ZigBee - Sonoff ZBBridge como Flashar Tasmota

Segui o tutorial e já tenho o tasmota, mas agora esta a dar erro ao fazer o update do ficheiro ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota

Alguém pode ajudar?

Fizeste o download carregando no botão “download” ou foi click direito rato e save as?
Da primeira tentativa qd fiz download do ficheiro, fiz click direito e save as e e deu-me erro “magic… Qualquer coisa”

Sim.
Consegui flashar com ncp-uart-sw_6.5.5_115200

O que tens no inicio dava erro

Na altura que flashei o meu foi com o que lá tenho, deu erro pelas razões que te disse atrás.
Recentemente houve um amigo que flashou o dele , estou só à espera que confirme a versão que usou.

Confirma que flashou com “ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota” , lembrou de uma coisa , a tua bridge pode ser de versão anterior às nossas, nesse caso só aceita a versão a baixo.

image

Não te sei dizer como se verifica a versão, na PCB vinha escrito qualquer coisa como 2020.xx.x.x ( talvez data fabrico)

Poderá estar relacionado com a versões da placa!
Neste momento não consigo confirmar qual é a minha.

No teu tutorial, não tinha entendido a 100% a parte do “download” e “save as” (agora já entendi), e não te sei dizer como fiz exatamente.

De qualquer forma, está a funcionar bem no HA

Estou neste momento a tentar colocar o Sonnoff, estou na parte de fazer firmware upgrade, dá-me sempre Upload Failed Upload aborted e nos logs dá isto

00:01:43 CFG: Saved to flash at FB, Count 11, Bytes 4096
00:01:43 UPL: File ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota ...
00:01:43 UPL: File type 4
00:01:46 UPL: Successful 190272 bytes
00:01:46 HTP: Upload transfer
00:01:47 XMD: Init bootloader
00:02:17 XMD: Bootloader timeout
00:02:17 XMD: Restarting
00:02:18 HTP: Upload done

Tentei com a versão mais recente 9.X e estou agora com a 8.5.0 que é a mesmaque tens no tópico, já experimentei as 2 versões do ota e já tentei fazer o download direto e pelo save as, nenhum dá.
Também já procurei na net, mas não encontrei soluções :man_shrugging:

A versão da ZBBridge: v1.1 2020.02.28

Não te enganaste nos pinos como aconteceu a um amigo, que flashou o modulo zigbee com o tasmota, o modulo pelos vistos aceitou, os sintomas é que intermitentemente aparecia na rede wifi, desaparecia , aparecia o AP tasmota e depois ia a baixo.

O download do FW tem de ser feito no botão “download” da pagina , qd fiz botão dir rato , save as , deu erro, não sei bem o que tem a haver mas o fcto é que deu erro.
Quanto ás versões do FW para o modulo zigbee, já tentaste a ncp-uart-sw_6.5.5_115200?

Flashei conforme mencionas, aceitou o tasmota e consigo proceder com a configuração do wifi e o comand backlog.
Como disse no post anterior, testei com as 2 versões e pelo clique no download. O erro é sempre o mesmo, mas parece que há muita gente na net com o mesmo problema

OK, agora funcionou, estava a fazer o upgrade com o FTDI a 3.3V, liguei os 5V através da ficha micro usb e agora funcionou!

Não sei que possa ser,
Este guia teve por base , o tutorial do digiblur que está referido no inicio.
O @max-men tb teve esse problema com uma das versões, mas depois conseguiu com a outra. Já o @JorgeTeixeira , conseguiu com ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota

Para mim foi o mesmo, só funciona o update quando alimentado pelo USB.

2 Curtiram

Boas pessoal,
Mais uma vez este forum a fazer valer bem a sua existência.
O meu muito obrigado a todos e em especial ao @PDM por este post e pela ajuda no discord.

Aproveito para dizer que só consegui fazer o link do Sonoff Bridge com o ZHA após correr o seguinte comando na consola.

backlog rule1 on system#boot do TCPStart 8888 endon ; rule1 1 ; template {"NAME":"Sonoff ZHABridge","GPIO":[56,208,0,209,59,58,0,0,0,0,0,0,17],"FLAG":0,"BASE":18} ; module 0 

O meu muito obrigado mais uma vez

Não inventei nada, apenas segui fontes de informação que disponibilizo no texto, por isso nem posso chamar de tutorial é mais um relato da experiencia :wink:
De facto parei de descrever a experiencia depois de flashar , a partir daqui era preciso decidir por quais das integraçoes (ZHA, Z2T …) escolher .
Optei por ZHA , para isso é preciso mais uns passos, 1º no tasmota da bridge e depois a integração no HA.

No tasmota é o passo que o @Luis_Belo tem no post :point_up:

backlog rule1 on system#boot do TCPStart 8888 endon ; rule1 1 ; template {"NAME":"Sonoff ZHABridge","GPIO":[56,208,0,209,59,58,0,0,0,0,0,0,17],"FLAG":0,"BASE":18} ; module 0 

Resumidadmente no HA para adicionar integração:

image

Escolher manual
image

Seleccionar o tipo do modulo rádio “EZSP…”
image

Colocar IP e porta atribuida a bridge socket://<your bridge IP>:8888 e usar velocidade da porta 115200 .
image

Passado uns segundos aparece
image

A integração está feita , agora é adicionar devices zb.

1 Curtiu

O meu sonoff ZBBridge está com a versão tasmota 9.1.
A versão pode ser atualizada normalmente, e tudo continua a funcionar, ou se atualizar, tenho de voltar a flashar o firmware “ncp-uart-sw_6.7.6_115200.ota”?

O meu ZBB estava com 9.2.0, para te poder responder com alguma certeza, acabei de meter tasmota 9.3.1 e aparentemente está tudo ok.

Tem atenção que tens de flashar com tasmota-zbbridge.bin, e se tentares flashar directo não vai dar, vai dar um erro por causa do tamanho.

Como procedi:

  • 1º download do tasmota-minimal.bin e flashar via OTA webUI
  • 2º download do ttasmota-zbbridge.bin e flashar via OTA webUI
1 Curtiu

Tenho o meu Bridge numa ponta da casa, e queria meter sensores na outra ponta. Mandei vir outro bridge, flashei, e agora surgiu a duvida. É possível ter 2 bridge no HA?
É que eu não estou a ver como fazer

Boas pessoal,

Estou a iniciar-me e estou a deparar-me com um problema que não estou a conseguir ultrapassar.
Adquiri o Sonoff ZBBridge e tentei flashar através do tutorial.

Firmware para o chip zigbee: ncp-uart-sw_6.7.8_115200
Tasmotizer 1.2 Release 9.3.1
Core/SDK Version 2_7_4_5/2.2.2-dev(38a443e)

Não dá qualquer erro até clicar na opção “Start Upgrade”.

Já tentei fazer com outras versões de release e de firmware mas sem sucesso.
Estou a alimentar o Sonoff através do usb, tentei várias fontes e cabos de alimentação.
Também já fiz os passos todos de novo e nada.

Aceita os comandos: Backlog Weblog 3; so65 1; Module 75

Alguém se deparou com o mesmo problema?

Informação da consola:

12:28:14 HTP: Main Menu
12:28:41 HTP: Firmware Upgrade
12:28:51 CFG: Saved to flash at FB, Count 41, Bytes 4096
12:28:51 UPL: File ncp-uart-sw_6.7.8_115200 (3).ota ...
12:28:51 UPL: File type 4
12:28:55 UPL: Successful 190756 bytes
12:28:55 HTP: Upload transfer
12:28:55 XMD: Init bootloader
12:29:03 HTP: Main Menu
12:29:04 HTP: Console
12:29:25 XMD: Bootloader timeout
12:29:25 XMD: Restarting

Obrigado.

E porque não um dispositivo (ou mais) que sirva de repetidor zigbee, como lâmpadas, tomadas e (quase) tudo o que se liga diretamente à eletricidade?

1 Curtiu

Tem alguma configuração especifica? Já conectei o sensor ao bridge, e já me afastei até não ter sinal. Peguei noutro sensor e coloquei a meio, mas eles não se “ligaram”.
Do pouco que percebo disto, o que consigo ver, é que está tudo ligado ao bridge. Como altero?

image


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade