Shelly 2 - esquema (e Shely 4 PRO)

Se te referes ao estore que queres controlar a resposta é Não. O preto que vem do estore liga no 01 ou 02. O que vem do quadro tem de ligar a 4 sítios: quadro, L, interruptor e ao que vem do ‘outro’ estore. No esquema que coloquei não tens essa ligação que referes.

O teu estore está em cima. O da esquerda é ‘outro’ ( que na verdade até pode ser uma tomada, mas para o caso não interessa). Só tens de ligar lá senão o sítio para onde vão os fios deixa de ter corrente.

1 Curtiu

Concordo contigo. Realmente preciso de ultrapassar esta limitação que tenho. Eu estou no Porto mas vou a Lisboa com alguma frequência, mas não conheço ninguém. Se conheceres/conhecerem alguém que esteja disposto a arranjar Shelly/Sonoff já flashados, pf digam algo que eu tenho interesse!

Em relação ao Shelly1, sugeres alguma alternativa? Único requisito que tenho é o facto de caber na caixa atrás do interruptor. (estou confiante que o shelly caiba, mas também não tenho certeza).

Obrigado pela ajuda!

@mfrodrigues penso que seria bastante interessante seres tu a flashar os equipamentos, não é difícil e ficavas a saber como se faz sem depender de ninguém, em caso de dúvidas tens o apoio da Malta para ajudar.

@mfrodrigues
O teu Nível de Confiança é 1, fui confirmar agora. A passagem do nivel 0 para o 1 dá-se numa das seguintes condições:

  • Mais de 20 minutos de leitura efectiva
  • Mais de 60 tópicos lidos
  • Mais de 10 tópicos criados

As duas primeiras condições já as tens por isso tenta colocar mais que uma foto confirmar se poderemos ter um bug.

O fórum não atribui de imediato os níveis assim que um utilizador atinge alguma das condições requeridas, mas sim, espera que corra uma tarefa pré-programada que analisa quais os utilizadores que cumprem as condições de mudança de nível e efectiva essa mudança.

Caso tenhas alguma duvida ou problema sobre isso entra em contacto comigo por MP.

1 Curtiu

De acordo! Já criei um tópico no local certo para me aventurar. Estou mesmo a zero, pelo que estou a querer garantir que vou adquirir as ferramentas certas para o trabalho! Obrigado mais uma vez pela ajuda!

1 Curtiu

Um mês depois recebi o shelly2! (esteve esgotado).

O esquema do @tmarquespt está perfeito e ligou à primeira. Obrigado!!

Não flashei o firmware, porque esta versão já suporta mqtt e o shelly tem a configuração de parar o motor acima de X potência para não danificar o estore se ficar preso. O software dele permite a calibração do estore.

Estou mesmo muito satisfeito e vou aguardar mais uns dias, mas se provar ser estável/fiável, vou comprar para os restantes estores.

Só tenho um problema genérico de configuração, mas vou abrir noutro tópico para não misturar temas, pois a ligação do shelly2 foi bem sucedida!

Com a emoção, esqueci-me do mais importante :smiley: Garantir que os botões fisicos dos estares ficavam a funcionar. Infelizmente não está a funcionar e notei também que o estore do quarto ao lado deixou de funcionar.

O do quarto ao lado é quase certo que há de haver um cabo que faz passagem para o outro estore. Em relação ao interrptor é estranho. Haverá algo de errado face ao esquema que temos aqui?

Foi bom enquanto durou :))

Acho que foi por ter trocado o S1 pelo S2. Quando liguei o botão do estore, vi fumo e deu nisto!

Nao desisto! :slight_smile: ha de chegar outro shelly2 em breve e depois peço ajuda!

Trocar o s1 pelo s2 não daria nisto… O erro deve ter sido outro…

Tenho um igual. Mas não foi trocar o sw1 pelo sw2. Isso só provocava inverter a marcha.

Infelizmente isso é um clássico (culpa do utilizador) nos shelly2. O novo shelly2.5 já vem protegido contra isso aparentemente.

Quanto ao quarto do lado, de certeza que tens passagem de fase, neutro e terra. Se deixaste algum desligado (excepto a terra) é normal que não funcione.

Eu realmente na minha ótica troquei o s1 pelo s2 porque os comandos de abrir/fechar estavam invertidos. Mas realmente eu nunca tentei ligar via botão do estore. Que pena, estive quase lá! :slight_smile:

No outro quarto, foi estranho, porque a partir do momento eu que no carreguei num dos botões para baixar o estore no quarto onde tenho o shelly, o outro estore passou a ter corrente e ficou a funcionar.,

Estraguei tudo quando depois carreguei no botão para cima e foi quando queimou.

O shelly no interface tinha umas opções para proteção do motor em caso de sobrecarga e tinha outra que dá-me a impressão que seria proteção contra instruções de abertura/fecho em simultaneo e essa eu não ativei :confused:

Estou com a impressão que dei cabo disto por não ter esta opção e por ter carregado no botão de levantar o estore, quando o outro ficou na posição de descer!

Mas estes interruptores não são de pressão e ficam sempre na posição de descer, portanto tem de haver erro na minha instalação ou workaround na configuração, porque senão iria acontecer a mais gente.

Tenho mais um shelly2 a chegar nos próximos dias e antes de colocar aquilo a correr, volto a pedir-vos ajuda para ter a certeza que acerto! Mas estou a suspeitar daquela configuração do shelly2 que não ativei…

Para poder queimar à vontade, o ideal é mandar vir mais do que um :rofl:

Os teus interruptores ficam para baixo, mas nunca consegues ter os dois activos imagino eu. Devem ter interlock físico. De qualquer maneira isso é irrelevante para o shelly. Um motor com 2 ‘polos’ ou duas lâmpadas é igual. Convém ter a protecção porque podes activar os 2 por mqtt. Eu nos estores tenho, mas com tasmota(ish). O fw da shelly não conheço.

Se dizes que o outro começou a funcionar quando mexeste no interruptor do primeiro é porque tinhas as ligações mal feitas. E possivelmente foi por isso que ele queimou.

Já agora quando receberes o shelly 2.5 tem em atenção que as ligações não são iguais às do shelly 2.

:smile: :smile: É bem verdade! Ainda me vai ficar caro… Menos mal que estes ainda têm um preço acessível e antes o shelly que o estore!

Mas eu tenho ainda um shelly2 que já foi enviado há uns dias e deve chegar no inicio desta semana e depois volto cá para falar das ligações antes de fazer.

De facto o outro ficou a funcionar assim que mexi no botão, portanto fui eu que fiz asneira. Vou investir em fazer um esquema em condições para colocar aqui e pedir-vos feedback! Obrigado pela ajuda!

parece-me uma boa opção! :+1:

Então põe esquema e fotos da caixa e ligações…

acabei de ir lá acima ver o esquema de ligação, e para teres ficado com o segundo estore dependente do primeiro, é porque algo de errado aconteceu mesmo…

no esquema que coloquei (aquele dos deuses do paint) nenhuma ligação para o segundo estore está interrompida. Quantos fios tinhas ligado no interruptor quando isso fez PUM? 3 ou 4?

Parece-me que deves ter ai uma ligação mal feita e que te corta a passagem de energia para o quarto do lado. Revê as ligações antes de queimares o próximo…

Olá a todos,

Já recebi o meu último shelly 2 e esta é a última hipótese que tenho de ter isto operacional. Caso contrário terei de esperar pela nova remessa dos shelly 2.5.

Dentro daquilo que são as minhas fracas capacidades de desenho fiz um diagrama do que tenho atualmente e depois tenho um diagrama daquilo que acredito ser a ligação a fazer. Também baseada no que falamos já aqui anteriormente.

Algumas notas:

  • Interruptor é um EFAPEL 21290: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=61446
  • Não coloquei aqui o fio terra e ligações de neutro porque são fáceis e iam complicar o desenho.
  • Estou a assumir o orificio do quadro porque liguei o busca pólos e aquele é o único que tem corrente. (pf corrijam se não for essa a lógica.)

Se precisarem que faça mais alguma validação, pf digam-me algo!

Aguardo o vosso precioso feedback para saber se o esquema é este ou se devo fazer alguma ligação de forma diferente!

Agradeço mais uma vez o vosso apoio!

Parece bem o esquema… Não foi assim que montaste da outra vez?!

1 Curtiu

Esse é o meu receio. Eu tenho quase a certeza que o montei assim da outra vez.
Por nabice posso eventualmente ter trocado algum cabo ao montar, mas tenho quase a certeza que foi isto que fiz.

E funcionou bem remotamente e abria e fechava. Apenas danificou quando eu carreguei no botão do estore para abrir/fechar manualmente. Portanto foi ao ativar o botão do estore que fez o shelly queimar.

Obrigado pelo feedback. Já começo a ficar com confiança que será isto!

Vou só aguardar para ter mais uma confirmação do ( @j_assuncao ou do @tmarquespt ) que o esquema é este e depois avanço :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade