Switch Shelly em interruptores variados

ANTES DE SEGUIR ESTE TUTORIAL, LEIAM O 2o POST COM ATENÇÃO!

Olá Pessoal, fica aqui a minha pequena contribuição para aqueles que, como eu, pouco percebem de eletricidade. Instalei switches da Shelly Cloud em vários interruptores, o que não se revelou ser uma tarefa tão simples quanto eu pensava. Nunca teria conseguido sem a preciosa ajuda do Nuno Neves (Maddoctor).
A 1ª imagem de cada categoria representa a ligação original e a 2ª a ligação final.

INTERRUPTOR SIMPLES
Interruptor_simples

INTERRUPTOR ALTERNADO

INTERRUPTOR DUPLO ALTERNADO

INTERRUPTOR DUPLO

Interruptor_duplo2

INTERRUPTOR ALTERNADO COM 2 CIRCUITOS DE LUZES

2 Likes

Atenção a um pormenor com os “interruptor alternado” vulgo comutador - estes esquemas apenas se aplicam num dos 2 ou 3 comutadores/inversores de cada grupo! É preciso escolher o correcto… Se for feito no errado corre-se o risco de queimar o shelly, ser electrocutado, acabar o mundo (este último talvez um bocadinho exagerado!)… CUIDADO, se não estão dentro do assunto, não façam!

1 Like

A post was split to a new topic: Falha na ligação a Shelly 1

Boa tarde a todo o fórum, sou novato nestas andanças e recebi hoje um Shelly 1, preciso de ajuda na ligação num interruptor simples, um interruptor controla 1 lámpada, alguém me pode ajudar? Muito obrigado. Junto foto em anexo.

Espero que tenhas mais sorte do que eu com o Shelly 1. Acho que fritei o meu :expressionless:

Não estou a conseguir encontrar os diagramas que tinha mas tens aqui um.

Espero que ajude.

Obrigado Rui, mas eu sou mesmo fraquinho nestas coisas, vou tentar a ver se não me acontece o mesmo. Abraço

Eu não percebo quase nada de electricidade e não me safei com o gajo. Está enfiado numa caixa :confused:

Na caixa do Shelly vem um papel com os esquemas de ligação e aqui no fórum existem imensas publicações com esquemas mas se não sabem mexer em electricidade o melhor a fazer é entregarem o trabalho a quem sabe.

Eu sei o básico de electricidade, é aprendendo a fazer um depois os outros são iguais. A ideia é conseguir fazer. Primeiro os simples depois os comutados, ao aprender um depois é replicar. É para isso que pedimos ajuda no fórum. Obrigado

Mas aqui no fórum não inventamos esquemas de ligações novos, dizemos para ligar segundo o esquema. E como tinha dito anteriormente, existem aqui no fórum várias publicações sobre esse assunto com fotos e esquemas.

É diferente pegar num exemplo real e alguém dar as indicações, do que estar a ver esquemas. Agradeço a ajuda na foto acima. Obrigado

Infelizmente não nasci ensinado, mas felizmente a curiosidade tem-me ensinado muita coisa…

Também não percebo nada de eletricidade mas já coloquei Shelly em todos os interruptores, também precisei de ajuda em comutadores, recorrei ao fórum mas no meio de tanta sabedoria por aqui ninguem respondeu…

Por muitos esquemas que vejas nada será igual aquilo que tens, seja os fios ou os interruptores mas a base está lá.

De forma simples dou-te a ajuda que precisas:

Muito obrigado Bruno, assim fica mais fácil. Amanhã vou tentar e dar-te-ei feedback.
Sim, concordo é pena, porque se perguntamos é porque não sabemos e se há gente que percebe, tanto da escrever a solução, como algumas respostas. Um abraço


Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade