Aconselhamento NUC

@attackk ão havia necessidade de abrir um novo tópico quando o mesmo assunto já foi debatido no fórum mais que uma vez.
Por essa mesma razão o assunto do teu tópico foi movido para aqui. Podes lêr e reler assuntos relacionados com NUC colocando essa mesma palavra na LUPA do lado superior direito.

Dentro desse orçamento novo tens:

NUC: NUC NUC7CJYH
Memória: RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB podes comprar 8GB ou se preferires podes comprar 2 ficando com 16GB
(ps:) Embora o fabricante diga que só leva 8GB suporta até 32GB
Disco: SSD SANDISK PLUS 480GB SATA III / caso queiras 1tera tens aqui a referencia tambem:
SSD SANDISK PLUS 1TB SATA III

Agora é pesquisares no google os melhores preços para essas referências.

Caso queiras ir para outro NUC novo…(mais potente) 300 euros não te chegam para tudo.

Obrigado Rodolfo… se esse suportar o que pretendo penso que não vale a pena estar a gastar dinheiro à toa :slight_smile:

O objetivo seria só mesmo colocar o HA com o que indiquei! Desde que esse já suporte as câmeras já está bom :slight_smile:

só para acrescentar a minha experiencia,
tenho um lenovo miix 320 (intel atom quad core) que tenho usado para HA,
o HA está praticamente vazio ainda, só tem 1 sonoff e mais 2-3 coisas
mas comecei a carregar com camaras e com detecção de movimento e ai é que se nota as limitações da coisa, de qq das formas, com o Shinobi consigo ter cameras 4-5 cameras 2k com detecção e gravação (na realidade tive que baixar esolução pq a rede wireless nao está feliz…)

com o zoneminder só conseguia ter 2 camaras e mal

Olá pessoal.
Espero estar a colocar esta questao no sitio correcto, para evitar abrir novo topico sobre o mesmo assunto.
Vi agora na PCDiga este Mini PC GMK NucBox | Intel Celeron J4125 | 8GB RAM | SSD 256GB
[https://www.pcdiga.com/computadores/mini-pcs/windows/mini-pc-gmk-nucbox-intel-celeron-j4125-8gb-ram-ssd-256gb-oferta-bolsa-de-transporte-kb1-256gb]

Por alto, as configurações sao:

* **Sistema Operativo:**
  * Windows 10 Home, 64 Bits (Na lingua inglesa por defeito)
**Processador:** Intel® Celeron® J4125 Quad-Core, 2.00 GHz com Turbo até 2.70 GHz, 8 MB Cache
* **Memória RAM:** 8GB LPDDR4
* **Gráficos:** Intel® UHD Graphics 600
* **Armazenamento:** SSD 256GB
* **Interface:**
  * 2 x USB-A
  * 1 x USB-C (Entrada DC apenas)
  * 1 x HDMI
  * 1 x 3.5mm Headphone Jack
  * 1 x Micro SD Slot
* **Comunicações: Wireless AC 867 MB/s 2x2 + Bluetooth 4.2
* **Alimentação: Adaptador AC
* **Dimensões do produto: 62 x 62 x 42mm
* **Peso do produto: 125g

Acham que isto é suficiente para correr bem o HA?
O preço é agradável (289,90€) e uma vez que é pequeno é mais fácil de “arrumar”.

Se for para correr HA em cima de Debian é o suficiente mas se quiseres usar Proxmox o processador já começa a ser fraco.

Se calhar fico melhor servido com um Pi4 não?
Neste momento tenho a correr numa VirtualBox, mas queria evitar que o computador tivesse de ficar sempre ligado por causa do HA.

Não, o Raspberry tem um grande problema com os cartões SD ao correr o HA. Como a taxa de leitura/escrita no cartão é muito elevada os cartões acabam por queimar. Se investires num disco SSD externo e um adaptador e começares a fazer as contas ao que gastaste (Raspberry, fonte de alimentação, caixa, adaptador para disco, SSD) vês que mais valia ter comprado outra coisa.

Eu já tive um Pi e por causa dos problemas que tive, passei para um PC com virtualbox. Agora para ter consumos mais baixos passei para um mini PC BMAX II Plus https://www.bmaxit.com/en/. E vou ficar por aqui.

Boas.

Atualmente estou a usar HA numa máquina virtual no meu portátil com disponibilidade de 1 GB RAM , o HA gasta cerca de 0.6 GB de RAM e ocupa um total de 8 GB de memória , uso este setup à cerca de 9 meses e não tive ainda nenhum problema mas queria uma máquina dedicada.

Estou a pensar em comprar uma NUC para deixar o meu portátil de ser um “PC Fixo” , único problema é que não percebo nada de NUCs , por isso pedia uma opinião.

Vi esta NUC CELERON J3455 , estou a pensar em comprar esta mais um Disco SSD de 120 GB e 8 GB de RAM.

Pelo li estava a pensar em depois instalar o Home Assistant OS.

Será que esta NUC aguenta o HA a uma velocidade razoável ?

Em relação ao setup atual , os Add-ons são :

• MQTT Broker

• Duck Dns

• File Editor

Obrigado.

Não aconselho esse modelo mas sim este NUC7PJYH2 suporta até 32gigas embora na página da intel não anuncie isso.
Tenho um e recomendo.

Obrigado pela ajuda , acho que vou escolher esse modelo e inicialmente vou com 4 GB de RAM.

Olá a todos,
Estou a pensar migrar do meu PI4 para um NUC. Como os meus conhecimentos de IT são realmente limitaodos, andei a ler, mas estou um bocado confuso. O meu objectivo é mitigar o risco de falha do PI com o SD e aparentemente o custo de alterar o sistema para SSD custar-me-ia um valor que penso que começa a ser interessante ter um NUC. O NUC seria para uso exclusivo do HA, tenho VPN e QNAP separados.

Segundo os comentários do @RodolfoVieira e do @j_assuncao percebi que se utilizar o modelo NUC7PJYH2 seria suficiente. Deveria adicionar 8GB de ram e um disco de 128Gb SSD ? Ou é inadequado? Por outro lado, caso importe o snapshot do PI4, no futuro a utilização seria exactamente igual (add-ons, *.yaml, node-red, etc)?

Actualmente utilizo o HA para:

• Alarme (controlo de portas + motion sensors) - NODE-Red
  • Controlo de temperatura
  • Vários Shelly 1 e PM
  • Shelly EM para controlo de produção solar
  • Broadlink para controlo e automação de AC
  • 3 cameras TAPO
  • Conbee II

Obrigado pela vossa ajuda!

Se estás a pensar no NUC, vai para a solução de NUC com Proxmox (NUCmox como eu lhe chamo). Em relação a RAM e disco coloca o máximo de RAM possível para o modelo que escolheres e o disco o mínimo de 500gb. Para instalares o Proxmox tens um tutorial aqui no fórum.

Obrigado @j_assuncao !
Sim a minha ideia era utilizar o Proxmox + VM - e sim já dei uma vista de olhos no tutorial (obrigado).

500gb não é demasiado? Digo isto porque tenho actualmente um cartão de 64gb e tem espaço de sobra, tudo o que é salvaguarda tenho copias redirecionadas para o QNAP, incluindo as câmeras.
O modelo que indiquei acima seria suficiente NUC7PJYH2 ? Também andei a namorar o Beelink GK J4125.

Uma dúvida talvez muito básica… é possível ter o NUC sempre em modo de arranque automático, para os casos em que falte a energia?

Obrigado

Os 500 gigas não parece ser demasiado… em mínimos, nunca iria para valores abaixo dos 250. No caso de um ssd comum, não deves ter o mesmo com uma taxa de ocupação acima dos 70-80% de forma a evitar desgaste anormal e 50 % para manter a performance consistente. Considerando que a “linha de água” possa andar nos 300-350, sobra esse espaço para: partições, formatação, OS do proxmox, VMs (caso pretendas instalar mais alguma ou LXC), snapshots, ISOs e até algum backup/restore temporário local,…

Exemplo de um comum SSD (256GB com NAND TLC)

O “arranque automático” depende de ter essa opção na bios. Podes ter modelos que permitem configurar isso ou não.

Obrigado pela resposta :slight_smile:
Entre os modelos que indicava, recomendariam algum deles? Caso estejam familiarizados claro .

Muito Obrigado uma vez mais

Se queres arranque automático foge dos Beelink!

Boa noite,

Como a grande maioria de quem quer migrar para NUC tenho um rpi3 neste momento. E estava a pensar migrar para um NUC com Proxmox e VM (ou não, mas pelo que tive a ver, acho que é a melhor opção)

Tenho o Home Assistant OS com Supervisor no RPI3 num ssd kingston 240g

Add-ons:
HACS, Xiaomi Miot Auto, Local Tuya, Node-RED, Sonoff LAN, Alexa Media Player, Duck DNS, File editor, Google Drive Backup, Let’s Encrypt, Broadlink, ESPHome, Kodi, LG webOS Smart TV, Spotify,

Integrações:
Aproximadamente #60:
Televisão telemóveis, sensores humanidade/temperatura, movimento ESPHome, sensor de porta Tuya, interruptores sonoff #8, tomadas Tuya, broadlink pro RF e IR, 2 comando STYRBAR que activa automações, 3 interruptores de estores, 3# lâmpadas Wi-Fi e zb, CC2531, xiaomi d9 dreame etc…

Automações #25 ainda não migradas para Node-RED (projeto a ser estudado)

A ideia era aproveitar o ssd para o sistema operativo e mais tarde em caso de necessidade comprar outro. Ter uma VM com Linux para utilizar de tempo a tempo, ligar outro disco para serviços FTP aceder a fotografia videos e backups.

É de salientar que não tenho muitos conhecimentos e apenas sou um curioso que vê videos do Youtube e lê algumas coisas ah ah ah

E a minha mulher manda em mim :joy: agora a sério o orçamento não é muito elevado sei que estou a pedir muito mas mais de 300€ é complicado, por esse valor existe alguma solução ou mais vale esperar e juntar mais uns cobres?

Muito obrigado

Ola
Eu passei por esse processo muito recentemente e após horas de pesquisa e aconselhamento decidi comprar um mini pc com um processador I7, não porque o Home Assistant o necessite, mas sim porque com o proxmox instalado, existem possibilidades infinitas, por exemplo criar uma VM para que os miúdos estudem…
A minha opção não foi pelo NUC que me pareceram extremamente caros comparativamente a outras marcas. Optei por um PC do OLX com um procesador recente a um bom preço, bastante abaixo do teu orçamento… No caso de tentares o OLX, corre sempre um software de benchmark por forma a te assegurar es que está em bom estado.

Em relação à migração o tutorial do Jorge é perfeito!

1 Curtiu

Passei muito recentemente pelo mesmo processo de um RPI4. Ainda estou a meio caminho, mas optei por um mini pc i5. Não sendo perito na matéria, porque também pedi ajuda aqui no canal, acho que a memória tem importância para estares á vontade em carregares as VM’s todas que desejares. Se tens preocupação com o consumo o mini pc será melhor opção. Passei de 80W para 6W, embora ainda não esteja tudo carregado. No final é capaz de chegar aos 25W a 35W. O meu i5 16GB custou 200€. Com o budjet que tens acho que consegues um i7 da 8a geração. Atenção que o mini pc habitualmente só tem 2 slots para a memória. Não comeces com simms de pouca capacidade, porque depois terás que por de lado se sentires necessidade de fazer upgrade.

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade