Abertura de Garagem

Eu estou a preparar um tutorial para meter no fórum para esta mesma situação. Apenas usando um sonoff sv e ligado a um comando do portão. Assim não corres o risco de avariar a placa. Mas infelizmente ainda não tive tempo de o partilhar. A ver se nos próximos dias o faço.

1 Curtiu

Não percebi o que querias dizer com isso…

@j_assuncao o meu ficou com este aspecto final.

https://photos.app.goo.gl/tWJXsHRcYVdsMy8bA

1 Curtiu

Isso numa caixa ficava mais protegido. Presumo que ainda seja a fase de testes.

Já está a funcionar a algum tempo. Mas como disse ainda não tive muito tempo disponível para por isso mais bonito. Mas sim, ficaria melhor dentro de uma caixa. Tenho de ver o que se arranja. Até porque ainda queria ligar o comando à fonte de alimentação para anular a pilha do mesmo.

1 Curtiu

Alguns sonoff, pelo que sei, dao na saida a tensao de alimentacao, pensei que o shelly1 fosse desse genero (desconhecimento meu), daí a sugestao do relé para separar voltagens diferentes.
Seja como for, a ideia inicial de usar o shelly1 serve.

@rui.fern os Shelly destacaram-se bastante dos Sonoff exactamente por utilizarem o relé em dry contact, o que faz com que a saída do relé esteja totalmente isolada de tudo o resto. Daí, eu ter dito:

E esta afirmação é muito fácil de comprovar olhando para os esquemas de ligação dos Shelly. Os Sonoff também podem ser modificados para dry contact. Penso que aqui no fórum há pelo menos um tópico a falar nisso mas não encontrei em tempo util.

Mas, independentemente de tudo o que se falou acima e se a questão é a garantia, a solução do @maxcalavera é a única que não a invalida (casa ainda tenha). O @tmarquespt tem um Sonoff S20+comando na garagem que faz o mesmo que o Bruno com o Sonoff SV+comando.

Sim. O meu sonoff também está a fazer dry contact. Logo que consiga partilho o meu projecto.

Acredito que sim, mas não tinha olhado bem para o esquema do shelly 1.
Reparando nos contactos do 2.5, e alimentando-o a uma voltagem (220v ou 24v), caso o switch esteja desligado não parece ser possível que o relé correspondente alimente via app a uma voltagem diferente. Daí não me parecer que o shelly 2/2.5 tenha realmente 100% dry contact? Já o shelly 1 tem o tal contacto common.

Já tenho o meu projeto online. A ver se te ajuda no teu.

O Shelly 2 não tem dry contact. A situação descrita aplicar-se ao shelly 1…

Apesar de ter feito a partilha do projeto, só consegui fazer as ligações com o precioso apoio da comunidade e por isso não pude intervir nesta discussão!

Quando se fala nos 24V, eu pergunto-me se não podes ir buscar directamente à entrada da alimentação que acredito serem os 220V, tal como no meu caso.

Mas a minha intervenção aqui era outra. Eu tive durante algum tempo o automatismo feito por via do comando, exactamente igual ao que o @maxcalavera apresentou e serviu muito bem as necessidades, mas com algumas lacunas:
#1 - Não podia estar constantemente a usar com receio de gastar as pilhas e ter que andar a substituir consumiveis
#2 - Por vezes o comando não passava para os portões, tal como acontece no dia-a-dia com estes comandos. Ou seja funcionava bem, mas não era tão fiável.

Foi um grande trabalho do @ricreis394, pelo que o mérito é todo dele:
image

Mas posso dizer que depois de ter convertido isto para esta solução que apresentei agora, estou rendido, pois deixei de ter qualquer preocupação de uso intensivo e tenho os cenários para entrar e sair de casa a funcionar sempre a 100%.

Eu via a opção de fazer a abertura via comando como alternativa, apenas quando o portão não suportar (o que acho dificil) ou então quando se trata de
um condomínio onde infelizmente não temos acesso ao automatismo…

2 Curtiram

@mfrodrigues eu nunca tive qualquer problema em relação ao comando não funcionar. Até à data está tudo 5 estrelas. Quanto a pilha é só ligar o comando ao transformador de 12v e tinhas o problema resolvido. Eu ainda não o fiz mas será a próxima coisa a fazer.

Compreendo e no meu caso acredito que seja por causa do comando ou distância, mas não deixa de ser uso de um comando, mais um transformador, portanto são mais pontos de possível falha. Este método é igualmente bom, mas para mim seria sem dúvida alternativo face a colocar algo diretamente na fonte.

Como não tenho conhecimento suficiente para mexer na placa prefiro não arriscar. Assim é muito mais seguro e não corro o risco de queimar nada.

Obrigado a todos que me auxiliaram com a questão que coloquei.

Irei experimentar no fim de semana e darei notícias.

1 Curtiu

@maxcalavera
Dá uma olhadela na minha solução no final deste topico: 📑 Como abrir a garagem com o comando Original a partir do Home Assistant

será igual à tua mas com menos impacto visual :slight_smile:

2 Curtiram

@tmarquespt de facto é uma boa alternativa. No entanto o meu comando funciona a 12v. Precisaria de uma fonte de alimentação de 12v. Vou tentar meter o meu com um impacto visual mais atrativo. Ainda não tive foi tempo. E se quiser ligar 2 botões também dá? Ou só dá para um? Tenho 3 s20 e já me estás a mexer com a cabeça… Hehehehe

Pois… S20 e 12v não é fácil… Mas o mais provável é que a electrónica funcione a menos de 12 e tenha um regulador para baixar… Se for o caso, podes tentar ligar aí…

1 Curtiu

Podes sempre deixar a pilha no comando

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade