Utilizar Shelly para abrir portão remotamente

Boa tarde pessoal,

Venho pedir-vos suporte para instalação de um Shelly para a abrir o portão da casa do meu primo.
Na verdade são dois portões mas abrem ao mesmo tempo, neste momento com um comando e queria abrir remotamente através do Shelly.

O meu verdadeiro problema é que não sei onde ligar os fios na board do portão :confused:

Assim à primera vista com um Shelly1, teria que ligar o I/O ao pontos 1 e 8 para o portão começar a abrir… não?

Obrigado malta.

Sim é isso, entre o pino 1 e 8.

@Helder_Moreira, mais uma questão sff…

Já aqui tenho os bichos cmg e antes de fazer porcaria preciso de tirar algumas dúvidas!

Isto é plug and play ou tenho que alterar alguma config no firmware?
O I /O não passa corrente… Certo? Serve só de comando como se um interruptor se tratasse, certo?
Obrigado

Podes alterar o firmware para Tasmota, ou manter assim e usar com a cloud deles (não precisas de nenhuma configuração em especial).
Certo. Mas para teres a certeza pegas num multímetro e testas fora sem ligar ao portão, se estiver tudo ok então podes ligar.

1 Curtiu

Boa noite @Helder_Moreira,
Antes demais fico-te agradecido pela ajuda… Já aqui tenho o Shelly e já o configurei na App.

Optei primeiro para fazer o teste no meu portão já que tenho isto aqui “mais à mão” e evito ir fazer figura de urso lá ao meu primo :slight_smile:

Então a minha placa é uma MotorLine MC2 com o seguinte esquema.

Vou tentar fazer as perguntas de forma breve e simples para que outros colegas que tenham a mesma dúvida vejam a solução de forma clara e rápida.

  1. Neste esquema não sei onde ligar o Shelly. Podes ajudar?
  2. Queria que o Shelly funcionasse comos e fosse um comando… Só com “click” e não ON/OFF. É possivel?

@ - Neste momento o Shelly quer no estado ON ou OFF não passa voltagem para o I/O

Obrigado a todos.

  1. Eu diria entre o 5 e 6 do CN3

  2. Tens de ler o manual, mas julgo que nas definições da APP algo como “Auto OFF After”. Vais testando com o multímetro até acertares.

1 Curtiu

1 - Tb fiquei com essa ideia! Hoje já não consigo testar mas amanhã vai a testes certamente.
2 - O que achas destas opções?

Experimenta o “Activation Switch”.

Estou numa situação igual, aproveito o tópico e espero que o Luís Belo não se importe…

Vou instalar um kit de motorização no portão de minha casa (duas folhas, de abertura ao mesmo tempo). A placa controladora do kit é esta

A placa é alimentada a 220v AC, mas convertida para 24V DC pelo transformador, e todos os circuitos funcionam nessa voltagem.

A minha intenção é conseguir abrir/fechar o portão a partir de uma app, uma vez que tenho rede wifi com bom sinal junto do portão.

Com um shelly 1 (ou outro, talvez um Sonoff SV, devido à voltagem), se ligar os terminais I/O do Shelly aos pinos 4 e 6 da placa (Total/BP) conseguirei o que pretendo?

Obrigado

Sim, deves conseguir

Boa tarde pessoal,
Só hoje é que meti mãos à obra e tudo a funcionar na perfeição.
A todos o meu obrigado.
Deixo aqui a minha config para ajudar quem precise.

Ligação 5 e 6 do CN3

Agora gostava de integrar into no HA… só é possível por MQTT com firmware de origem?

Ou com ShellyforHass.

Perfeito :slight_smile:
Já está integrado e a trabalhar :wink:
Screenshot_20200213-171622_Shelly
O meu muito obrigado :ok_hand::ok_hand::ok_hand::ok_hand::ok_hand:

1 Curtiu

Olá malta! Estou com dúvidas aqui na minha instalação da mesma solução:

Acham que está correcto?

Não. Pareces estar a misturar AC e DC… O motor deve ser 24v AC e o start é DC. Para o start, na situação inicial, devem seguir 2 fios…

Caro @Maddoctor obrigado pela resposta.

Não sei se percebi bem o que disseste. No manual refere no caso dos que assinalei como “Photo TX/ COM” apenas “+24” e “-24”. Estás a dizer no fundo que essa caixa do comando remoto converte os 24VAC em 24VDC?

Aproveito e deixo uma foto. Os referenciados no manual por “Photo” são os 9 e 10.

Lá consegui pôr a funcionar.
No entanto, após colocar a tampa da caixa o Shelly deixou de comunicar com a rede wifi. Não que esteja muito longe (talvez uns 20m em linha recta com o router), mas talvez o facto da caixa estanque e a distância estejam a dificultar…

Alguém experienciou o mesmo problema? É que mesmo que equacione colocar um repetidor de sinal o mais perto possível, só irei ganhar uns 5 a 6m…

Nesse caso, uma boa opção seria usar um wemos D1 mini pro com antena externa que ficaria fora da caixa e placa de relés… É,no entanto, uma solução mais DIY e menos “fácil” de implementar…

Hoje estranhamente já dá…vou deixar passar mais uns dias para ver se fica estável.
Obrigado

Hoje esteve ligado até ao final da tarde, mas depois passou a desligado.
Entretanto instalei um repetidor a meio caminho e duvido que agora seja por sinal fraco.

Tenho uma pergunta: ele liga-se pelo repetidor automaticamente?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade