Shelly 2 - esquema (e Shely 4 PRO)

Viva,

Eu tenho atualmente o HA, e falta-me integrar os estores elétricos, que neste momento são exclusivamente comandados por um interruptor duplo (um comanda subida e outro descida).

Após a leitura de diversos comentários no fórum, encomendei um Shelly 2, para tentar encaixar por trás da tomada. Comprei apenas um para experimentar, porque me parece a solução mais simples (Sem ter que flashar nada) e porque guarda o estado do estore que para mim era essencial.

Ponderei o sonoff, mas tenho conhecimento reduzido de electrónica e não me importo de investir mais uns euros, para colmatar esta limitação.

Já li aqui também como configurar o cover, para mostrar estado e comandar via HA e realmente fica com bom aspecto.

Única coisa que ainda não encontrei é o modo de ligação. Têm algum esquema para leigos que me permita ligar o interruptor do estore ao Shelly2? Acredito que seja simples, mas não queria testar sem ter 100% certeza porque tenho receio de danificar o motor.

Aproveito para questionar se acham que esta é uma boa opção ou se sugerem alguma alternativa? Caso este funcione bem também vou ponderar o Shelly 4 Pro que poderia fazer o mesmo, mas diretamente no quadro. Mas este não tenho a menor ideia se funciona pelo que não quero arriscar. Peço também a vossa opinião,caso já tenham testado!

Obrigado!

2 Curtiram

@mfrodrigues

O esquema é exactamente o que vem nas instruções do shelly2. Em vez de lampadas tens estores. 1 canal para subir, outro para descer.

do estore deve vir um cabo com 4 fios: fase1, fase2, terra e neutro.

image

A terra deixas onde está que já deverá estar ligada.

Os outros 3 ligas no shelly

fase1 - 01
fase2 - 02
neutro - N -> e ligado ao Neutro que vem do quadro

A fase que vem do quadro ligas ao L do shelly.

Neste momento tens o shelly a controlar os estores, mas sem interruptor.

Para ligares o interruptor, ligas a entrada do mesmo à fase que vem do quadro, e a saída de cada tecla ao S1 e S2 respectivamente.

Se estás a pensar utilizar o software de origem (que não conheço) tens de ver como configuras interlocking (suponho que tenhas no interruptor fisico dado que tens dois botões, mas no HA consegues ligar os 2 ao mesmo tempo e queimas o motor).

Se optares por tasmota, basta seguires o tutorial do MadBlinds aqui no forum e configurar de acordo com o teu tipo de interruptor.

Eu uso shelly2 nos estores, mas com tasmota e funcionam bem.

Nota: Quanto ao shelly 4 Pro, implica que tenhas os cabos dos estores e os fios dos interruptores a chegarem todos ao quadro. Se não estiver assim de origem, dificilmente consegues passar tanto cabo nas tubagens existentes.

Adaptando o esquema do MadBlinds com Shelly 2 será algo como isto?

E para colocar em modo flash o shelly 2, como se faz? Junta-se o GND e GPIO 0 ?

Em princípio será isso, sim…

Obrigado Tiago pelo feedback. Abri a tomada e agora fiquei confuso, pois pelo que vi na internet tanto o cabo castanho como preto deveriam ser fase e o azul é sempre neutro.

Aqui vejo 2 castanhos ligados na mesma entrada. Portanto é pacífico assumir que estes devem ser 1 fase e estar sempre ligados no mesmo.

Depois tenho um segundo castanho que assumia como a fase 2.

O que me complica as coisas é ver este cabo preto ligado. E depois os azuis e terra estão ligados entre si e nem entram no interruptor.

Em baixo envio a imagem dos cabos. Mas com o meu fraco conhecimento nestas ligações, não quero fazer a ligação sem ter a certeza absoluta.

Obrigado!

Cabos ligados ao interruptor:

isso pode acontecer porque o eletricista usou os fios para passar de uns estores para os outros. Vem a fase do quadro, entra no interruptor e no mesmo borne está outro ligado que leva a fase para o estore da divisão do lado. Deve acontecer o mesmo com a terra e o neutro mas com os ligadores que são visiveis na foto.

Tens quantos ‘buracos na parede’ com fios? eu diria 3 um para cima para o motor com os cabos do estore, e depois mais 2, um que vem do quadro e outro que deve ir para outro interruptor de estore (no meu caso é o que acontece)

a imagem do @azougado está correcta. considera que dependendo do instalador, os representados a amarelo e castanho podem ser todos pretos ou todos castanhos.

Se conseguires identificar os tubos na parede (especialmente o que é o do estore) basta ligar o shelly como na imagem, e deixar tudo o resto como está. No teu caso vais precisar de ligar esses dois castanhos fora do interruptor com mais uma ficha para ligar cabos.

Faz um esquema do que tens neste momento e mete aqui a imagem se conseguires.

@azougado Usei o teu esquema para um update ao tutorial do MadBlinds

@mfrodrigues Dá uma (nova) olhadela no tutorial, que tem lá instruções sobre colocar o shelly a desligar caso o consumo seja superior a xmA (tens de ver o consumo do teu a subir e depois ir afinando). Serve para o caso de existir uma obstrução.

Confirma-se exactamente o que dizes. São 3 entradas de cabos nesta caixa. Acredito que a de cima seja efetivamente ligação ao estore.

Todos os buracos têm um terra e um neutro que estão unidos com um ligador, então no esquema eu não os coloquei para não complicar a leitura, que já não é fácil.

Aqui fica um desenho das ligações:

Agora, em relação ao que tenho a fazer fico confuso. Devia retirar um Neutro para ligar ao shelly-N, certo?
E quando mencionas um ligador para os 2 castanhos, quer dizer que eles não vão entrar no shelly?

Obrigado pela ajuda!

Tens a certeza que o teu desenho está correcto?
Para mim não faz sentido um dos fios castanhos que estão ligados no mesmo sítio no interruptor ir para o estore. Tinha ( e tenho) a impressão que fosse o que vem do quadro, e o que vai para o outro estore. Assim como colocaste para mim não faz sentido :neutral_face:

Bom, obrigaste-me a ligar o PC :rage: Estive a olhar melhor para isso (o teu interruptor) e a verdade é que pela posição dos fios, não percebo a lógica.

consegues colocar o foto do interruptor (traseira) onde se vejam claramente os fios e as respectivas marcações?
Já agora mostra também a parte da frente e se souberes, a referência para procurar o datasheet.

Assumi que isso fosse um interruptor duplo de estore com interlock fisico, mas a olhar para esta imagem e para o teu esquema não consigo perceber a ligação.

@Maddoctor tu que és bom com traseiras de interruptores queres dar aqui uma ‘mãozinha’?

Tens toda a razão, desculpa! Fui confirmar e de facto assim tem mais lógica.

O castanho que vem do quadro e do outro estore, estão ligados no mesmo local, tal como suspeitavas.

Mas mesmo olhando para o esquema acima fico na dúvida. Por exemplo: Tenho os 3 neutros com um ligador. Devo passar um cabo desse ligador para o “N” no Shelly?
Quando mencionas ligador para os 2 castanhos, significa que agora estes 2 castanhos que tenho aqui unidos no interruptor antigo não entram no shelly e ficam ligados com um ligador?

Envio o desenho atualizado:

Com base nisto consegues dizer-me quais destes cabos entram no shelly e dos 2 que saiem do shelly, quais é que voltam a este interruptor?

Obrigado!

Ok, assim faz mais sentido. Embora nunca tenha visto um interruptor com essa disposição de ligações (também não conheço muitos) :slight_smile: ‘Normalmente’ a fase entra de um lado e saem depois do switch pelo lado oposto. Estamos sempre a aprender. De qualquer maneira gostava de ver a traseira com as marcações antes de poder dar certezas :expressionless:

Partindo do principio que o teu esquema está certo, esses dois castanhos juntinhos, tens de colocar um ligador quadruplo. para esses 2, para ligares ao L do shelly, e outro que vai ligar ao interruptor no sitio de um desses.

O fio preto da esquerda e o castanho do fundo, vão ligar no 01 e 02 do shelly. E depois tens de arranjar mais 2 fios que vão ligar no interruptor no sitio destes, e vão para o shelly S1 e S2.

Obrigado pelo ajuda :slight_smile:

Eu na altura ia colocar, mas como estava limitado a uma foto acabei por colocar apenas aquela. Aqui vai a parte da frente. É um EFAPEL 21290, segundo vejo pela referência atrás.

Mas sim, é de facto interruptor duplo similar a uma tomada, pois não preciso pressionar continuadamente para o estore abrir. Simplesmente mudo a posição do interruptor para abrir e ele abre sozinho. (o outro modelo que conheço é aqueles que quando se pára de pressionar o estore pára).

Resumindo, e correndo o risco de ofender os deuses do Paint:

Pode acontecer ficares com o UP e o Down trocados. Ou trocas no shelly o S1 com o S2 ou o 01 com o 02.

Estavas limitado a uma foto porquê? O fórum não permitiu colocar mais que uma?
@j_assuncao

Bem, vejo que cheguei tarde, mas concordo contigo @tmarquespt:wink:

mais vale tarde do que mal acompanhado :joy:

1 Curtiu

Está perfeito!! Muito Obrigado.

Só para esclarecer uma dúvida no desenho: O fio preto que vem do quadro e o fio preto que vem do estore têm de ser ligados juntos e depois faço uma saída para o interruptor físico e outra saída para o Shelly-L, certo?
(pela imagem, como estão juntos acredito que sim, mas queria ter a certeza).

Agora que já tenho o esquema, estou ansioso que chegue para instalar. Vem um Shelly2 para testar numa persiana e também um shelly 1 para testar num interruptor de luz. Eu tenho o aqara com central xiaomi e estou fã pois nunca me deixou mal na integração com o HA, mas o interruptor é ligeiramente mais largo/profundo e tive uma trabalheira enorme para instalar na caixa existente, pelo que queria instalar pela restante casa algo mais simples!

Estou a considerar o Shelly em vez do Sonoff porque sou um ZERO em eletrónica (já se notou) e tenho de me valer da programação e gostei do facto de poder usar MQTT para controlar via HA sem necessidade de flashar.

Algo do género para os estores e supostamente com controlo de posição e o slider:

- platform: mqtt
  name: bedroom_cover
  command_topic: "shellies/shellyswitch-xxxxxx/roller/0/command"
  position_topic: "shellies/shellyswitch-xxxxxx/roller/0/pos"
  set_position_topic: "shellies/shellyswitch-xxxxxx/roller/0/command/pos"
  qos: 1
  retain: false
  payload_open: "open"
  payload_close: "close"
  payload_stop: "stop"
  position_open: 100
  position_closed: 0
  optimistic: false

Acredito que desta forma não corro o risco de dar 2 comandos em simultâneo o queimar o motor, ou corro? :confused:

Espero que chegue até sexta-feira para vos dar feedback, mas com a passagem do ano acredito que só chegue na próxima semana!

Obrigado pela ajuda!

Bloco de Citação
Estavas limitado a uma foto porquê? O fórum não permitiu colocar mais que uma?

Estive a ver nas limitações de “novo utilizador” e de facto confirma-se que no nível zero tenho esta limitação:

  • Post more than 1 image

Mas estou certo que em breve já ultrapasso esta limitação :slight_smile:

1 Curtiu

Sinceramente não sei. A primeira coisa que ligo aos shelly é o cabo para meter tasmota :grinning:

O software da shelly deve ter maneira de fazer interlock. E desde que o interruptor de parede o faça não deves ter problema.

Quanto ao estimar a posição do estore não faço ideia se é possível com o firmware original. A implementação de mqtt dos shelly é muito recente, e a userbase muito reduzida quando comparada com o tasmota.

Se fosse a ti nem me metia nisso. Tenta ver na tua zona se há alguém que te possa meter tasmota nisso. É que depois queres fazer mais coisas e sem tasmota o apoio que consegues é reduzido porque não deve haver muita gente a usar isso com o fw original.

Quanto ao shelly1, não sou fã. Para algumas coisas é interessante, mas para um interruptor não gosto porque é necessário ligar demasiados fios uma vez que o relé não é alimentado.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade