Aconselhamento NUC

Sim aceitam. Basta um teclado o rato não é necessário.

Boa noite.
Tal como já disse noutro tópico, tenho HA a correr em box android há cerca de um ano, e nas últimas atualizações, a cada uma que faço, a vida da eMMC diminui 10%, tendo ontem chegado aos 100% (raio de medidas que o HA faz, a vida útil diminui mas a barra aumenta até aos 100% que é quando está prestes a berrar).
Hoje foi um sofrimento, notificações tardias, automatismos a não correrem por inteiro, mas vá lá, permitiu fazer um último backup!
Quero substituir a box por algo mais robusto e duradouro. A ideia passará talvez por usar proxmox. Vi este mini PC:

Aconselham? Há algo melhor nesta gama de preços ou deste gama numa gama de preços inferior?
Agradeço ajuda!

Olá, não sou a pessoa para te referir o que vale a pena ou não, no entanto talvez possa partilhar o que tenho visto e com isso fazeres a tua propria avaliação.

Começar por dizer que tenho pensado em equipamentos recondicionados e não novos, em relação ao preço tenho inclinado para os Lenovo Thinkcentre.

Algo como isto Lenovo ThinkCentre M700 Tiny Core i5-6400T 2,2 - SSD 256 GB - 16GB, recondicionado ronda os 240€ tem menos capacidade do que mencionaste e depois a maior parte dos modelos nem sequer vêm com wi-fi apenas ethernet, pela fotos tens bastantes possibilidades para perifericos, já estes não têm sequer HDMI. Diria que pelo disco e restantes extras talvez valha o dobro do preço.

No entanto gostava de colocar esta questão. Investir em HW sem wi-fi e HDMI é algo que cause algum transtorno? Eu penso que não é nada que não se resolva com um cabo de rede e um VGA ou adaptador para HDMI. Diria que mesmo num Proxmox dá para adicionar drivers de antena wi-fi externa?

Não dá transtorno nenhum. Aliás, a questão de não ter wifi é um bónus pois NUNCA se deve ter uma máquina a correr software de servidor (Home Assistant e afins) ligada por wifi. Para ter o maior uptime possível nas comunicações usa-se cabo! Não tendo wifi é menos um hardware a consumir.

Quanto ao HDMI… Para que querem ligar um monitor para ver texto? Isso vê-se numa consola remota… A unica altura em que é necessário ligar um monitor é quando se instala o SO.

Vou deixar aqui meu vídeo sobre mini pcs para o Home Assistant, no vídeo os valores deles está em reais, mas podem pesquisar em euros para verem o custo e avaliarem por vocês mesmos se vale ou não.

Beelink T4 Pro - 113 euros
Beelink GK Mini - 164 euros
Beelink U59 - 216 euros

1 Curtiu

Obrigado pelo feedback Jorge. Eu estava a fiar-me nisso mas confirma-se de quem tenha mais rotina a colocar as mãos na massa é mais seguro.

Bom dia, então não aconselha em instalar o HA directamente no mini pc, e em vez disso usar o proxmox com vm?
Quais as vantagens? Obrigado.
Vi este mini pc o que acham?
MINI PC BOX I5 8279U 8/256GB WIFI AC 2XHDMI/USB C, WIN10P (niposom.pt)

As vantagens são muitas é é dificil enumerá-las todas mas na minha opinião as opções de Snapshot e Backup valem por todas as outras.

Se antes de fazeres um update ao HA (seja ao SO, Core, Addons, etc.) fizeres um snapshot e por algum motivo correr mal o update basta fazer revert para o snapshot e em segundos (dependendo do tamanho do teu HA) vais ter tudo de novo a funcionar sem teres de reinstalar o HA e restaurares backups do HA.

O mesmo se passa com os backups, se configurares o Proxmox para todos os dias fazer um backup à VM do HA e tiveres algum problema em que o HA deixe de funcionar podes repor o backup da VM e em poucos minutos estás de novo com o HA a funcionar. Sem reinstalações nem nada, fica tudo como quando o backup foi feito.

Apenas uma nota para o facto dos backups do Proxmox, por segurança e poupança do espaço em disco, devem ser feitas para fora da máquina fisica (Disco externo, NAS, cloud, etc.). Assim, caso alguma coisa aconteça à instalação do Proxmox tens sempre maneira de recuperar o teu HA.

Uma vantagem adicional do Proxmox é o facto de por vezes se utilizarem máquinas com mais recursos que os que o HA necessita e poderes utilizar os recursos restantes para levantar outras VMs para outros serviços, tais como reverse proxy, DNS, NAS, PiHole, etc.

1 Curtiu

Já tenho uma maquina nova :wink: já á algum tempo mas devido as ferias e a ter andado a brincar com ela, ainda não tinha dito nada.
foi buscar a thinkcentre m920q e só tenho a dizer bem :smiley:

Boas onde compraste e qual o preço se é que podes dar essa informação?

Foi oferecido de uma empresa que fez upgrade das máquinas.

Troquei meu RP4 2gb por um Minipc Hp 400 G4 + I5 8 Geração + 8gb Ram + 120gb Ssd (USADO) - troquei $gb de memória por outros 16 GB, totalizando 20Gb e o ssd por um M2. Rodando proxmox. Funcionando o HASS e o NAS.

Achei o preço melhor que comprar um NUC novo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade