Aconselhamento NUC

Eu já tive um Pi e por causa dos problemas que tive, passei para um PC com virtualbox. Agora para ter consumos mais baixos passei para um mini PC BMAX II Plus https://www.bmaxit.com/en/. E vou ficar por aqui.

Boas.

Atualmente estou a usar HA numa máquina virtual no meu portátil com disponibilidade de 1 GB RAM , o HA gasta cerca de 0.6 GB de RAM e ocupa um total de 8 GB de memória , uso este setup à cerca de 9 meses e não tive ainda nenhum problema mas queria uma máquina dedicada.

Estou a pensar em comprar uma NUC para deixar o meu portátil de ser um “PC Fixo” , único problema é que não percebo nada de NUCs , por isso pedia uma opinião.

Vi esta NUC CELERON J3455 , estou a pensar em comprar esta mais um Disco SSD de 120 GB e 8 GB de RAM.

Pelo li estava a pensar em depois instalar o Home Assistant OS.

Será que esta NUC aguenta o HA a uma velocidade razoável ?

Em relação ao setup atual , os Add-ons são :

  • MQTT Broker

  • Duck Dns

  • File Editor

Obrigado.

Não aconselho esse modelo mas sim este NUC7PJYH2 suporta até 32gigas embora na página da intel não anuncie isso.
Tenho um e recomendo.

Obrigado pela ajuda , acho que vou escolher esse modelo e inicialmente vou com 4 GB de RAM.

Olá a todos,
Estou a pensar migrar do meu PI4 para um NUC. Como os meus conhecimentos de IT são realmente limitaodos, andei a ler, mas estou um bocado confuso. O meu objectivo é mitigar o risco de falha do PI com o SD e aparentemente o custo de alterar o sistema para SSD custar-me-ia um valor que penso que começa a ser interessante ter um NUC. O NUC seria para uso exclusivo do HA, tenho VPN e QNAP separados.

Segundo os comentários do @RodolfoVieira e do @j_assuncao percebi que se utilizar o modelo NUC7PJYH2 seria suficiente. Deveria adicionar 8GB de ram e um disco de 128Gb SSD ? Ou é inadequado? Por outro lado, caso importe o snapshot do PI4, no futuro a utilização seria exactamente igual (add-ons, *.yaml, node-red, etc)?

Actualmente utilizo o HA para:

  • Alarme (controlo de portas + motion sensors) - NODE-Red
  • Controlo de temperatura
  • Vários Shelly 1 e PM
  • Shelly EM para controlo de produção solar
  • Broadlink para controlo e automação de AC
  • 3 cameras TAPO
  • Conbee II

Obrigado pela vossa ajuda!

Se estás a pensar no NUC, vai para a solução de NUC com Proxmox (NUCmox como eu lhe chamo). Em relação a RAM e disco coloca o máximo de RAM possível para o modelo que escolheres e o disco o mínimo de 500gb. Para instalares o Proxmox tens um tutorial aqui no fórum.

Obrigado @j_assuncao !
Sim a minha ideia era utilizar o Proxmox + VM - e sim já dei uma vista de olhos no tutorial (obrigado).

500gb não é demasiado? Digo isto porque tenho actualmente um cartão de 64gb e tem espaço de sobra, tudo o que é salvaguarda tenho copias redirecionadas para o QNAP, incluindo as câmeras.
O modelo que indiquei acima seria suficiente NUC7PJYH2 ? Também andei a namorar o Beelink GK J4125.

Uma dúvida talvez muito básica… é possível ter o NUC sempre em modo de arranque automático, para os casos em que falte a energia?

Obrigado

Os 500 gigas não parece ser demasiado… em mínimos, nunca iria para valores abaixo dos 250. No caso de um ssd comum, não deves ter o mesmo com uma taxa de ocupação acima dos 70-80% de forma a evitar desgaste anormal e 50 % para manter a performance consistente. Considerando que a “linha de água” possa andar nos 300-350, sobra esse espaço para: partições, formatação, OS do proxmox, VMs (caso pretendas instalar mais alguma ou LXC), snapshots, ISOs e até algum backup/restore temporário local,…

Exemplo de um comum SSD (256GB com NAND TLC)

O “arranque automático” depende de ter essa opção na bios. Podes ter modelos que permitem configurar isso ou não.

Obrigado pela resposta :slight_smile:
Entre os modelos que indicava, recomendariam algum deles? Caso estejam familiarizados claro .

Muito Obrigado uma vez mais

Se queres arranque automático foge dos Beelink!

Boa noite,

Como a grande maioria de quem quer migrar para NUC tenho um rpi3 neste momento. E estava a pensar migrar para um NUC com Proxmox e VM (ou não, mas pelo que tive a ver, acho que é a melhor opção)

Tenho o Home Assistant OS com Supervisor no RPI3 num ssd kingston 240g

Add-ons:
HACS, Xiaomi Miot Auto, Local Tuya, Node-RED, Sonoff LAN, Alexa Media Player, Duck DNS, File editor, Google Drive Backup, Let’s Encrypt, Broadlink, ESPHome, Kodi, LG webOS Smart TV, Spotify,

Integrações:
Aproximadamente #60:
Televisão telemóveis, sensores humanidade/temperatura, movimento ESPHome, sensor de porta Tuya, interruptores sonoff #8, tomadas Tuya, broadlink pro RF e IR, 2 comando STYRBAR que activa automações, 3 interruptores de estores, 3# lâmpadas Wi-Fi e zb, CC2531, xiaomi d9 dreame etc…

Automações #25 ainda não migradas para Node-RED (projeto a ser estudado)

A ideia era aproveitar o ssd para o sistema operativo e mais tarde em caso de necessidade comprar outro. Ter uma VM com Linux para utilizar de tempo a tempo, ligar outro disco para serviços FTP aceder a fotografia videos e backups.

É de salientar que não tenho muitos conhecimentos e apenas sou um curioso que vê videos do Youtube e lê algumas coisas ah ah ah

E a minha mulher manda em mim :joy: agora a sério o orçamento não é muito elevado sei que estou a pedir muito mas mais de 300€ é complicado, por esse valor existe alguma solução ou mais vale esperar e juntar mais uns cobres?

Muito obrigado

Ola
Eu passei por esse processo muito recentemente e após horas de pesquisa e aconselhamento decidi comprar um mini pc com um processador I7, não porque o Home Assistant o necessite, mas sim porque com o proxmox instalado, existem possibilidades infinitas, por exemplo criar uma VM para que os miúdos estudem…
A minha opção não foi pelo NUC que me pareceram extremamente caros comparativamente a outras marcas. Optei por um PC do OLX com um procesador recente a um bom preço, bastante abaixo do teu orçamento… No caso de tentares o OLX, corre sempre um software de benchmark por forma a te assegurar es que está em bom estado.

Em relação à migração o tutorial do Jorge é perfeito!

1 Curtiu

Passei muito recentemente pelo mesmo processo de um RPI4. Ainda estou a meio caminho, mas optei por um mini pc i5. Não sendo perito na matéria, porque também pedi ajuda aqui no canal, acho que a memória tem importância para estares á vontade em carregares as VM’s todas que desejares. Se tens preocupação com o consumo o mini pc será melhor opção. Passei de 80W para 6W, embora ainda não esteja tudo carregado. No final é capaz de chegar aos 25W a 35W. O meu i5 16GB custou 200€. Com o budjet que tens acho que consegues um i7 da 8a geração. Atenção que o mini pc habitualmente só tem 2 slots para a memória. Não comeces com simms de pouca capacidade, porque depois terás que por de lado se sentires necessidade de fazer upgrade.

1 Curtiu

Com um Intel NUC BOXNUC7PJYHN2 Intel Pentium J5005 e uma ram de 16g (dizer que dá até 32g apesar do fabricante dizer 8g alguém confirma?) para depois mais tarde passar para 32g fico bem servido? Ou pelo mesmo valor arranjo melhor?

Pccomponentes: 1 ram 16g 73€
NUC: 200€

Vale apena ou encontro melhor PC mesmo não estava muito com essa ideia pq gasta muita eletricidade.

Obrigado a todos

Desculpa a pergunta…também ando a pensar em algo parecido
Esse valor é sem a RAM e o SSD certo?

A ram de 16g é 72€ o nuc 200€

@Goncalo_Calado boa maquina e a preço porreiro. O site é de confiança https://www.lapstore.de/a.php/shop/lapstore/lang/de/a/43437/kw/Lenovo-ThinkCentre-M710q-Tiny-10MQS2SP00/

1 Curtiu

@RodolfoVieira isso tem portes gratis?

Estava a pensar ir por aí e vi Lenovo ThinkCentre M700 Tiny Core i3-6100T 3,2 - SSD 128 GB - 8GB recondicionado por 179€. Alguem tem experiencia a comprar na Backmarket? Falam em garantia de 24 meses.

As minhas questões a uma build destas são: Nem que seja daqui a muito tempo mas, pretendo aumentar essa capacidade, regra geral compro adaptador para USB e um SSD SATA novo e esta feito? Será que dá para aumentar esses 8GB para 16GB com outro pente?

O setup parece-me bem e serve para o que pretendo estou apenas a analisar o nivel de escala que possibilita.

Confesso que nao pesquisei o modelo que demonstras interesse mas diria que consegues sim aumentar tanto a memoria como disco, o modelo que coloquei ja tem 16 gigas diria que está a muito bom preço os portes tens que ver la no site, penso que ronda os 20 eur ou menos. Confirma

Independentemente do HW escolhido, como é feita a instalação do SO? Para escolher uma instalaçao por USB estes mini PC aceitam perifericos tipo keybord e mouse por usb directos na primeira utilização?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade