os fios a usar para poder abrir/parar/fechar o portão são o PUL e a Seta para baixo (GND/COM).
segue os fios PUL que vai dar a um interruptor ou no desenho a um interruptor de chave.
os fios a usar para poder abrir/parar/fechar o portão são o PUL e a Seta para baixo (GND/COM).
segue os fios PUL que vai dar a um interruptor ou no desenho a um interruptor de chave.
Ola a todos. Recentemente comprei um apartamento com um.motor DEA simples no portao da garagem. Deixo a foto da placa para ver se alguém me pode guiar na instalação de 1 shelly 1 plus Pm quevtemho cá por casa. Obrigado.
Olá a todos! Tenho no meu portão uma placa Proteco Q60A, idêntica às exibidas acima em fotos colocadas por alguns utilizadores e que gostaria de controlar remotamente com um relé da Shelly. No entanto, nunca utilizei dispositivos da Shelly e tenho algumas dúvidas para as quais pedia a vossa ajuda:
Estou indeciso entre utilizar um Shelly 1 Gen4 ou um Shelly Plus 1 para o efeito mencionado. Tentei pesquisar as diferenças entre cada um mas não percebi quais são. Qual destes dois relés (ou outro que considerem que queiram sugerir) é o melhor e/ou mais adequado (ou que dispõe de mais funcionalidades) para colocar a abrir um portão?
É melhor/preferível alimentar o Shelly com 24V DC ou 230V AC e porquê? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma destas duas abordagens?
Para alimentar o Shelly com 24V DC, onde devo ligar os pinos “L” e “N” do Shelly na placa Proteco do meu portão? Só encontrei nas mensagens acima como alimentar o Shelly com 230V AC…
Caso 24V DC se confirme a melhor opção, estava a pensar ligar o pino “N” do Shelly ao pino 9 da placa Proteco e o pino “L” do Shelly ao pino 10 da placa Proteco, mas não sei se esta é a ligação correta a efetuar.
Deixo em seguida o diagrama da minha placa e o link para o manual da mesma:
Desde já agradeço a vossa ajuda! Muito obrigado!
ligar o shelly nos terminais do portão 1 e 8 no I e O do shelly, é indiferente a posição já que o sinal não tem polaridade e o shelly usa contacto seco.
Normalmente a malta usa os 230Vac mas se o teu portão permitir a opção de controlo de fecho eléctrico podes usar este sinal para obter feedback do portão e saber se o mesmo está todo fechado ou não, para usar isto tens de ter a opção disponível no portão e o shelly aqui tem de ser ligado nos 24Vdc.
normalmente o shelly 1 mini gen3 costuma ser o mais barato e indicado para isto. se quiseres usar os 24Vdc terás de usar um shelly compatível e para isso terás de comprar o shelly 1 gen3. Não compres shellys “PM”, não é preciso para este tipo de instalação.
Viva! Muito obrigado pela ajuda. Continuo com algumas dúvidas face ao que referiste:
Em relação ao meu portão ter a opção de controlo de fecho elétrico, não faço ideia. É possível perceber se tem essa opção pelo diagrama ou manual que coloquei acima?
Para ligar o Shelly por 24V DC, sabes onde devo ligar os pinos “N” e “L” do Shelly na placa do portão?
Neste momento acho que o barato que consigo comprar é o Shelly Plus 1 por 15€ no Amazon. Esse serve ou o Shelly 1 Gen3 ou Gen4 são melhores/têm mais funcionalidades)?
Muito obrigado pela ajuda!
Bom fim de semana!
o trinco eléctrico tens de ver no manual do portão ou com o instalador para saber se tem isso, caso não tenha existe sempre a hipótese de colocar um sensor no portão para saber o estado dele.
para ligar os 24Vdc usas o 8 e o 10 do portão cuidado com a polaridade.
o shelly plus 1 serve perfeitamente, eu costumo comprar na Mauser os shellys. as vezes costumam ter boas promoções.
Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt