Projecto de Rede UniFI - pedido de esclarecimentos

Boa tarde,
após muito ler quer aqui no forum quer noutros locais, queria pedir a vossa ajuda e orientação.

Não sendo a arquitectura de redes o objecto deste Forum, resolvi criar este Tópico porque cheguei à conclusão que quem quer realmente usufruir das enormes capacidades do Home Assistant não deve começar pelo telhado.

A minha Rede interna não está minimamente preparada para esse fim e como tenciono definitivamente adoptar o Home Assistant cá em casa e migrar depois para casa que já está em construção, terei de aprender uito em temos de configurações de rede, por isso criei o seguinte esquema para depois de analisarem me poderem esclarecer e aconselhar melhor.


Esta é a minha ideia após ver o topico do @FSousa e outros.
As dúvidas em que precisava de ajuda são:
1.- Os Dispositivos HA ligados aos diferentes AP’s poderão ser utilizados para automações em conjunto, pois a rede será a mesma certo?
2.- Este tipo de Solução inviabiliza o uso do comando MEO no telemóvel? esta solução do @Luis_Andrade parece espetacular mas ainda vou ter de ler muito sobre isto.
3.- Mantendo esta configuração, ao mudar de habitação a 1ª Fase continuará a funcionar e será apenas necessário implementar a segunda Fase certo?
4.- As especificações do UAP AC Pro falam em 122 metros de alcance mas em meio interior alguém tem experiência da distância real de alcance para que os equipamentos tipo sonoff mini tenham bom sinal?
Fico a aguardar a vossa boa vontade e paciência para me ajudar a implementar este projecto
Obrigado desde já

O AC LR até fala em 180 interiores … duvido , mas que sejam 60m (não era nada mau)
Em conversa com um dos “nossos” gurus" j_assuncao, referiu algo muito pertinente, o AP até pode chegar aos 60m ou mais, o device até o "ouve a pergunta " … e depois ? responde, mas não tem capacidade de “gritar” para que a sua voz chegue ao AP.

Não tendo nenuhum equipamento AP desses, de facto acabei por verificar essa situação, o wifi até chegava ao ponto, com o telemovel conseguia ter net, mas o device (um wemos) não, depois aproximei o device do AP e já comecou a dar.
Conlusão o alcance não depende só de um dos participantes.

Bem eu já imaginava que os valores seriam bem menores e também tinha lido o comentário do @j_assuncao relativamente à “capacidade de resposta” dos equipamentos, por isso é que estava a ver se alguém tinha alguns casos reais mas fiquei um bocado desiludido com os valores apresentados na Comunidade Ubiquiti. Eu precisava apenas de um raio de 20 metros com boa rede em espaço interior.

Em resposta a:
1 e 2 - Depende como as redes vão comunicar entre si. O importante é todas chegarem ao HA. Podes criar várias vlans para diferentes SSIDs e definir o que pretendes que passe de umas para outras. Ser wifi ou por cabo será indiferente.
3 - Sim.
4 - Vai depender de muitos fatores. Em comparação com um router do operador vais ter melhor cobertura e qualidade de sinal.

Vai sempre existir um compromisso no que respeita a APs wifi no alcance interior, … tendo em conta não só a potência do equipamento, respeitando as normas, como a sensibilidade para receber. Muitas das vezes, determinadas marcas anunciam capacidades que não só não são reais como não são viáveis pela qualidade de ligação. Nesta matéria, mais APs e com menos potência de sinal é a solução ideal… apesar do custo adicional.

Parabéns, porque vais começar da melhor maneira dando importância aquilo que de facto é importante. A maioria opta por deixar a rede para o fim da lista e depois vêm aqueles problemas do costume. Mal comparado, é como desenvolver carros de alta cilindrada sem ter as estradas ainda alcatroadas.

Depende se vais usar VLANs ou não mas em principio desde que a gama de IP seja a mesma não haverá problemas em comunicarem uns com os outros.

Que eu tenha conhecimento não.

Não há motivos para deixar de funcionar.

Em radio-frequência as especificações são para esquecer, cada casa é um caso. Tanto podes ter um AP a cobrir totalmente uma casa de 100m2 como ter o mesmo AP noutra casa e apenas cobrir duas divisões. Tudo depende dos materiais usados na construção, disposição da cozinha e WCs na planta da casa, posicionamento dos APs, etc.

P.S.: Tal como já tinha referido numa resposta ao @PDM (não me lembro se aqui ou no nosso Discord) é preferível comprar vários APs mais fracos (logo mais baratos) do que comprar apenas um muito potente.

Boa noite, eu tenho a minha rede em casa como esta na imagem, nao consigo usar o Meo-Remote estando ligado a minha rede do USG.

o Fiber Gateway está em bridge.

Muito obrigado a todos pelos contributos, vou avançar para esta solução.
Vamos ver se tenho dedos para colocar tudo a funcionar em condições. :slight_smile:

Na interface de gestão da tua rede, consegues configurar um vpn server?

Se consigo criar um vpn Sever na rede do usg ou do router meo?

Se consigo criar um vpn Sever na rede do usg ou do router meo?

No router USG, no router da meo não deve ter essa funcionalidade

No USG podes criar diversos tipos de ligação VPN.

Os utilizadores são depois geridos pelo RADIUS Server.

sim eu ja tenho um vpn server criado no usg

tenho esse server e depois ja tenho um user e uma vlan para a vpn

Obrigado, queria saber se o router possibilitava vpn server para que depois eu possa aceder através de outros dispositivos à minha rede doméstica através da VPN.

Pessoal, andei a ver alguns tutoriais sobre o router USG, nomeadamente como adicionar os APs, criar VLANS, WLANS e fiquei com algumas dúvidas sobre separar as redes em 3:

  • Rede Privada ( a ser utilizada pelo
  • Rede para os dispositivos IoT
  • Rede para convidados (só para aceder à internet)

1º Passo: Criar as VLANS
Pelo que vi, é necessário criar 3 vlans distintas tendo em toda as diferentes gamas de IP’s que quero atribuir

2º Passo: Criar as WLANs
Neste caso pretendo criar 3 wlans associadas a cada uma das vlans criadas anteriores.

3º Passo: Adicionar os APs
Uma vez que temos vlans especificas, os APs podem ser adicionadas no final sendo que ao adicionar temos de escolher qual a vlan que o AP irá utilizar. Ao adicionar o AP é necessário indicar a que vlan irá-se ligar. Adiciono um AP associado à vlan da rede privada. O AP só pode ficar associado a uma vlan? Assim não percebo como é que um AP recebe as 3 redes wifi distintas.

Ao ligar um equipamento IoT queria ligar à rede wireless “IoT Devices” que tem a sua vlan especifica mas ao ligar-me com o telemóvel queria ligar à rede wireless guest. Alguém consegue esclarecer esta parte ? Obrigado

Se o AP for unifi, podes criar varios SSID’s e atribuis uma VLAN a cada SSID. Podes criar um para os IoT, e outro para os visitantes etc

Certo… sendo assim em cada AP crio as redes wireless “IoT”,“Personal”,“Guest” associado à respetiva vlan e depois funcionam em mesh certo?

Se os APs forem Unifi, a configuração é centralizada, ou seja basta configurar na controladora, e as redes wireless são repercutidas nos AP associados.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade