Como criar uma rede ZigBee low cost com o CC2531

Boa, vi aqui que já há uma versão para o CC2531 para router mesmo (fim da página)

1 Curtiu

Sim é isso que esta explicado na thread :slight_smile: as conclusões da thread são guardadas na wiki :wink:

Apenas duas pequenas correcções:
o gateway da xiaomi não tem de estar ligado à cloud… Se bloqueares o acesso dele à internet no router, continua a funcionar perfeitamente com o HA e é tão seguro como outro componente qualquer…
Outro pormenor importante: os sensores da xiaomi não funcionam em mesh, isto é, não repetem o sinal… O único componente que repete sinal é a tomada inteligente zigbee. A xiaomi fez isso para que os sensores poupem bateria. Assim só “gastam” quando há actualizações de estado superiores a X%. Se querem “prolongar” o alcance é necessário colocar tomadas de X em X metros…Isto com o setup original e não com estes dongles.

@Maddoctor: Baralhaste me agora… quer dizer os sensores da xiaomi não fazem mesh, e caso pretendo usar esse dongle CC2531 tenho que comprar uma tomada inteligente para poder expandir o sinal?

Com cc2531 e afins não sei, apesar de me parecer que será igual… Com o sistema original (gateway e tal) sim, a forma de expandir é colocar uma tomada inteligente das xiaomi zigbee… Com cc2531 podes fazer como o dgomes disse acima…

@ricain Os sensores normalmente (digo normalmente porque não conheço todos) não fazem mesh. E o motivo é simples: gestão de energia. Tipicamente os sensores estão com o rádio desligado e só enviam a informação de x em x tempo (alguns enviam quando existe uma variação superior a Y no parametero que estão a medir). Se tivesses um sensor a correr a pilhas com rádio activo 24/7 possivelmente só durava uma semana.

Relativamente ao CC2531, existe um firmware específico para ele estar a funcionar como router de pacotes e assim fazer de repetidor de rede. Ainda não experimentei porque enquanto não chegar o debugger não tenho forma de os programar. A ideia é ter um, ou mais ligados por usb espalhados pela casa a fazer roteamento de pacotes zigbee uma vez que no meu caso dificilmente o CC2531 no RPI vai ter alcance para todos.

A tomada da Xiaomi também é uma solução. Existem outras, mas penso que esta seja a mais barata.

É como o @tmarquespt explicou, o meu cc2531 está a fazer uns 8m sem stress mas para chegar de forma consistente ao piso de cima estou a usar uma tomada zigbee colocada algures pelo meio do caminho.

Pensa nas tomadas como repetidores de sinal, não são estritamente necessárias mas ajudam

olá @dgomes

Já instalei o cc2531, e aquilo funcionou bem durante umas horas, mas depois começou a dar erros no addon. De vez em quando liga, mas depois acaba por falhar, e dou por ela com o led apagado e erros no addon.

Também tens comportamentos estranhos? ou a tua funciona bem?

Não tenho qualquer problema… mas tb nao uso o addon

Seria importante partilhares os erros

90% das vezes que reinicia o addon diretamente ou por restart do hassio dá-me isto. Normalmente só desligando a corrente e voltando a ligar é que ele recupera (mas também não é sempre). Já estou a ver no wiki como activar o debug para ver se consigo ter mais informações.

[Info] Configuration file found. Will overwrite configurable               fields with values from add-on configuration
[Info] Configuration written to /share/zigbee2mqtt/configuration.yaml
[2018-06-10 16:47:19] PM2 log: Launching in no daemon mode
[2018-06-10 16:47:19] PM2 log: Starting execution sequence in -fork mode- for app name:npm id:0
[2018-06-10 16:47:19] PM2 log: App name:npm id:0 online
> zigbee2mqtt@0.1.0 start /app
> node index.js
2018-6-10 16:47:23 INFO Starting zigbee-shepherd
2018-6-10 16:47:31 WARN Error while starting zigbee-shepherd, attemping to fix... (takes 60 seconds)
2018-6-10 16:48:31 INFO Starting zigbee-shepherd
2018-6-10 16:48:39 ERROR Error while starting zigbee-shepherd!
2018-6-10 16:48:39 ERROR Failed to start

O log do debug está aqui

https://hastebin.com/esidoliquz.sql

Não sei se consegues ver alguma coisa de útil.

Timeout a falar com a dongle… talvez flashar outro firmware ?

eu meti o CC2531ZNP-Prod.hex que está no wiki.
Existe algum outro?

Pois…

Eu estou a usar o CC2530ZNP-Pro-Secure_LinkKeyJoin.hex

Meti o Pro Secure Standard (sem linkjoin) com este downloader cable:

Está a funcionar e parece bastante melhor. Já fiz restart várias vezes sem que ele falhe.

Não consigo emparelhar nem a lâmpada nem o dimmer do Ikea. Tens algum destes a funcionar?

Não tenho esses equipamentos (so XIaomi’s Aqara) mas parece-me pelo wiki do projecto que os mesmo são suportados… podes é ter que lhes fazer reset 1º

Já fiz (again and again) Há malta a dizer que teve uma hora nisto até emparelhar :expressionless:
Até já emparelhei primeiro com o comando deles e voltei a fazer reset (parece que funcionou para alguém no fórum).
Se tiver o debug off, não vejo nada. Se estiver on, vejo que o CC vê a lâmpada mas algo falha:

2018-06-10T20:15:11.724Z pm2:client Calling daemon method pm2:getMonitorData on rpc socket:/root/.pm2/rpc.sock
Sun, 10 Jun 2018 20:15:13 GMT cc-znp:AREQ <-- ZDO:tcDeviceInd, { nwkaddr: 45736, extaddr: '0x000b57fffe2ddb0e', parentaddr: 0 }
Sun, 10 Jun 2018 20:15:13 GMT zigbee-shepherd:msgHdlr IND <-- ZDO:tcDeviceInd
2018-06-10T20:15:13.617Z pm2:worker [PM2][WORKER] Processing proc id: 0
2018-06-10T20:15:13.622Z pm2:worker [PM2][WORKER] My job here is done, next job in 30 seconds

Aquele endereço é da lâmpada do IKEA. Acontece-me o mesmo com o dimmer.

A quem interesse ligar lâmpadas ou o dimmer do IKEA (penso que são os únicos suportados até ao momento) o firmware que têm de ter na cc2531 é o CC2531ZNP-Pro-Secure_LinkKeyJoin.hex

O que está indicado no wiki não funcionou, e da lista que o @dgomes deu experimentei o CC2531ZNP-Pro-Standard.hex primeiro (que também não deu). Apenas com o CC2531ZNP-Pro-Secure_LinkKeyJoin.hex consegui emparelhar com os equipamentos do IKEA. (à primeira)

Obrigado outra vez Diogo.

1 Curtiu

Funciona para os sensores xiaomi esse firmware?

Ricardo eu penso que sim, o Tiago não ia ter aquilo so a funcionar para “ikea”


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade