Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531

@ricain sim, neste momento tenho sensores temp e humidade, sensores de porta, inundação e interruptores dos quadrados e dos redondos da xiaomi. E agora adicionei a lâmpada do ikea e o dimmer (disco magnetico).

2 Curtiram

Boas,
no passado já tinh adquirido o dongle aqui mencionado, o CC2531, mas na altura não o consegui flashar. A minha questão é, eu tenho estores eléctricos controlados por interruptores legrand que comunicam entre eles por zigbee. Será possivel controlar estes estores usando o dongle mencionado?

Obrigado!

Se eles forem realmente zigbee, sim, tem toda a possibilidade disso (pode ser necessario algum codigo para os suportar)

É depois preciso integrar o dongle na mesh? Tenho de rever os links que deixaram aqui no forum a ver se consigo flashar o dongle :slight_smile:

Não, o dongle depois serve de controlador (gateway) de Zigbee. Para utilizares os interruptores tens de os emparelhar com o controlador.

Não. Comunicam directamente com o dongle e o dongle comunica por mqtt com o HA.

atenção que para funcionar com o zigbee2mqtt é preciso ser suportado. Podes ter de desbravar o terreno de forma a criar suporte para isso.

Tens aqui a lista dos dispositivos suportados:

e tens lá um link que explica como adicionar suporte a outros equipamentos. Pessoalmente nunca experimentei por isso não sei se é um processo fácil. Mas acho que deves tentar :slight_smile:

1 Curtiu

Alguém em Lisboa/Margem sul com o Debugger que me possa flashar o sniffer please? O debugger chinês que mandei vir não é detectado pelo pc.

E instalaste o software primeiro?

Sim segui o guide o problema é que nem sequer é detectado no gestor de dispositivos mas o led acende vermelho.

Mas quais foram os passos exactamente e que ficheiro usaste para flashar o CC2531?

Tal e qual como está no guide:

1 - Instalei o SmartRF Flash programmer V1
2 - Instalei o driver do CC Debugger.
3 - Conectei os dispositivos entre eles (Connect CC debugger --> Downloader cable CC2531 --> CC2531 USB sniffer)
4 - Conectei ao PC o Debugger e o Sniffer. (o Sniffer é detectado mas o debugger não.)

O Debugger nem sequer aparece no SmartRF Flash Programmer.

Mesmo quando o ligo o Windows não dá sinal nenhum nem sequer aparece como dispositivo desconhecido. No entanto o led fica a vermelho.

E estás a utilizar o separador certo?

Estás a ligar a ficha no CC2531 da maneira correcta?

Ligaste também o CC2531 a uma ficha USB? São precisas duas fichas, uma para o CC Debugger e outra para o CC2531…

Depois de tudo ligado carregaste no botão #Reset" do CC Debugger?

Sim fiz isso tudo. Como te disse antes ele nem sequer aparece no device manager. O CC2531 aparece mas o debugger não.

E aparece-te algum dispositivo no Device Manager marcado com um ponto de exclamação?

O driver do Debugger é instalado pelo SmartRF e não precisa de instalação separada pelo que pode ser esse o problema. Experimenta desinstalar tudo e instalar de novo.

O meu aparece assim:

Capture1

Já fiz isso também. Não aparece nada no device manager, nem conhecido nem desconhecido. Nem o Windows da o som típico de quando se liga algo ao USB.

Muito estranho… Já tentaste noutro PC?

E uma outra questão, já tentaste com outro cabo diferente? É que se a luz do Debugger acende mas o Windows não faz o som de reconhecer o dispositivo dá-me ideia que o cabo que estás a utilizar é um cabo de carga…

1 Curtiu

Já tentei em mais dois PCs e um deles Linux e é a mesma coisa. Testei com dois cabos. Um é o que utilizo para ligar a Xiaofang e outro é o que uso pra carregar uns phones que tenho. Não devia dar na mesma?

tanto o cc debugger como a dongle teem que estar alimentados (via usb)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade