Utilizar Shelly para abrir portão remotamente

boa tarde alguem me pode ajudar
tenho uma placa mc2 e o portao 1 funciona bem mas o portao 2 descontrola-se sera o ralé

Boas @cowboy, se bem percebi tens uma placa controladora de portão da Motorline modelo MC2.
Para possas obter ajudar tens de ser mais especifico tenta partilhar um vídeo a demonstrar o problema.

sim é isso
eu sei que o problema vem da placa mas nao estou a ver qual sera o componente que esta com defeito
o portao abre as duas folhas ao mesmo tempo mesmo fazendo reset ha placa e configurar tudo de novo

@cowboy podes passar agora no discord?

ja estou no discord tenho de ir a onde isnstalacao

Boas
Problema identico :slight_smile:
Como ligar e qual o melhor Shelly

MotorLine KVM25 (MC60) com EF25 lock

Obrigado :slight_smile:

não se esqueçam que ao usar aparelhos para abrir e fechar remotamente os portões é importante ter feedback que estão fechados, é muito fácil alguém abrir o portão de casa pelo Telemovel a 30km de casa mas depois o lixado é saber se o mesmo fechou. pior ainda, do que vi em alguns portões(2 folhas ou de correr) com fotocelulas se alguém colocar uma fitacola preta no sensor óptico alguns portões deixam abrir mas depois nunca fecham. vocês nunca vão ver a fitacola no sensor.
nos portões basculantes é muito fácil ele abrir enquanto está em movimento a fechar, basta meter a mão que ele para de fechar e volta a abrir.

Lembrem se segurança a cima de tudo.
já instalei muitos shellys para abrir portões e sempre disse aos meus amigos e clientes que devem sempre ter um feedback do portão fechado.

2 Curtiram

Muito boa recomendação! Este é um dos fatores porque ainda não “iotizei” os portões.

Tenho um portão de correr e um basculante, estava a pensar no basculante usar um sensor Reed e um íman para ver se está totalmente fechado.
Já no portão de correr exterior, nem sei bem… Íman e sensor Reed também daria, mas teria que inventar por ali um suporte qualquer e conseguir ter alguma folga, pois o portão trepida com o vento, dilata e contrai com o calor/frio, … O ideal seria ler o estado do sensor de fim de linha. Aquilo é um switch de duas posições, mas nunca medi a ver se tem tensão, se é contacto seco, …

Para finalizar, seria ideal ter uma câmara de vigilância para lá virada!

a maior parte dos portões de correr tem um switch, o que tens de fazer é identificar a tensão que está a passar nesse switch e o estado normal do switch NO ou NC e (por exemplo de um trabalho que fiz), aplicas um relê a receber o sinal do switch e o contacto do rele a um shelly com a tensão que quiseres. isto para não interferir com os sinais do portão.
o basculante terás que ver um switch para aplicar. eu recomendo um reed no fundo do portão em NC.

entretanto ando a ver se desenvolvo uma PCB com um MT6701 que é um tipo de encoder magnético e consegue medir com precisão a rotação do eixo do portal basculante e perceber com precisão a sua posição. mas isto é só uma ideia ainda em desenvolvimento.

Humm voces deram me uma ideia
O meu Portão tem uma fechadura electronica, quando fecha ele activa a tranca para fechar, antes de abrir abre a fechadura/tranca. Poderia usar esta voltagem como Aberto ou Fechado, vou ter é descobrir como fazer nos shelly

Comprei :

  • SHELLY ADDON PLUS
  • SHELLY 1 PLUS - MÓDULO WIFI/BT
  • REED KMS-30 SENSOR DE ABERTURA E FECHO PARA PORTAS E JANELAS
  • SONDA DE TEMPERATURA DS18B20

Se estiver errado, agradeço a correção :slight_smile:
Para Abrir o Potão
22 • Comum
14 • Entrada NO para botão de manobra Completa

Para saber se esta aberto
LK
12 • Saída 12Vdc para Fechadura Elétrica (máx 3W)
13 • Saída 0V para Fechadura Elétrica

Tenho que descobrir com um multimetro.

parece ser uma excelente ideia já que colocar fins de curso em portões de duas folhas é sempre difícil de aplicar e podem ser enganados facilmente(o fim de curso estaria exposto).
é possível que tenhas de usar um relê de interface para poderes usar com o shelly mas parece ser possível usar o sinal de saída para o trinco para dar feedback que o portão está fechado.

1 Curtiu

Boa tarde Marco.
Eu tenho essa placa, minha deixou de receber sinal de rádio ( comandos ) já comprei um shelly 1 plus ( Wi-Fi e Bluetooth)

Podes por favor me dizer quais as configurações e ligações ?

Obrigado
Abraço

Boa tarde Bruno,
Deixei de conseguir abrir o meu portão com a placa Q60A.
Receptor de rádio da placa queimou.

Então julgo que a solução seja utilizar shelly 1 plus ( Wi-Fi e Bluetooth)

Consegues me ajudar nas ligações ?

Obrigado

Vê se a imagem ajuda

Perfeito.
Muito obrigado :pray:

Marco qual a finalidade da caixa preta ?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade