui a pensar, e será que é boa ideia usar o wemos com hall sensors em 3 sítios diferentes dos estores para saber em posição estão?
Por exemplo 1 sensor para identificar que está fechado, outro que está aberto, e outro quando tem os furinhos abertos.

Deve ser uma coisa fácil de fazer… Digo eu que não entendo nada disto :stuck_out_tongue:

que equipamento estás a usar e com que firmware? (para controlar os estores)

para saberes a posição dos estores, tens soluções mais fáceis e que funcionam muito bem.

@tmarquespt estou a testar BH Onofre especial para estores, e estou com o firmware original.

pois… então tens de perguntar ao Horta :slight_smile: De resto é como o ricreis disse. Eu uso a opção do bodemota

E funciona bem? Ou vai desenrascando?

sem falhas de maior. A única coisa que sucedia por x era ele perder ligeiramente a calibração e não subir os ultimos 10cm.

Resolvi isto com uma automação que me fecha o estore na totalidade à noite (se já desces os teus na totalidade de x em x tempo, nem deves dar pelo problema)

De qualquer maneira isto pode ter a ver com alguma falha nos tempos de subida/descida do estore, e com o setup da posição de meio. A verdade é que como funcionam bem, nunca mais lhes toquei :stuck_out_tongue:

Mas há mais gente por aqui com o ‘bodemota’ que te pode dar feedback. Como hw uso shelly2

Obrigado @tmarquespt
@brunohorta já tentaste o bodemota no Onofre de estores? Estás a pensar adicionar algo parecido no teu firmware?

Imagino que seja possível usar o bodemota com o Onofre estores, mas tens de ver como funciona a activação dos relés. Não sei se é possível usar umas regras para isso ou se implica mesmo alteração no core.

Com uns reed switch também te safas para saber a posição dos estores. Para mim a solução por software funciona bem.

1 Curtiu

Aqui igualmente bem com bodemota. Nunca tive problemas. Estou a usar o sonoff dual r2. Com Google home até posso escolher a posição por voz.

Pois, eu estou à espera de uma resposta do @brunohorta, não sei se o Onofre de estores é compatível com o bodemota.

1 Curtiu

@KaYs3r com certeza dá com o Onofre

@ricreis394 o Onofre de estores tem os relés ligados de maneira diferente dos outros, por isso a minha dúvida.

Como assim? Pelo que sei, só muda a “marca” dos relés, de resto é igual. Para o software vai dar ao mesmo teres de uma marca ou de outra

@ricreis394 há um novo Onofre que foi feito especificamente para estores, em que os relés estão ligados de maneira diferente. Um relé indica a direcção, e o outro liga e desliga a corrente.

Mete aqui o esquema da electrónica do teu Onofre.

O bruno está a preparar o firmware dele para obter a percentagem dos estores. O mesmo que o bodemota faz. Talvez no teu caso compense esperar mais uns dias.

1 Curtiu

@ricreis394 Já vi no FB, obrigado :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade