Zigbee2mqtt e Sonoff Dongle: problema com interruptor

Olá Malta,

Por conselho aqui da malta do fórum, adquiri já há algum tempo um dongle da SonOff para ir migrando alguns equipamentos Xiaomi que me estavam a dar problemas com o Hub da marca.

Um dos interruptores que migrei, funcionou apenas a 1ª vez que o configurei junto ao dongle, depois de o colocoar no local, deixou de funcionar.

1º pensei que fosse por estar longe (apesar de com o hub da xiaomi no mesmo local do dongle, funcionava). Levei o interruptor do Dongle, mas o que é facto é que a intensidade do sinal que aparece no Zigbee2mqtt não muda. Está estático há vários dias.

Alguma dica para pôr isto a funcionar?

Deixo mais uns prints:


Tentaste forçar a remoção e emparelhar novamente? Já resolvi algumas situações parecidas dessa maneira

1 Curtiu

Não. Vou tentar.
Obrigado pela dica e entretanto dou feedback

Não consigo apagar. Surgem o seguintes erros:

Apagar não consegui. Readicionei e ele atualizou a intensidade do sinal:

O interruptor funcionou de imediato, mas assim que o afastei um pouco, não mais funcionou.

Estranhamente, voltei a aproximá-lo do Dongle da Sonoff e ele não funciona.

Foi exactamente isto que aconteceu da outra vez e que me fez pedir esta ajuda. Regressei à casa de partida.

A rede Zigbee reorganiza-se sozinha redireccionando as ligações para o equipamento mais proximo que tenha a função de router (repetidor) mas poderá demorar de uns minutos a umas horas para o fazer. Experimenta deixar o equipamento no sitio final e ao fim de umas horas vai ver se já se ligou. Um screenshot do mapa de ligações também ajudava a compreender o problema.

Neste momento tenho 2 em teste junto ao dongle e não estão a funcionar. Funcionam a 1ª vez que os ligo por zigbee2mqtt ou que os “ressinconizo”. Passado umas horas, deixa de reconhecer o clique.


Esse interruptor da sala presumo que também seja a pilhas, certo? Isso precisava aí de um equipamento que funcione como router para extender o sinal.

Mas estão todos na sala, onde tenho o dongle ligado com um cabo desde o RPi.
Hoje p.e. mesmo esse interruptor duplo que é o que até vai funcionando, hoje não está a funcionar. Quer dizer, na app da Xiaomi ele registou o clique, mas a automação no HA não dispara.

Em que máquina tens o HA e como tens o Sonoff Dongle ligado?

RPi3 -64 e o dongle ligado por cabo usb e pousado em cima de um móvel.
Pode ser o cabo USB que não seja de qualidade?

Pela minha experiencia os cabos USB2 são melhores para isso. Outro problema que poderás ter é a fonte de alimentação do Rpi não ser suficiente para alimentar tudo. Tens mais alguma coisa ligada lá?

Quando dizes fonte de alimentação estamos a falar do transformador e cabo que alimenta o Rpi? Esse é o original. Mas este está ligado a uma extensão, mas julgo que por aqui não será pq são tudo consumidores de baixa potência, incluindo o RPi.

A automação poderá ter alguma coisa a ver? Blueprint, single “action”, single “click”…muitas variantes que me fazem suspeitar que algo pode falhar aqui pelo meio, apesar de, como já tinha dito, elas já terem funcionado.

Edit: ao Rpi não tenho ligado mais nada.

Já confirmei que o cabo é usb2.0

Deixo aqui também o histórico do tal interruptor duplo Xiaomi que tem funcionado e hoje não está a funcionar:
image

Há vários pontos a analisar.

  • Os equipamentos foram removidos da outra integração?

  • Depois de teres integrado os equipamentos com o Z2M foste alterar a blueprint?

Para saberes se o problema é da integração ou do blueprint podes ir ao Z2M, clicares no equipamento, abres o separador Exposes e depois vais clicando no botão. na linha action deves ver os comandos recebido.

Eles não foram possíveis de remover. Apenas os desativei. Um exemplo:

Sim. Tanto que à 1ª funcionou a automação e no caso do interruptor duplo ele até tem funcionado.

Não reconhece nenhuma ação:
image

O facto de aparecer este “Disabled” pode ter alguma coisa a ver com o problema?

É que a ideia que dá é que se usar com regularidade o interruptor ele funciona. Se passar 1 dia ou mais sem o usar ele nunca mais funciona…pelo menos é a impressão que me dá.

O facto de estar disabled não quer diser grande coisa, os meus dizem o mesmo. Mas vê esta página que explica como alterar.

https://www.zigbee2mqtt.io/guide/configuration/device-availability.html#availability-advanced-configuration

Se não recebes comandos o problema poderá também passar por uma interferencia entre os canais Zigbee e wifi.

De facto o dongle e o router wifi estão a 20cm. Vou alterar a localização do Rpi

Já mudei o RPi de sítio, afastado do router e reiniciei tudo.
Manteve-se o interruptor duplo a funcionar como tem estado e os 2 simples continuam sem funcionar…não percebo. Se os readicionar funcionam mas passado umas 2 h deixam de funcionar e nunca mais…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade