Shelly 2 - esquema (e Shely 4 PRO)

Parece-me que deves ter ai uma ligação mal feita e que te corta a passagem de energia para o quarto do lado. Revê as ligações antes de queimares o próximo…

Olá a todos,

Já recebi o meu último shelly 2 e esta é a última hipótese que tenho de ter isto operacional. Caso contrário terei de esperar pela nova remessa dos shelly 2.5.

Dentro daquilo que são as minhas fracas capacidades de desenho fiz um diagrama do que tenho atualmente e depois tenho um diagrama daquilo que acredito ser a ligação a fazer. Também baseada no que falamos já aqui anteriormente.

Algumas notas:

  • Interruptor é um EFAPEL 21290: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=61446
  • Não coloquei aqui o fio terra e ligações de neutro porque são fáceis e iam complicar o desenho.
  • Estou a assumir o orificio do quadro porque liguei o busca pólos e aquele é o único que tem corrente. (pf corrijam se não for essa a lógica.)

Se precisarem que faça mais alguma validação, pf digam-me algo!

Aguardo o vosso precioso feedback para saber se o esquema é este ou se devo fazer alguma ligação de forma diferente!

Agradeço mais uma vez o vosso apoio!

Parece bem o esquema… Não foi assim que montaste da outra vez?!

1 Curtiu

Esse é o meu receio. Eu tenho quase a certeza que o montei assim da outra vez.
Por nabice posso eventualmente ter trocado algum cabo ao montar, mas tenho quase a certeza que foi isto que fiz.

E funcionou bem remotamente e abria e fechava. Apenas danificou quando eu carreguei no botão do estore para abrir/fechar manualmente. Portanto foi ao ativar o botão do estore que fez o shelly queimar.

Obrigado pelo feedback. Já começo a ficar com confiança que será isto!

Vou só aguardar para ter mais uma confirmação do ( @j_assuncao ou do @tmarquespt ) que o esquema é este e depois avanço :slight_smile:

Parece-me bem. Partindo do princípio que identificaste correctamente os tubos.

Experimenta sem ligar o interruptor (acionando o shelly pela App). Em qualquer situação de funcionamento, o estore do outro quarto tem de funcionar sem interrupções

1 Curtiu

A mim também me parece bem mas… gostaria de relembrar o que disse a outro utilizador do fórum:

Dito isto, quando instalares, e antes de testares nesse quarto, vai ao quarto ao lado e vê se está a funcionar bem.

1 Curtiu

Viva,

Só para dar feedback que ficou tudo a funcionar! Depois de ligar testei os outros estores e de seguida testei o próprio via botão e está impecável.

Não faço ideia do que aconteceu da outra vez para queimar, mas caso não tenho sido erro na ligação (e acredito que não foi), suspeito que possa ter sido um erro de configuração do Shelly, eventualmente com a configuração de “One Button”.

Portanto, para quem passar pelo mesmo, o esquema é o que está acima e a configuração do shelly2 é “open & close Buttons”, para ser compatível com o meu tipo de interruptor.

Aqui está a configuração que tenho agora:

Mais uma vez, muito Obrigado a todos pela ajuda!

2 Curtiram

Boa Tarde, foi com muita atenção que li os seus replays, os quais agradeço.

Estou-me a iniciar nestas andanças, pelo que toda a ajuda é preciosa.

Diga-me uma coisa, os seus interruptores dos estores são daqueles de pressão (possuem uma mola que leva a tecla à posição inicial)? Ou são daqueles que quando clica na tecla ela fixa, como se de um interruptor normal se tratasse?

Eu tenho em casa interruptores de estores eléctricos Efapel dos que fixam a posição, por esse motivo pus de parte a opção sonoff dual.

Várias pesquisas trouxeram-me a esta casa e há várias dúvidas que tenho. Com base no que li há várias opções no mercado respectivamente sonoff, Shelly, BH onofre,
Zemismart, Dona Go, BleBox ShutterBox.

Gostei do que li do Zemismart, mas em cada divisão tenho estore com espelho duplo com o interruptor de estore e com interruptor e comutador de luz exterior. Pelo que pensei em retirar os espelhos duplos e respectivos interruptores e meter Zemismart para os estores e Sonoff T1 simples para as luzes exteriores.

O sonoff T1 2ch também podia ser opção com firmware Tasmota, parece que dá para fazer por Wifi.

Ainda não comprei nada, antes de ter a ideia do que é mais adequado para mim e para o meu -reduzido- grau de conhecimento.

Em suma, a minha ideia é talvez manter os interruptores de estores eléctricos Efapel (teclas fixas tipo interruptor simples ou comutador de lustre) a funcionar e ficar com opção remota App. É possível? O que recomendam?

Obrigado desde já pela atenção que lhes possa merecer!
Cumps

Confirmo que os os meus são aquelas que depois de clicar a tecla fica fixa. (não tem mola).

Eu não poderia estar mais satisfeito com o shelly2. Infelizmente na altura comprei apenas um para experimentar e tenho há 17 dias e sempre a funcionar sem problemas.

É pequeno e cabo bem dentro da caixa, e não tive de mudar interruptores e ninguém nota a alteração.

Integra sem problemas com HA. Gostei tanto que já encomendei agora os novos shelly2.5, que são ainda mais pequenos que os anteriores.

Sem dúvida que recomendo esta opção.

1 Curtiu

Eu guardei a sua imagem com a ligação sem o neutro. Mas por aquilo que li o Shelly 2.5 tem ligações diferentes da versão anterior.

@mfrodrigues, está a usar o firmware original shelly ou meteu o firmware Tasmota?

É curioso que no YouTube há dezenas de vídeos do sonoff, mas do Shelly há pouca coisa.

Através da Aplicação você consegue saber mais ou menos se o estore está aberto na totalidade ou por ex. a 30 %? Ou, por ex. se estiver na rua consegue através da app verificar se o estore está aberto ou fechado?
Vi um vídeo no YouTube em que o tipo acede às configurações do Shelly através do IP no browser. Não consegui ver a aplicação a funcionar.

Você comprou directamente no site da Shelly? Se não for indiscrição quanto custou com portes?

Desculpe estar a chatear com tantas perguntas.

Muito obrigado pela preciosa ajuda!
Cumps

Sim, já me indicaram que o Shelly tem ligações diferentes. Eu ainda não os recebi, mas quando receber vou pedir ajuda aqui no fórum para fazer a ligação.
Temos sempre especialistas dispostos a ajudar.

Eu utilizo o firmware original (com a última atualização), e integro com o HomeAssistant.

Contudo a aplicação deles, dá para ver em casa ou fora de casa (eu não tenho configurada) e permite ver o estado do estore e permite também saber a que percentagem o estore se encontra e permite abrir ou fechar partcialmente até uma determinada percentagem.

Basta arrastar o slider para abrir/fechar o estore. Portanto, dentro e fora de casa é possível ter esse controlo via APP.

Também permite ver o consumo que cada estore faz quando/abre e fecha. E tem proteção que bloqueia caso o consumo seja superior a X waats. Útil caso o estore encrave para não queimar o motor.

Além da aplicação, também dá para aceder via IP (browser) porque cada dispositivo será ligado ao WIFI e terá um IP.

Eu comprei diretamente no site da shelly e paguei de portes 4.75€, as tenho a vantagem de não ter de pagar Alfândega. O envio não é dos mais rápidos e ainda demora uma semana a chegar.

Estou certo que não te vais arrepender, pois para os estores está a cumprir a 100% com as minhas melhores expectativas.

Muito obrigado pela ajuda! Vou seguir os seus conselhos e também vou encomendar Shelly’s

@mfrodrigues, já comprei 7 Shelly’s 2.5 e já ando a estudar o caso para quando os for instalar.

Corrijam-me se estiver enganado, para estores a ligação dos fios no 2.5 é exatamente igual à versão anterior. Certo?

Para além da ligação dos fios, há mais algum truque na configuração da aplicação que deva saber? Tenho lido replays de pessoal com problemas no código do Home Assistant. Há algum código que eu tenho de editar para colocar a funcionar como pretendo (estores a funcionar remotamente dentro e fora de casa com barra de percentagem de estores abertos)?

Será que o firmware oficial é suficiente para fazer o que pretendo?

Eu ainda me estou a iniciar e não possuo qualquer equipamento de domotica. Tenho lido pessoal a falar em equipamentos e termos que desconheço. Vai ser uma cruzada.

Não sei se eventualmente irei comprar mais equipamentos, recomendam alguma coisa em especial, por exemplo Home Assistant? Sinceramente ainda não tenho bem noção das vantagens que posso obter com a compra de um HA.

Obrigado pela ajuda!
Cumps

HA não se compra… É software opensource… Só precisas de hardware para corre-lo… Pode ser desde um raspberry pi a uma box Android a um PC…

1 Curtiu

@ribaslac o 2 e o 2.5 do diferentes. Basta ver que o 2.5 tem mais 1 conector.

O esquema de ligação não é o mesmo, mas tal como o 2, está bem documentado.

Quando receberes, se tiveres dúvidas vens aqui e abres um novo tópico com isso :wink:

Nem tinha reparado que o 2.5 tem mais uma entrada “L”. No esquema do site ambos as entradas L são alimentadas por fase, logo não percebi muito bem para que serve. Só se for para usar fases independentes no caso de ser usado como interruptor,acho eu.

Obrigado a ambos pela ajuda.

Boa tarde,

Comprei um Shelly 2 para testar num estore.

O problema é que percebo pouco ou nada de electricidade.

!
Alguém me pode dar uma pequena ajuda?

@David_Rodrigues existem já vários esquemas neste post, e em outros em que podes ver como se liga o shelly.
Contudo foste muito claro em dizer " O problema é que percebo pouco ou nada de electricidade"

:warning: Mexer em electricidade não é uma brincadeira nem algo que se deva levar de animo leve! A electricidade mata…

A morte é mesmo o pior que pode acontecer mas convém não esquecer que até um simples curto-circuito pode provocar um incêndio com consequências imprevisíveis e que, a não ser que mores sozinho num sitio isolado, outras pessoas (família incluída) podem sofrer com o teu acto.

Se não sabes instalar isso e tens duvidas, o melhor será pedires a alguém que saiba ou a um profissional devidamente encartado.

Boas,

@mfrodrigues, já recebeu os novos Shelly 2.5? Já os instalou?

Já comprei os meus no dia 02 do mês passado e ainda não os recebi. Supostamente será para a semana…

Cumps


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade