Certo…
Será para aquilo que disse, para já…
A ideia seria não ficar limitado no futuro caso queira adicionar algo mais…
Este foi o que me saltou mais vista, mas como disse, há tanta coisa que não sei bem o que escolher…
Então opta por esse que faz o que queres e tem margem de manobra para o futuro.
Viva pessoal !
Estou a pensar em comprar um NUC para colocar o meu Home-Assistant !
Gostaria de saber qual hardware me aconselham para não ter que estar a fazer upgrades no hardware a longo prazo 
Penso que o budget seria até dentro dos 300euros caso fosse algo realmente bom !
O que pretendo colocar no Home-Assistant:
- Controlar os ac’s pelo broad link
- Sensores de portas (Aqara)
- Sensores de temperatura (Aqara)
- Colocar em todos os estores e luzes shelly’s 2.5
- Integrar cameras de vigilancia (com gravação se possível)
Posteriormente:
- colocar fichas inteligentes para medir consumo de energia de certos equipamentos e até mesmo os controlar a distancia.
Pretendia posteriormente passar tudo para HomeKit e colocar um iPad a entrada do apartamento para ter o controlo total da casa e fazer o hub para HomeKit no telemóvel 
@attackk ão havia necessidade de abrir um novo tópico quando o mesmo assunto já foi debatido no fórum mais que uma vez.
Por essa mesma razão o assunto do teu tópico foi movido para aqui. Podes lêr e reler assuntos relacionados com NUC colocando essa mesma palavra na LUPA do lado superior direito.
Dentro desse orçamento novo tens:
NUC: NUC NUC7CJYH
Memória: RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB podes comprar 8GB ou se preferires podes comprar 2 ficando com 16GB
(ps:) Embora o fabricante diga que só leva 8GB suporta até 32GB
Disco: SSD SANDISK PLUS 480GB SATA III / caso queiras 1tera tens aqui a referencia tambem:
SSD SANDISK PLUS 1TB SATA III
Agora é pesquisares no google os melhores preços para essas referências.
Caso queiras ir para outro NUC novo…(mais potente) 300 euros não te chegam para tudo.
Obrigado Rodolfo… se esse suportar o que pretendo penso que não vale a pena estar a gastar dinheiro à toa 
O objetivo seria só mesmo colocar o HA com o que indiquei! Desde que esse já suporte as câmeras já está bom 
só para acrescentar a minha experiencia,
tenho um lenovo miix 320 (intel atom quad core) que tenho usado para HA,
o HA está praticamente vazio ainda, só tem 1 sonoff e mais 2-3 coisas
mas comecei a carregar com camaras e com detecção de movimento e ai é que se nota as limitações da coisa, de qq das formas, com o Shinobi consigo ter cameras 4-5 cameras 2k com detecção e gravação (na realidade tive que baixar esolução pq a rede wireless nao está feliz…)
com o zoneminder só conseguia ter 2 camaras e mal
Olá pessoal.
Espero estar a colocar esta questao no sitio correcto, para evitar abrir novo topico sobre o mesmo assunto.
Vi agora na PCDiga este Mini PC GMK NucBox | Intel Celeron J4125 | 8GB RAM | SSD 256GB
[https://www.pcdiga.com/computadores/mini-pcs/windows/mini-pc-gmk-nucbox-intel-celeron-j4125-8gb-ram-ssd-256gb-oferta-bolsa-de-transporte-kb1-256gb]
Por alto, as configurações sao:
* **Sistema Operativo:**
* Windows 10 Home, 64 Bits (Na lingua inglesa por defeito)
**Processador:** Intel® Celeron® J4125 Quad-Core, 2.00 GHz com Turbo até 2.70 GHz, 8 MB Cache
* **Memória RAM:** 8GB LPDDR4
* **Gráficos:** Intel® UHD Graphics 600
* **Armazenamento:** SSD 256GB
* **Interface:**
* 2 x USB-A
* 1 x USB-C (Entrada DC apenas)
* 1 x HDMI
* 1 x 3.5mm Headphone Jack
* 1 x Micro SD Slot
* **Comunicações: Wireless AC 867 MB/s 2x2 + Bluetooth 4.2
* **Alimentação: Adaptador AC
* **Dimensões do produto: 62 x 62 x 42mm
* **Peso do produto: 125g
Acham que isto é suficiente para correr bem o HA?
O preço é agradável (289,90€) e uma vez que é pequeno é mais fácil de “arrumar”.
Se for para correr HA em cima de Debian é o suficiente mas se quiseres usar Proxmox o processador já começa a ser fraco.
Se calhar fico melhor servido com um Pi4 não?
Neste momento tenho a correr numa VirtualBox, mas queria evitar que o computador tivesse de ficar sempre ligado por causa do HA.
Não, o Raspberry tem um grande problema com os cartões SD ao correr o HA. Como a taxa de leitura/escrita no cartão é muito elevada os cartões acabam por queimar. Se investires num disco SSD externo e um adaptador e começares a fazer as contas ao que gastaste (Raspberry, fonte de alimentação, caixa, adaptador para disco, SSD) vês que mais valia ter comprado outra coisa.
Eu já tive um Pi e por causa dos problemas que tive, passei para um PC com virtualbox. Agora para ter consumos mais baixos passei para um mini PC BMAX II Plus https://www.bmaxit.com/en/. E vou ficar por aqui.
Boas.
Atualmente estou a usar HA numa máquina virtual no meu portátil com disponibilidade de 1 GB RAM , o HA gasta cerca de 0.6 GB de RAM e ocupa um total de 8 GB de memória , uso este setup à cerca de 9 meses e não tive ainda nenhum problema mas queria uma máquina dedicada.
Estou a pensar em comprar uma NUC para deixar o meu portátil de ser um “PC Fixo” , único problema é que não percebo nada de NUCs , por isso pedia uma opinião.
Vi esta NUC CELERON J3455 , estou a pensar em comprar esta mais um Disco SSD de 120 GB e 8 GB de RAM.
Pelo li estava a pensar em depois instalar o Home Assistant OS.
Será que esta NUC aguenta o HA a uma velocidade razoável ?
Em relação ao setup atual , os Add-ons são :
-
MQTT Broker
-
Duck Dns
-
File Editor
Obrigado.
Não aconselho esse modelo mas sim este NUC7PJYH2 suporta até 32gigas embora na página da intel não anuncie isso.
Tenho um e recomendo.
Obrigado pela ajuda , acho que vou escolher esse modelo e inicialmente vou com 4 GB de RAM.
Olá a todos,
Estou a pensar migrar do meu PI4 para um NUC. Como os meus conhecimentos de IT são realmente limitaodos, andei a ler, mas estou um bocado confuso. O meu objectivo é mitigar o risco de falha do PI com o SD e aparentemente o custo de alterar o sistema para SSD custar-me-ia um valor que penso que começa a ser interessante ter um NUC. O NUC seria para uso exclusivo do HA, tenho VPN e QNAP separados.
Segundo os comentários do @RodolfoVieira e do @j_assuncao percebi que se utilizar o modelo NUC7PJYH2 seria suficiente. Deveria adicionar 8GB de ram e um disco de 128Gb SSD ? Ou é inadequado? Por outro lado, caso importe o snapshot do PI4, no futuro a utilização seria exactamente igual (add-ons, *.yaml, node-red, etc)?
Actualmente utilizo o HA para:
- Alarme (controlo de portas + motion sensors) - NODE-Red
- Controlo de temperatura
- Vários Shelly 1 e PM
- Shelly EM para controlo de produção solar
- Broadlink para controlo e automação de AC
- 3 cameras TAPO
- Conbee II
Obrigado pela vossa ajuda!
Se estás a pensar no NUC, vai para a solução de NUC com Proxmox (NUCmox como eu lhe chamo). Em relação a RAM e disco coloca o máximo de RAM possível para o modelo que escolheres e o disco o mínimo de 500gb. Para instalares o Proxmox tens um tutorial aqui no fórum.
Obrigado @j_assuncao !
Sim a minha ideia era utilizar o Proxmox + VM - e sim já dei uma vista de olhos no tutorial (obrigado).
500gb não é demasiado? Digo isto porque tenho actualmente um cartão de 64gb e tem espaço de sobra, tudo o que é salvaguarda tenho copias redirecionadas para o QNAP, incluindo as câmeras.
O modelo que indiquei acima seria suficiente NUC7PJYH2 ? Também andei a namorar o Beelink GK J4125.
Uma dúvida talvez muito básica… é possível ter o NUC sempre em modo de arranque automático, para os casos em que falte a energia?
Obrigado
Os 500 gigas não parece ser demasiado… em mínimos, nunca iria para valores abaixo dos 250. No caso de um ssd comum, não deves ter o mesmo com uma taxa de ocupação acima dos 70-80% de forma a evitar desgaste anormal e 50 % para manter a performance consistente. Considerando que a “linha de água” possa andar nos 300-350, sobra esse espaço para: partições, formatação, OS do proxmox, VMs (caso pretendas instalar mais alguma ou LXC), snapshots, ISOs e até algum backup/restore temporário local,…
Exemplo de um comum SSD (256GB com NAND TLC)
O “arranque automático” depende de ter essa opção na bios. Podes ter modelos que permitem configurar isso ou não.
Obrigado pela resposta 
Entre os modelos que indicava, recomendariam algum deles? Caso estejam familiarizados claro .
Muito Obrigado uma vez mais
Se queres arranque automático foge dos Beelink!