Switch Shelly em interruptores variados

Boas. Nunca tinha reparado neste tópico, cuidado com o esquemas que estão no primeiro post, além de nos esquemas das comutações de escada ( a que chama de comutador alternado ) não mostrar o(s) outro(s) comutador(es)/inversor e de faltar a ligação da lâmpada , também está a ligação mal feita.

  • Posto isto sem querer simplificar muito as coisas, temos de ter principalmente muito cuidado com a ligação do neutro, ter a certeza de qual é o neutro, ligá-lo onde é preciso e em mais lado nehum é fundamental para não dar cabo do dispositivo, depois claro trabalhar sempre com esses circuito desligado e se possível mesmo com o geral desligado.

Para o que pretendes é necessário saber qual o fio que vai à lampada, se esse fio tivesse nesse comutador que mostras terias isso bem ligado, mas possivelmente terás esse fio em outro comutador onde acendes essa mesma lampada. Com um busca pólos é fácil de ver: colocas o busca pólos no fio que está ligado no borne com a seta de entrada, se ao actuares os comutadores a o busca pólos só ligar quando a lampada acende é esse o fio que tens de ligar no “O” do shelly. se o busca pólos ficar sempre acesso, não é o fio desse comutador que tens de ligar.

  • Por fim ainda podes ter mais uma limitação que é teres na caixa o fio que vai à lampada e até o neutro, mas faltare-te uma fase permanente para o shelly ficar sempre alimentado.

Wao
Muito obrigado pela resposta completa
Amanhã vou fazer isso

Secalhar tenho instalado 6 shellys em casa mal ligados e eu nao sei, mas funcionam…

em princípio o castanho deverá ser a saída para a luz e o preto deverá ser a entrada da fase (nem sempre)…
Mas a tua casa pode ser diferente da maioria ou podes ter-te enganado no esquema… Daí que tenha dito que o esquema estaria potencialmente errado e não tenha dito com certeza… Também não deverias ter sugerido o esquema sem antes saberes qual é a fase que vem do quadro e qual é o fio que vai para a lâmpada… Mais uma vez reitero - cuidado com a electricidade! Este aviso não é prepotência da minha parte… É um aviso sincero.

Já agora, tenho bem mais de 6 instalados em minha casa e nenhum está como tens no esquema… Se calhar sou eu que os tenho mal e não sei… :grimacing:

Lol, se alguém tem isso mal sou eu de certeza, daí que a minha mulher está sempre a dizer que qualquer dia faço explodir a casa :smile:
Atenção que o esquema que eu coloquei NÃO FUNCIONA
Por isso estou a procurar ajuda antes de fazer asneiras.
Muito obrigado pelas respostas

Basta olhar para o interruptor dele para se perceber qual é a fase…

Por acaso tenho uma casa igual com as ligações iguais à grande maioria…

Para dar bitaites qualquer um serve, para virem ajudar está quieto :wink:

Claramente és a única pessoa no mundo capaz de ter essa certeza só de olhar para a imagem, ainda por cima quando o mais provável é estares errado (esperemos que não - também é possível)… (É impossível saber só pela imagem - qualquer electricista confirmará isso)

Pior do que alguém que não sabe é alguém que pensa que sabe…
Tenham cuidado com o que fazem e com o que aconselham quando estão a mexer em electricidade!

Quando nao se sabe interpretar num interruptor (na imagem claramente visível) o que é entrada de fase entao está tudo explicado…

Então explica lá a lógica de porque é que a entrada da fase é o castanho e não o preto… Não me vais dizer que é devido à seta do interruptor, espero eu - como imaginas, a electricidade não sabe olhar para os sinais e nada garante que o electricista respeitou isso…
(esta conversa deveria ser por PM - apenas não é para que fique aqui documentado para que outros possam perceber melhor os esquemas/conclusões)

O que não faltam é instalações em que até usam fios de terra e de neutro como fase.

3 Curtiram

Ok pessoal, então gostava mesmo de ajuda para fazer as ligações, coloquei o busca polos e cheguei a este resultado:
1 - corrente quando ligo o interruptor
2 - tem corrente sempre
3 - corrente quando ligo o interruptor (intensidade do busca polos mais fraca)

Boa tarde tem razão o blopes, o castanho é a fase o preto o que vai para a lamapa.

As vezes vale mais tentar dar uma ajuda do que estar a criticar e mandar ver esquemas.

Um abraço

1 Curtiu

São os três castanhos, os que estão no interruptor, podes indicar por número por favor?

Neste caso, então será o que está no numero 1 que vai à lampada, o que faz com que o esquema que mostras-te antes de eu responder esteja certo, agora :

-ligas-te mesmo como colocas-te no esquema?

  • como já estás habituado a shelly,s já deves saber mas… tiveste atenção ao switch mode?
  • esse fio preto que tens aí tem sempre corrente? Se o shelly está sempre ligado , é porque sim.

Como já tinha dito, este esquema não funciona, dá faisca :slight_smile:
Os 2 fios pretos que estão no ligador não têm corrente sequer, por isso não sei bem o que fazer.
Já agora no outro interruptor (uma vez que são 2 interruptores alternados), não tenho fios pretos nem azuis, apenas a ficha com os 3 castanhos.
Obrigado

Já agora , considerando-me um elemento neutro nesta pequena quezília, quero só dizer que percebo que às vezes pareça má vontade certas intervenções que alguns utilizadores mais experientes fazem, mas têm de ter noção ( e eu como utilizador recente já tenho essa noção ) que estamos cá para ajudar mas não para fazer o trabalho todo de pesquisa, porque muitas vezes é notório que vêm aqui lançam a “bomba” e depois que alguém faça a papinha toda.
E ainda por outras vezes é também notório que não têm as skills necessárias para atingir o fim que desejam, querem queimar etapas e alguém que os leve ao colo até conseguirem o que desejam.

Muitas das vezes até já há solução aqui no forúm, mesmo que seja necessário ler alguns tópicos de fio a pavio.

Não me estou a colocar do lado de ninguém, nem a atacar ninguém neste tópico, só acho que não vale a pena continuar a dar “alfinetadas” uns aos outros.

1 Curtiu

Ricardo, já sou usuário do forum há algum tempo e apenas coloco uma dúvida quando estou mesmo enrascado. É verdade que não percebo nada de eletricidade, e como eu suponho que haja muita gente. Sou apenas mais um apaixonado da tecnologia e confesso que me dá imenso gozo ter conseguido ter a minha casa toda automatizada. Aliás, sempre que descubro alguma coisa coloco no forum, como poderão ver pelos meus posts.
Dito isto, todos sabemos que é perigoso mexer com eletricidade mas a verdade é que se não formos nós, bem podemos esperar sentados por um Eletrecista, que na grande maioria das vezes nem faz ideia de que lhe estamos a pedir.
Por isso a ajuda oferecida neste fórum é tão precioso e deixo aqui um forte agradecimento a quem dedica um pouco do seu tempo para ajudar os outros.

Ok, escreves-te que não tinha corrido bem, nem percebi que tinha feito faisca.

Então, como eu também já disse, só te falta alimentar então o shelly, tens de arranjar para aí uma fase permanente, acreditando que esse azul é mesmo o neutro.

Se só tens mais um comutador a controlar essa lâmpada, o fio que está ligado no borne com a seta de entrada nesse outro comutador é a fase permanente, se tiveres maneira de fazer uma puxada de um fio desse comutador até ao outro , fica resolvido.

humm, puxar um fio é capaz de não ser fácil. Ligar o shelly na própria lâmpada é possível?

Na própria lâmpada tinhas o mesmo problema, faltava-te um fio para poderes continuar a controlar pelos comutadores .

Não tens maneira de saber que fios pretos são esses? bem se calhar são de outra lâmpada


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade