Portões automaticos + portão elétrico -> HA

image

Por questão de representação e para evitar linhas por todo o desenho, o +5VDC e o GRD , representam dois pontos electricos distintos do wemos. O mesmo acontece qd represento uma seta com Gpio x , em vez de desenhar as linhas repectivas no esquema representa-se assim para não “poluir” o desenho.
Sendo contactados"secos" não ligamos a nenhum ponto do wemos , os contactos apenas ficam ligados ao portão.
Quanto aos simbolos, é coisa simples , no fundo os 4 transistores associados a reles espalhados pelo esquema, representam por exemplo um simples modulo de 4 reles como o da foto.

Ok. Quem Sabe, sabe! :joy:

olha e esta parte é possivel?

e esse exemplo dos 4 Relés dessa imagem seria um bom exemplo para comprar ou o que preciso é mais simples? (que possa eu fazer?)

Sim à partida dá, depende do que lá tiveres, será feita com um contacto seco (que já sabes o que é) de um dos reles, mais ou menos como está no esquema.

A cena dos reles podes fazer tu, uns reles , uns transistores, umas resistencias numa perboard , mas se calhar dá menos trabalho e fica mais barato comprar o modulo já feito.

O que precisas saber? para eu tentar responder. Aquilo injeta 18v quando eu carrego no botão para abrir o trinco.

Um, pois… feito é mais pratico de facto.Então antes de ver para comprar o quer que seja, só preciso que me ajudes a ver esta cena do trinco eletrico para depois por mão às compras :rofl: e depois na massa :brick:

Isto?

Quanto ao portão de duas folhas é possível abrir só uma das folhas, usando a função “pedonal” existe aqui imensos exemplos no fórum, usa um Shelly 1, mete ai o manual do motor.

No manual do motor, na parte das ligações deve haver uma ligação que diga “Pedonal”, essa ligação normalmente é “NA” (normalmente aberta) quando é junta com o neutro, fecha o circuito e abre apenas uma folha do portão.

Para te dar uma ajuda em saberes o que procuras vê aqui, vai até á parte “Esquema de ligações na central Q60S”, na figura 2 tens lá o exemplo do que procuras, ou aqui vê-se bem onde ligar o pedonal, em vez da “fechadura”, Abertura Pedonal (1 folha), é um usar um Shelly 1.

Se for de correr abre apenas uma percentagem da abertura.

Apenas um exemplo, outro aqui, mais outro, mais outro.

Isto já te deve dar uma ajuda.

Quanto ao saber se o portão está aberto ou fechado podes usar sensores de porta/janela como os da Xiaomi.

Para o trinco elétrico podes meter um Shelly em paralelo com a botoneira que deve haver perto do portão (se tiveres), senão nos fios que vão para o trinco, o que precisas é apenas algo que “imite” uma botoneira/próprio trinco do portão, algo que “imite” o teu carregar no botão de abrir.

@Nuno_pt Obrigado pelas dicas que foram uteis contudo, como referi logo no início, o meu portão só abre as 2 folhas via RF. Embora a board tenha capacidade para abrir apenas 1 folha, é so via botão/shunt e não via RF. Com a solução que o @PDM me está a dar permite-me abrir as folhas (1 ou 2) via HA que é o que eu pretendo (permite centralizar tudo) e assim deixo de usar o RF da board (fica só para ultimo recurso).
A opção que indicas-te também é viável, principalmente para o trinco elétrico mas se conseguir usar um rele fico com uma opção mais barata :slight_smile:

È algo do genero , gosto dos que tenho do Aliexpress,pois tem junpers para seleccionar activo high ou active low, isto é se o rele atraca por envio de +3V ou se atraca qd enviamos GND.
Mas esse deve servir

à partida seria por o contacto seco de um dos reles em paralelo com o botão que carregas para abrir

mas por exemplo, teria também que ter uma fonte de 18v para este caso… porque se mandar abrir a partir do HA, vai precisar de injectar corrente…
mas olha uma duvida minha, estes 4 reles precisam de ter corrente para funcionar? É que para fazer a ligação à board do portão não terá corrente.

deve ser este :slight_smile:

Até estava a pensar em ter um módulo destes de 1 rele de 24v para o trinco eletrico… (para poder lidar com os 18v…). Neste caso o esquema de ligação é o mesmo?

parecem iguais aos meus :slight_smile: Isso tb não tem muita tecnologia :wink:

Se o contacto “seco” do rele estiver em paralelo com o botão qi faz abrir o trinco … é como se carregasses no botão , o botão é como um contacto seco que fecha qd carregas , é tal e qual o que faz o contacto do relé , entendes?
O modulo de reles leva com os 5VDC que podem vir directos do wemos (não recomendado) ou de uma fonte de 5VDC que vai alimentar o wemos e o modulo de reles, Depois o gpio é que vai fazer atracar o rele

Sim estou a Perceber mas o que me está a deixar dúvidas é quando eu mandar abrir pelo HA onde é que vai buscar os 18v? é que o botão da campaínha só injecta 18v quando abre tirando isso não tem corrente.

O HA, só vai fechar o contacto do rele , estando este ligado ao botão ,é como se estivesses a carregar fisicamente no botão , o resto do teu "problema com injecção dos 18V " ocorre da mesma forma qd carregas no botão.

Desculpa a minha burrice mas não percebi. Se calhar eu também não me expressei bem ou a imagem que fiz induziu em erro. O que pretendo saber como fazer é o que tenho na imagem a seguir (o que está selecionado a verde). Eu não fiz isto na imagem inicial porque não sabia como seriam as ligações :wink: até tu me ensinares.

O que pretendo é isto ou parecido a isto, claro está com as ligações corretas, eu só aproveitei o que já me tinhas indicado e fiz copy&paste para explicar o que pretendo relativamente ao trinco.

Afinal quem não está a perceber sou eu :slight_smile:
Qd carregas no botão o trinco não abre? ou ainda vais implementar essa função?

Se calhar a difuculdade está em interceptar os contactos do botão para lhe por o contacto seco do rele em paralelo

ahahahah, tamos todos baralhados :rofl:

O “botão” que referes não é individual, está incorporado no sistema de video-porteiro e eu não tenho acesso fisico ao mesmo, o meu video-porteiro é este kit:
image
Como podes ver, os botões de abertura do trinco eletrico e do portão estão no ecrã interior :wink:

Como referi inicialmente, eu já tenho o video porteiro a abrir o trinco eletrico e o meu portão.

A questão do portão já está resolvido. Eu quero agora é fazer o mesmo para o trinco, o imbroglio aqui é o facto do video-porteiro enviar 18v quando eu mando abrir o trinco. Assim, para implementar o sistema, basta tal como desenhei?

Ver se agora eu me expliquei bem, senão estás tu a perder o teu tempo e a chamar-me maluco :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: porque já me explicas-te quinhentas mil vezes o mesmo :rofl: :rofl:

É + ou - isto o esquema ? Torna o caso mais bicudo para um tipo não “electrico” :rofl:

Loool, sim é isso. uso o DOOR (L-, L+) para o trinco eletrico que injecta 18v.

Paralelo de fontes … Isso já exige uma engenharia electrónica :rofl:
São 18VDC?

Sim, o trinco aceita até 18.

Isto é o que está no manual do Trinco:
Screenshot_20210415-230909_Drive

e isto são as características que o manual diz.

Nos detalhes do vídeo-Porteiro fala em 18v e é o que está a funcionar atualmente por isso, é tranquilo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade