Aconselhamento NUC

Na minha opinião nunca é “só” para HA, queremos sempre mais :slight_smile:

Eu preferia um RPi a esse equipamento, mas sou eu, porque tenho alguns…

Já tive RPi e migrei para este https://rb.gy/7sgdev e neste momento tenho cerca de 40 serviços distintos (docker’s) em 4 VM’s no Proxmox e a média de utilização do CPU anda nos 30%.

Apenas tenho 16Gb de memória, que naturalmente estão quase sempre ocupadas. Próximo passo é fazer upgrade para 32Gb.

Essa motherboard já traz um processador é? Será que isso aguenta com um sistema de cctv adicionado no HA?

Sim já vem com CPU. Tenho o Zoneminder com, neste momento, duas cameras integradas no HA apenas para controlo. O trabalho de gravação, etc é feito pelo ZM.
Tudo em docker.

Boas pessoal!

Estou aqui a precisar de umas ideias…

Apesar de já ter dado uma vista de olhos aqui pelo fórum não encontrei o que pretendia…
Neste momento tenho dois RPI3B.
Um a correr o home assistant que neste momento começa a ficar no limite do uso de memória daí estar a procurar soluções.

O outro RPI está a correr dois serviços, hyperion e um gestor de torrents.
Tendo este ligado tenho acesso através da rede ao que está no disco anexado.

A ideia seria adquirir um NUC e poder ter tudo nele e futuramente poder adicionar algo mais.
A questão está no que escolher, devido a haver tanta variedade…

Pelo que andei a ver o ideal seguindo via NUC seria usar o proxmox, correcto?
Permitiria-me ter o Hassio a correr e ter acesso ao painel de addons, certo?
E assim ter os outros serviços do outro RPI também a correr simultaneamente no nuc…

Posto isto, o que me aconselham?

Desde já o meu muito obrigado…

Sim, é a melhor opção.

Podes instalar a versão que quiseres, Core ou Supervised.

Qualquer um que tenha no minimo 8gb de memoria, se o consumo é uma preocupação opta pelos N4000 ou N5000 senão vai para i3 ou i5. Quanto ao disco tu é que sabes o que precisas mas no minimo aconselho 250gb.

@fsilva80 não havia necessidade de abrir um novo tópico quando o mesmo assunto já foi debatido no fórum mais que uma vez.
Por essa mesma razão o assunto do teu tópico foi movido para aqui. Podes lêr e reler assuntos relacionados com NUC colocando essa mesma palavra na LUPA do lado superior direito.

Até os 200€ sem contar com memória e disco, há alguns que se destaquem?

Peço desculpa mas já o tinha feito e não tinha ficado bem esclarecido daí ter pensado criar um tópico e não utilizar outro já existente…

O preço é relativo tendo em conta que os preços variam entre lojas mas já sabes o que tens de procurar. Outra solução é comprar em segunda mão ou os equipamentos recondicionados de algumas marcas (pccomponentes por exemplo).

Falando apenas no NUC, achas que o NUC8i3BEH seria demasiado overkill?

Não é mau mas se for só para aquilo que dizes é overkill. Embora na minha opinião nestas coisas “a mais nunca é de mais”.

Certo…
Será para aquilo que disse, para já…
A ideia seria não ficar limitado no futuro caso queira adicionar algo mais…
Este foi o que me saltou mais vista, mas como disse, há tanta coisa que não sei bem o que escolher…

Então opta por esse que faz o que queres e tem margem de manobra para o futuro.

Viva pessoal !

Estou a pensar em comprar um NUC para colocar o meu Home-Assistant !

Gostaria de saber qual hardware me aconselham para não ter que estar a fazer upgrades no hardware a longo prazo :slight_smile:

Penso que o budget seria até dentro dos 300euros caso fosse algo realmente bom !

O que pretendo colocar no Home-Assistant:

  • Controlar os ac’s pelo broad link
  • Sensores de portas (Aqara)
  • Sensores de temperatura (Aqara)
  • Colocar em todos os estores e luzes shelly’s 2.5
  • Integrar cameras de vigilancia (com gravação se possível)

Posteriormente:

  • colocar fichas inteligentes para medir consumo de energia de certos equipamentos e até mesmo os controlar a distancia.

Pretendia posteriormente passar tudo para HomeKit e colocar um iPad a entrada do apartamento para ter o controlo total da casa e fazer o hub para HomeKit no telemóvel :slight_smile:

@attackk ão havia necessidade de abrir um novo tópico quando o mesmo assunto já foi debatido no fórum mais que uma vez.
Por essa mesma razão o assunto do teu tópico foi movido para aqui. Podes lêr e reler assuntos relacionados com NUC colocando essa mesma palavra na LUPA do lado superior direito.

Dentro desse orçamento novo tens:

NUC: NUC NUC7CJYH
Memória: RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB podes comprar 8GB ou se preferires podes comprar 2 ficando com 16GB
(ps:) Embora o fabricante diga que só leva 8GB suporta até 32GB
Disco: SSD SANDISK PLUS 480GB SATA III / caso queiras 1tera tens aqui a referencia tambem:
SSD SANDISK PLUS 1TB SATA III

Agora é pesquisares no google os melhores preços para essas referências.

Caso queiras ir para outro NUC novo…(mais potente) 300 euros não te chegam para tudo.

Obrigado Rodolfo… se esse suportar o que pretendo penso que não vale a pena estar a gastar dinheiro à toa :slight_smile:

O objetivo seria só mesmo colocar o HA com o que indiquei! Desde que esse já suporte as câmeras já está bom :slight_smile:

só para acrescentar a minha experiencia,
tenho um lenovo miix 320 (intel atom quad core) que tenho usado para HA,
o HA está praticamente vazio ainda, só tem 1 sonoff e mais 2-3 coisas
mas comecei a carregar com camaras e com detecção de movimento e ai é que se nota as limitações da coisa, de qq das formas, com o Shinobi consigo ter cameras 4-5 cameras 2k com detecção e gravação (na realidade tive que baixar esolução pq a rede wireless nao está feliz…)

com o zoneminder só conseguia ter 2 camaras e mal

Olá pessoal.
Espero estar a colocar esta questao no sitio correcto, para evitar abrir novo topico sobre o mesmo assunto.
Vi agora na PCDiga este Mini PC GMK NucBox | Intel Celeron J4125 | 8GB RAM | SSD 256GB
[https://www.pcdiga.com/computadores/mini-pcs/windows/mini-pc-gmk-nucbox-intel-celeron-j4125-8gb-ram-ssd-256gb-oferta-bolsa-de-transporte-kb1-256gb]

Por alto, as configurações sao:

 * **Sistema Operativo:**
  * Windows 10 Home, 64 Bits (Na lingua inglesa por defeito)
**Processador:** Intel® Celeron® J4125 Quad-Core, 2.00 GHz com Turbo até 2.70 GHz, 8 MB Cache
* **Memória RAM:** 8GB LPDDR4
* **Gráficos:** Intel® UHD Graphics 600
* **Armazenamento:** SSD 256GB
* **Interface:**
  * 2 x USB-A
  * 1 x USB-C (Entrada DC apenas)
  * 1 x HDMI
  * 1 x 3.5mm Headphone Jack
  * 1 x Micro SD Slot
* **Comunicações: Wireless AC 867 MB/s 2x2 + Bluetooth 4.2
* **Alimentação: Adaptador AC
* **Dimensões do produto: 62 x 62 x 42mm
* **Peso do produto: 125g

Acham que isto é suficiente para correr bem o HA?
O preço é agradável (289,90€) e uma vez que é pequeno é mais fácil de “arrumar”.

Se for para correr HA em cima de Debian é o suficiente mas se quiseres usar Proxmox o processador já começa a ser fraco.

Se calhar fico melhor servido com um Pi4 não?
Neste momento tenho a correr numa VirtualBox, mas queria evitar que o computador tivesse de ficar sempre ligado por causa do HA.

Não, o Raspberry tem um grande problema com os cartões SD ao correr o HA. Como a taxa de leitura/escrita no cartão é muito elevada os cartões acabam por queimar. Se investires num disco SSD externo e um adaptador e começares a fazer as contas ao que gastaste (Raspberry, fonte de alimentação, caixa, adaptador para disco, SSD) vês que mais valia ter comprado outra coisa.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade