Ajuda para instalação de interruptores inteligentes

Olá! Eu sou verdinha nestes temas mas estou a fazer obras e remodelar toda a rede de electrica de um apartamento e gostaria de a tornar inteligente. Peço aqui a vossa ajuda para validar se o que estou a pensar fazer está correcto, por favor. E também gostaria de saber as vossas opiniões por favor.
Eu necessito fazer comutação de escada em varios pontos da sala. Estou a pensar colocar 3 interruptores triplos Sonoff Wifi + RF (em 3 pontos distintos) e depois outros 3 só com RF, sem fios, também triplos para repetir os comandos dos anteriores.
É possível fazer isto sem problemas?
Não me vou arrepender no futuro por não ter aberto roços e passar fios?
Quais as possiveis desvantagens desta solução face a outras soluções, por exemplo utilizar interruptores normais com relé Shelly 1, por favor?
Agradeço desde já a vossa ajuda e disponibilidade :wink:

A primeira coisa que deves esquecer é o RF. É muito bonito mas é uma tecnologia unidirecional e como tal não tens feedback dos comandos.

O facto de ires ter comutações de escada não implica que tenhas de ter interruptores “inteligentes” nos dois lados. Basta que instales na caixa de onde saem os condutores que vão para a iluminação, no outro lado bastam os interruptores “normais”. Podes ver o esquema nesta imagem que está publicada aqui no fórum noutra publicação pelo @FSousa.

4e4c596ed0d8605bb3a6e706bc170d0f19e1206b_2_640x360

Eu pessoalmente iria pela solução dos Shellys ou por uma solução Zigbee. Em nenhuma das opções precisas de fazer alterações à instalação elétrica “normal”. Apenas deverás reforçar a ideia de utilizar caixas de aparelhagem fundas em todos os pontos onde vais ter interruptores.

Seja como for, e já que vais fazer remodelações, podes aproveitar para ler o tópico.

EDIT 1: Só para esclarecer que podes perfeitamente ter interruptores inteligentes dos dois lados do circuito mas a solução que te dei acima tem a enorme vantagem de mesmo que falhe o HA, o wifi ou o Zigbee os interruptores vão SEMPRE cumprir a sua função.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade