ZigBee - Sonoff ZBBridge como Flashar Tasmota

Das várias soluções que encontrei para testar a tecnologia zigbee no HA,

Optei pela Sonoff Zigbee Bridge ( ZBBridge ), é uma solução barata (~15€), não é necessário andar a soldar (excepto para flashar se não tiverem pontas dupont), fica tudo dentro de uma caixa pequena, boa apresentação, liga ao HA via wifi, portanto só necessita alimentação, pode-se colocar em casa onde der mais jeito e o mais importante, mesmo depois de tasmotizar … funciona :slight_smile:. ( só testei com integração ZHA )

.
A minha expereincia ao flashar Tasmota, teve como base este artigo:

O que utilizei para flashar, para alem da ZBBridge:

ATENÇÃO fazer download atraves do botão “download” que aparece na página (clicar no ficheiro abre outra página onde podem encontrar o botão “Downlod”, caso façam por clicar em cima do ficheiro e ‘save as’, a 2ª parte do flash vai falhar (aconteceu-me isso, aparecia uma mensagem do Genero Magic Bit fail ou coisa pareceida, como não registei já não me lembro bem)


image

O processo de flashar divide-se em duas partes:

1ª Parte - flashar tasmota, passos:

  • Fazer as ligações da ZBBridge ao conversor USB/TTL:
    …ZBBridge ------> USB/TTL
    • GND --------> GND
    • 3V3 ---------> VCC
    • ETX ---------> RX
    • ERX ---------> TX
    • I00 -----------> GND (GPIO 0 vai permitir colocar o device em modo flash)

  • Verificar de novo e confirmar bem as ligações
  • Verificar se o selector de tensão do Conversor serial USB>TTL está em 3,3V (Muito importante para não queimar o ZBBridge )
  • Ligar o Conversor serial USB/TTL ao PC
  • Abrir o Tasmotizer, selecccionar a porta atribuida ao ZBBridge (no meu caso era a COM8), pode ser necessario carregar no botão ‘Refresh’ para aparecer a porta
  • Seleccionar Release 8.5.0, na lista “drop down”, escolher “tasmota-zbbridge.bin
  • Colocar pisco Erase before flashing (não sei se é necessário mas faço sempre isso)
  • Carregar botão “Tasmotize” e aguardar

image

image

Em principio no fim do proceso de flash o device vai fazer reboot, mas pelo sim pelo não, costumo desligar o device do USB e tornar a ligar

Passos para o colocar na nossa rede Wifi, para isso há varias maneiras, usei tasmotizer, mas tb podia ter acedido pelo AP que o device tasmotizado cria automaticamente …

  • No Tasmotizer, botão “Send Config”
  • Colocar pisco em Wifi, preencher o SSID da rede e a password
  • botão Save

image

Neste momento devemos ter o device na rede wifi, vamos ao router procurar o IP que foi atribuido DHCP.

  • Aceder ao webUI do device http:// < IP atribuido >
    Temos o tasmota a trabalhar, a primeira parte do flash está feita.

2ª Parte flashar o chip Zigbee
Desligar do conversor TTL e ligar o device via adaptador/alimentador usb

  • Na consola do Tasmota enviar o seguinte comando

Backlog Weblog 3; so65 1; Module 75

  • O device vai fazer reboot, assim que o reboot estiver concluido…
  • A partir do menu principal do Tasmota vamos Clicar em “Firmware Upgrade”

image

  • Na caixa “Upgrade by file upload” vamos procurar e seleccionar o ficheiro de firmware (ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota) que descarregamos anteriormente

image

  • Clicar no botão “Start Upgrade” e aguardar que o processo seja concluido com sucesso.

image

Temos o ZBBridge tasmotizado pronto para integração no HA.

Quanto a integrações será um tema desenvolver, pois o pouco que sei é que há pelo menos 3:

  • ZHA - Zigbee Home Assistant integration, foi a que consegui por a trabalhar, segundo opniões de quem sabes mais disto, será a que está “mais verde”
  • Z2T - Zigbee to Tasmota
  • Z2M - Zigbee to MQTT , segundo opniões dos gurus, será a mais “madura”, mais abrangente e completa no controlo dos devices

Os testes de distancia não foram grd coisa, coloquei o ZBBridge num canto da casa e o device que tenho para testar Sonoff SNZB-02, no outro canto ‘diamentralmente’ oposto (dist. aprox. 15m com varias paredes alvenaria pelo meio), resultado não funcionou :wink: . Colocando o ZBBridge numa zona central da casa já funciona + ou -.

UPDATE 210206 - resumo integração no HA

Complementodo relato da experiencia :wink:
De facto parei de descrever a experiencia depois de flashar , a partir daqui era preciso decidir por quais das integraçoes (ZHA, Z2T …) escolher .
Optei por ZHA , para isso é preciso mais uns passos, 1º no tasmota da bridge e depois a integração no HA.

No consola do tasmota introduzir o comando:

backlog rule1 on system#boot do TCPStart 8888 endon ; rule1 1 ; template {"NAME":"Sonoff ZHABridge","GPIO":[56,208,0,209,59,58,0,0,0,0,0,0,17],"FLAG":0,"BASE":18} ; module 0 

Resumidadmente no HA para adicionar integração:

image

Escolher manual
image

Seleccionar o tipo do modulo rádio “EZSP…”
image

Colocar IP e porta atribuida a bridge socket://<your bridge IP>:8888 e usar velocidade da porta 115200 .
image

Passado uns segundos aparece
image

A integração está feita , agora é adicionar devices zb.

6 Curtiram

Embora 15 metros com paredes seja já um pouco demais para uma ligação zigbee sem repetidores, existe sempre a questão da coexistência do wifi com o zigbee pois funcionam ambos nos 2.4GHz.

Esta publicação do @tmarquespt é uma boa base para perceber o problema e como o contornar.

Possibilidade de MOD Antena externa

A ZBBridge para alem do nosso conecido ESP8266 vem equipada com este modulo Zigbee.

image

Originalmete vem como a foto da esquerda mostra (apenas com pad´s no canto superior esq.)
Com algum jeito pode-se soldar um conector ipx nesses pad´s , “desviar” o caminho da antena no PCB para o conector e assim podermos ligar uma antena externa que poderá aumentar o alcançe zigbee do device.
1 Curtiu

Não sei se vais ter grande aproveito disso :frowning: o equipamento não está preparado para mais dbi para a difusão do sinal. Nem tens onde configurar isso!

Penso que apenas vai servir mudar a localização da difusão do sinal. Imagina, quereres difundir o sinal no exterior de uma moradia, e o equipamento como não é IP68 não pode ficar no exterior.

no entanto, depois diz qualquer coisa :slight_smile:

já agora, aproveito aqui este tópico para colocar uma dúvida referente a estes equipamentos.

Este equipamento da sonoff consegue comunicar com outros equipamentos zigbee. Quando flashamos com tasmota ficamos com a opção para se configurar o MQTT server. Se isto for assim, porque é que se adiciona este equipamento através da integração Zigbee Home Automation para controlar os dispositivos e não se faz diretamente por MQTT ?.

Se integrares pelo ZHA não usas MQTT. Para usar MQTT usas o Z2M quando estiver disponível para o Sonoff Zigbee Bridge

mas o Z2M nao é para converter a informação zigbee em MQTT? o sonoff com tasmota nao já envia a informação em MQTT para o HA ?

nao percebo nada disto!!! :sweat_smile: :rofl: :joy:

Olá,

Estou em processo de troca do meu rasp com zigbee2mqtt por uma gtw zigbee sonoff, já a flashei com tasmota e depois segundo percebi existem duas formas de por a gtw a funcionar com o HA 1 - via a integração Zigbee home automation, testei esta solução os devices e as suas entidades foram criadas de forma automatica, apenas o status da bateria das entidades não aparecia corretamente. como achei que em caso de problemas MQTT seria mais simples de detetar e resolver e decidi avançar com o metodo 2 - via MQTT, tenho a gtw a enviar o trafego para o broker MQTT mas o HA não cria as entidades de forma automatica.
Alguem sabe o porque? e como dar a volta?

Com ZHA só ainda tenho sensor de temperatura da sonoff, está tudo ok até com o power

Não… O tasmota, neste caso, comunica com o HA recorrendo a SOCAT, se não me engano, ou seja, uma espécie de serial por TCP…

Boas, flashei o sonoff bridge como no tutorial correu tudo bem mas a fazer a integração com ZHA dá me erro, diz k que não é possível conectar-se ao dispositivo ZHA, alguém sabe o que possa ser?

@Gui.f sem colocares aqui o erro, é dificil alguem te poder ajudar.

Mas é esse o erro k diz, vou deixar um print

Tens mesmo a certeza que o ip da bridge é esse?

Sim tenho, foi esse k reservei e consigo aceder a ele pelo browser

O que colocaste aqui?

Escolheste Manual? Se tens a certeza que o IP é esse recomendo-te a tentar de novo e verificar se não te enganaste em nada.

Sim manual conforme tutorial, vou começar do início again, para ver se não salto nenhum passo

Finalmente consegui, não faço a mínima ideia do que diz de diferente ( acho k nada ) mas já funciona :grin:

Por vezes nada melhor que repetir os passos de inicio. :slight_smile:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade